DEUS CRIOU HOMEM E MULHER PARA QUE AMBOS SE COMPLETEM

 



adão e eva


Introdução



      Ao tomar Eva de uma parte de Adão e não apenas formando-a separadamente (Gn. 2:22), Deus capacitou a cada um a reter qualidades que eram necessárias um ao outro. Deus criou homem e mulher para que ambos se completem. E assim, cabe à esposa ser e exercer aquilo que DEUS designou a nós.

AUXILIADORA:

 O papel da auxiliadora não é secundário, mas sim um papel vital. Ser uma auxiliadora significa disponibilizar ao marido todas as qualidades santas que há dentro de você, tais como: apoiar, exortar, capacitá-lo a liderar, ajudá-lo a desenvolver o homem santo que ele foi chamado a ser e confortá-lo quando necessário. (Gn. 2:18).


APOIADORA:  

Quando a esposa apoia o marido, ele se sente mais disposto a enfrentar os desafios e a conquistar novos. É necessário que a esposa respeite a autoridade que DEUS deu ao marido, mesmo que ele não seja digno, e o honre. Ao apoiá-lo, ele terá coragem de agir de acordo com a direção de DEUS. No lar, é importante apoiá-lo no processo de tomada de decisões, sem desprestigiá-lo ou se colocar ao lado das crianças contra ele. (Efésios 5:22-24).


ADMINISTRADORA:

 Uma administração santa e habilidosa multiplicará aquilo que o marido provê. Seja diligente e DEUS lhe ensinará a administrar sabiamente o que foi economizado. Para conhecer o plano de DEUS para seu lar e família, é necessário dedicar tempo diariamente à presença e à palavra de DEUS. (Provérbios 31:13-27)

REFLEXO DO AMOR DE DEUS:

  A esposa tem oportunidades diárias de ministrar o amor de DEUS dentro e fora do lar. Cuidar do marido e da família deve ser uma grande alegria, tendo um coração contente de serva. Perdoe rapidamente e não guarde um registro dos erros. A Palavra de DEUS capacitará você a enfrentar as circunstâncias e restaurar o que for necessário, onde quer que seja. Lembre-se de que nossas palavras têm o poder de vida ou de morte. Use as palavras para alimentar e amar, nunca para destruir. (1 João 4:19-21; João 13:35; Provérbios 18:21)


COMPANHEIRA:

Alguém que ama. O primeiro ministério de uma esposa deve ser direcionado ao seu marido. Não o negligencie. O plano de DEUS para o seu casamento é que você ministre primeiro para o seu marido e filhos, e depois para os outros. Certifique-se da vontade de DEUS antes de assumir qualquer outro ministério fora do seu lar. É uma honra para o marido que você se mantenha bem arrumada e com uma aparência agradável. Mostre interesse por seu marido e deixe que ele saiba que você o honra e respeita. Elogie-o e trate-o como no namoro. Permita que DEUS a ensine a ser a amante que seu marido tanto necessita, satisfazendo-o com o seu amor físico. (Cântico dos Cânticos 2:16; 1 Pedro 3:4-6).


REFLEXO DA CRIATIVIDADE DE DEUS:  

DEUS colocou dentro de cada mulher talentos e dons singulares. Não se compare com outras mulheres, mas peça a DEUS que desenvolva a sua  singularidade para abençoar todos ao seu redor. Saiba quem você é em CRISTO e confie no Seu amor por você. O ministério que fluir de você revelará um aspecto específico da personalidade de DEUS. Seus dons e talentos complementam os de seu marido, e os dele complementam os seus. Como casal, vocês devem estar em harmonia, mesmo trabalhando ou ministrando separadamente. (1 Coríntios 12:7 e 25; Tito 2:3-5).).



INTERCESSORA:

 Alguém que discerne. A intercessão de uma esposa piedosa por seu marido, filhos e netos traz a segurança de que a mão de DEUS está sobre eles. Você deve ser a principal intercessora do seu marido. Não deve ter medo da adversidade nem do inimigo, mas deve estar alerta para seus ataques. Permita que o Espírito Santo desenvolva em você discernimento e que revele sabedoria. (Efésios 6:18; 1 Tessalonicenses 5:17).



REFLEXÃO: 

Esta exortação é para lembrar a você, Auxiliadora Idônea, de que você tem uma responsabilidade para com DEUS de cumprir o seu papel na vida do seu marido, independentemente de quaisquer circunstâncias. Nossa responsabilidade é individual e não deve depender de terceiros. Se você está longe de cumprir o seu papel, confie no SENHOR para capacitá-la a assumir sua responsabilidade. Lembre-se de que DEUS ainda não terminou Seu trabalho em nenhum de nós. Estamos em processo de crescimento contínuo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe este conteúdo com os seus amigos

Arquivo do blog