A CONDUTA CRISTÃ 1ª PARTE

Tema: As Características de um crente verdadeiro.

 

TEXTO: Levítico 11.44

 Porque eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo ...;  Tiago 1.27: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo”.

 

Introdução:

O que Significa Santifica. “Hb qadash “

Consagrar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser separado.

 

  Purificado o corpo alma e espírito. 2º Coríntios 7.1: Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. Isto é. Vivamos uma vida completamente dedicada a ele. “Blh”

   Santificando toda a nossa maneira de viver 1º Pedro 1.15 ao 16; “Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, “procedimento” porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”;  1º Tessalonicenses 4.1:  Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra. Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele. 8  Portanto, quem rejeita esse ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo. “NTLH”

    Santificando para não dá escândalo ao ministério. 2º Coríntios  6.3: “Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado.” 1º Timóteo 3.7: “Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo”.

   Devemos ser inculpáveis, e se apresenta sem mancha. Filipenses 2.15: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros (Estrela) no mundo.”;  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5.27: “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

 Não agradar a nós mesmos, Romanos 15.1: Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. Na Bíblia linguagem de hoje diz: MESMO QUE acreditemos que não faz diferença para o Senhor se praticarmos essas coisas, ainda assim não podemos ir adiante e praticá-las para  agradarmos a nós próprios; é preciso carregar o "fardo" de termos consideração para com as dúvidas e temores de outras pessoas - daqueles que sentem que essas coisas estão erradas. Agrademos ao outro, e não a nós próprios, e façamos aquilo que é para o seu bem e assim o edificaremos no Senhor.  

Devemos anda em novidade de vida, Romanos 6.4: ...De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 

Romanos 6.1 ao 2: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?  De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Veja ainda Rm 6.14-23: - Nunca mais o pecado precisa voltar a ser-lhes senhor, pois agora vocês não estão mais amarrados à lei com que o pecado os escraviza, mas livres sob a compaixão e misericórdia de Deus. - Isto significa que agora nós podemos ir avante e pecar sem nos incomodarmos com o pecado? (Pois nossa salvação não depende de guardar a lei, mas de receber a graça divina!) Naturalmente que não! - Será que vocês não compreendem que podem escolher seu próprio senhor? Podem escolher o pecado (com a morte) ou então a obediência (com a absolvição). Aquele a quem você mesmo se oferecer, este o tomará, será o seu senhor e você será escravo dele. - Graças a Deus que vocês, embora antigamente tivessem escolhido ser escravos do pecado, agora obedeceram de todo o coração ao ensino que Deus lhes entregou. - E agora estão livres do velho senhor, o pecado; e tornaram-se escravos do novo senhor, a justiça. - Falo desta maneira, utilizando-me da ilustração de escravos e senhores, porque é fácil de compreender: tal como vocês costumavam ser escravos de todos os tipos de pecado, assim também agora é preciso que vocês se deixem escravizar por tudo quanto é justo e santo. - Naqueles dias, quando vocês ainda eram escravos do pecado, não se importavam muito com aquilo que é bom. - E qual foi o resultado? Evidentemente não foi nada bom, visto que agora vocês se envergonham até mesmo em pensar naquelas coisas que costumavam fazer, pois todas elas terminam em perdição eterna. - Agora, no entanto, estão livres do poder do pecado e são escravos de Deus. E entre os benefícios que Ele dispensa a vocês, estão a santidade e a vida eterna. – O salário do pecado é a morte, mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

   7º Sempre devemos portar dignamente conforme o evangelho de Cristo. Filipenses 1.27: O que é mais importante deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo. Então, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais firmes em um mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. Veja o que Paulo falou ainda o que eles estavam fazendo; Já disse isto muitas vezes e agora repito, chorando: existem muitos que, pela sua maneira de viver, se tornam inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz.Eles vão para a destruição no inferno porque o deus deles são os desejos do corpo. Eles têm orgulho daquilo que devia ser uma vergonha para eles e pensam somente nas coisas que são deste mundo. Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. (Fp 3.18-20)

 Não andem, mais com o povo deste mundo Ef 4.17  E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido; 1º João 1.6 Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

  Não deixe o nome de Deus ser blasfemado Romanos 2.29  Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. Hoje os Incrédulos estão  imitando os crentes, porque muitos estão andado como eles. A bíblia 2º Coríntios  6.15 ao 17. relata: E que concórdia há entre Cristo e Belial? (Diabo)  Ou que parte tem o fiel com o infiel? ( Descrentes) E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 2º Coríntios: “Meus queridos amigos, todas essas promessas são para nós. Por isso purifiquemos a nós mesmos de tudo o que torna impuro o nosso corpo e a nossa alma. E, temendo a Deus, vivamos uma vida completamente dedicada a ele”.

 CONCLUSÃO: 

Pai, estou lutando contra a escuridão que existe dentro de mim, estou combatendo os pensamentos negativos. Recebe-me como sou, vou esforçar-me para mudar. Preciso ouvir a tua voz a dizer "vem como estás". Aceita-me, oh meu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe este conteúdo com os seus amigos

Arquivo do blog