1. A Aliança Adâmica pode ser dividida em duas partes: a Aliança Edênica (inocência) e a Aliança Adâmica (graça) (Gênesis 3:16-19). A Aliança Edênica está descrita em Gênesis 1.26-30; 2.16-17 e estabelece a responsabilidade do homem em relação à criação, bem como a orientação de Deus sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal. Já a Aliança Adâmica inclui as maldições proferidas contra a humanidade devido ao pecado de Adão e Eva, assim como a provisão de Deus para esse pecado (Gênesis 3.15).
Aliança Adâmica:
Aliança Edênica: Estabelecida no Éden, reflete a relação inicial de harmonia entre Deus e a humanidade. Delimitava a responsabilidade do homem para com a criação e as instruções de Deus sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Aliança Adâmica: Após a queda, inclui as consequências do pecado de Adão e Eva, mas também a promessa da providência de Deus e da redenção futura (Gênesis 3:14-21).
2. Aliança Noética: Estabelecida após o dilúvio, promete que Deus não destruirá mais toda a Terra com um dilúvio (Gênesis 8:20-22).
3. Aliança Abraâmica: Estabelecida com Abraão, promete fazer dele uma grande nação e dar-lhe a terra de Canaã como herança (Gênesis 12:1-3; 15:3-21).
4. Aliança Mosaica: Estabelecida com Israel através de Moisés no Monte Sinai, incluía os Dez Mandamentos e a Lei de Moisés (Êxodo 19:3; 24:7-8).
5. Aliança Palestiniana: Também conhecida como a renovação da aliança mosaica, enfatizava as bênçãos de obediência e as maldições de desobediência na Terra Prometida (Deuteronômio 30).
6. Aliança Davídica: Estabelecida com o rei Davi, prometeu que seus descendentes reinariam para sempre e que o Messias viria da linhagem de Davi (2 Samuel 7:5-17).
7. Nova Aliança: Profetizada pelo profeta Jeremias, promete uma relação renovada entre Deus e seu povo, caracterizada pela comunhão íntima, perdão dos pecados e a presença do Espírito Santo (Jeremias 31:31-34).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe este conteúdo com os seus amigos