Se Eva teve dois filhos e depois outro que, pois, o nome de sete? (Gn 6.1; 4.25).
Resposta.
Vamos analisar, a Bíblia diz que quando Deus criou o homem, Ele disse: "... Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra" (Gn 1. 28).
Outra palavra importante é
"Sede fecundos", uma palavra usada não só para os
animais, aves e peixes, mas também para Adão, Noé e seus filhos (Gn 1.22,27-28;
9.1,7). "Fecundos" significa ser frutífero. Quando Deus fez a
mulher, Adão agradeceu e disse: "É por isso que o homem deixa o seu pai
e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa"
(Gn 2.24).
É importante observar que Deus
ordenou que fossem fecundos e multiplicassem, pois neste momento eles ainda não
tinham pecado. No entanto, depois que pecaram, Deus deu uma sentença para eles
e para Eva foi a multiplicação das dores de parto (Gn 3.16 "ARC"). E
à mulher disse: "Multiplicarei grandemente a tua dor e a
tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e
ele te dominará". Na tradução Atualizada "ARA" a passagem
diz: "E à mulher disse: Multiplicarei sobre-modo os sofrimentos
da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o
teu marido, e ele te governará". A palavra "multiplicarei"
no hebraico é "rabah", que significa tornar-se grande, vir a
ser muitos, tornar-se muito, vir a ser numeroso (Dicionário Bíblico Strong).
Isso quer dizer que ninguém pode receber a multiplicação de algo antes de ter
algo.
Após o pecado, Eva deu à
luz um filho, um homem. E disse: "Adão conheceu Eva, sua mulher,
e ela concebeu e deu à luz Caim, que significa 'aquisição'". Ela
disse: "Alcancei do SENHOR um varão". Isso não quer
dizer que ele foi o primeiro homem, mas sim o primeiro após o pecado. Observe
que ela agradeceu. Agora veja por que ela agradeceu: Deus tinha lhe dado uma
promessa (Gn 3.15): "Porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua
semente e a sua semente; esta [Heb. ele] te ferirá a cabeça, e tu lhe
ferirás o calcanhar". Até a vinda de Jesus, todas as mulheres
esperavam por esse filho, pois ele seria o varão da promessa.
Quero salientar também que o
motivo de Caim se casar foi porque sua mãe teve muitas filhas que não foram
mencionadas. Segundo Flávio Josefo, Eva teve três filhas antes de ter Caim e
Abel (JOSEFO, capítulo 2, 2004, p. 20).
Há
quem diga que se Adão tivesse filhos antes do pecado, haveria duas linhagens,
"nações". Uma com pecado e outra sem pecado. Eles não teriam comido
da árvore, então não seriam pecadores. Essa afirmação é mencionada na carta aos Romanos:
"Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos
pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos".
Imagino que apenas aqueles que nasceram após o pecado teriam pecado. Então,
olhando por esse lado, apenas aqueles que nasceram após a morte de Jesus teriam
salvação? No entanto, a Bíblia nos mostra que Cristo veio tanto para aqueles
que viveram antes de sua morte como para aqueles que viveram após sua morte. O
pecado veio tanto para aqueles que viveram antes como para aqueles que viveram
após o pecado. Inclusive a terra passou a produzir espinhos. O pecado trouxe
dor ao mundo e transformou o mundo em um vale de lágrimas.
No final da vida de Adão, a bíblia diz: "... e
teve filhos e filhas" (Gn 5.4). Tudo bem que não diz que estes
filhos foram gerados antes e depois do pecado. Na genealogia, vimos que a
bíblia relata: viveu tantos anos e gerou... Está sempre relatando as pessoas
que foram destacadas em algo, por exemplo.
Lameque (Gn 4.18),
descendente de Caim, é o primeiro homem de quem se mencionam ter tido duas
mulheres, diante das quais proferiu o seu cântico da vingança (Gn 4.18-24).
Enoque (Gn 5.18-24) andou com Deus e foi trasladado (Hb 11.5). Veja todo o
capítulo cinco. No capítulo seis, conta a história de Noé e seus três filhos,
os quais vimos no capítulo dez e onze a genealogia mais uma vez sendo
mencionadas as pessoas que foram destacadas em algo.
A Bíblia não menciona todos os descendentes de Adão. Flávio Josefo
usa a expressão: "Seria demasiado longo discorrer sobre todos os filhos de
Adão" (JOSEFO, Capítulo 2,2004, p 19). Até o século 20, as
mulheres chegavam a ter vinte filhos e na época de Adão, Eva pôde ter tido
mais, pois também se vivia mais. Segundo Josefo, Lameque teve setenta filhos de
suas duas esposas, Zilá e Ada; Lameque, tataraneto de Enoque, filho de Caim (Gn
4.18; 5.28) (Josefo, 2004, p 22).
1 Coríntios 15.21 diz:
"Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição
dos mortos veio por um homem".
Concluindo, se só tivesse nascido homem ou mulher após o
pecado, então teria sido bom Adão pecar, pois se Ele não tivesse pecado, nós
não teríamos nascido e só teria Adão e Eva até hoje, o que contradiz a palavra
de Deus quando disse ao homem e à mulher: "... Frutificai e
multiplicai-vos e enchei a terra..." (Gn 1. 28).
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