Ao comparar Gênesis com o livro de Apocalipse, percebemos
uma sequência de comparações: Ao ler o livro de Gênesis, que trata do "princípio
de todas as coisas", e compará-lo com o livro de Apocalipse, que
aborda as "últimas coisas", podemos observar o seguinte:
Criação e Renovação: Em
Gênesis, vemos a criação original por Deus, Gênesis 1:1: "No princípio
criou Deus os céus e a terra." enquanto em Apocalipse, testemunhamos a
renovação completa da criação, simbolizada pelo novo céu e nova terra. Apocalipse 21:1: "Vi novo céu e nova Terra, pois
o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido, e o mar já não existia."
Transformação da Natureza: Gênesis descreve a criação das águas e dos elementos
naturais, Gênesis 1:10: "Ao ajuntamento das águas chamou
mar." enquanto Apocalipse retrata a ausência do mar e a iluminação
divina substituindo a necessidade de luzeiros. Apocalipse 21:1: "E o
mar já não existe."
Ausência de Noite e Morte: Enquanto Gênesis menciona a divisão entre luz e trevas,
Gênesis 1:5: "As trevas chamou noite." Apocalipse 21:25:
"Lá não haverá noite." Gênesis 1:16: "Deus fez os dois
grandes luzeiros." Apocalipse proclama a eliminação completa da noite
e da morte na nova criação. Apocalipse 21:23: "A cidade não
precisa nem de sol, nem de lua, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro
é a sua candeia." Gênesis 2:17: "No dia em que dela comerdes
morrereis." Apocalipse 21:4:
"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem
pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
Redenção e Cura: Gênesis
aborda as consequências do pecado, como dor, sofrimento e maldição, Gênesis
3:16: "Multiplicarei sobremodo as tuas dores." Gênesis 3:17:
"Maldita é a terra por tua causa." enquanto Apocalipse promete
a erradicação dessas aflições e a restauração completa da humanidade. Apocalipse 21:4: "E não haverá mais morte, nem
pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." Apocalipse 22:3: "E ali nunca mais haverá
maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus
servos o servirão."
Derrota de Satanás e Restauração da Vida Eterna: Gênesis introduz Satanás como o enganador da
humanidade, Gênesis 3:1-4: "Satanás aparece como o enganador da
humanidade." Gênesis 3:22-24: "Foram afastados da árvore da
Vida." enquanto Apocalipse descreve sua derrota final e a restauração
da comunhão com Deus, simbolizada pela árvore da vida. Apocalipse 20:10: "E o diabo, que os enganava,
foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e
de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." Apocalipse
22:2: "No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a
árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as
folhas da árvore são para a cura das nações."
Presença Divina: Enquanto
Gênesis relata a separação do homem da presença de Deus devido ao pecado, Gênesis 3:24: "O homem afastou-se da presença de
Deus." Apocalipse promete que os redimidos verão a face de Deus e
habitarão em sua presença eternamente. Apocalipse 22:4: "E verão a sua face, e nas suas
testas estará o seu nome."
Do Jardim ao Paraíso:
Gênesis menciona o jardim do Éden como a primeira habitação do homem, enquanto Gênesis 2:10: "A primeira habitação do homem foi
um jardim à beira de um rio." Apocalipse descreve o paraíso celestial, onde
os redimidos viverão ao lado do rio da água da vida, que flui do trono de Deus.
Apocalipse 22:1: "Então o anjo me mostrou o rio da água da vida,
brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro e percorre o
meio da rua principal da cidade."
Essas comparações revelam a narrativa completa da
redenção e restauração que perpassa toda a Bíblia, desde a queda da humanidade
até a consumação do plano divino para a criação.
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