CONDUTA CRISTÃ. Sétima Parte

uma pessoa andando em um caminho estreito


Texto: 

Colossenses 1:10 para que possamos andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.

 Introdução:

A sã doutrina nos leva a conduta correta. O Cristianismo não é um simples “modo de vida” no sentido moderno, mas sempre um modo de vida fundamentado sobre uma doutrina. O versículo diz; Agradando em tudo (10): não significa "agradando a todos". A frase é traduzida melhor na ARA: "para o seu inteiro agrado", isto é, do Senhor. “ARA” a fim de viverdes de modo digno do Senhor, [lit., andardes dignamente do Senhor] é para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento pleno de Deus;

“BV” 10 - pois eu desejo que vocês sempre vejam com toda a clareza a diferença entre o certo e o errado, e que sejam intimamente puros, para que ninguém possa censurá-los desde agora até que o Senhor volte.

I.             Conselhos o respeito:

Filipense 1:27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer estejas ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.

Nesses versículos Paulo expõe de modo mais incisivo, a atitude e o espírito que deseja ver na igreja de Filipos. As frases principais são: que estão no mesmo espírito (27) e combatendo juntamente com o mesmo ânimo. Isto é. Sendo de comum acordo, de um só pensamento (Fp 2.2ARA” Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,). Essas palavras enfatizam o dever da unidade cristã. Evidentemente houve em Filipos restrições de rompimento, embora incipientes, definitivamente perigosas. Os filipenses foram os convertidos a quem Paulo devotava mais amor e a igreja de Filipos era a que menos lhe dava cuidados, tão verdadeiro e leal era. Mas não era perfeito. Por isso, necessitava também de exortações e de conselhos. No caso dos crentes de Filipos, duas coisas se fizeram mister para estabelecer entre eles uma perfeita harmonia de vida e testemunho: solidez da conduta cristã e continuidade da luta contra o mal. Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo , Isto é. Fazei que as vossas conversas girem unicamente em torno do evangelho de Cristo (27). Note-se que o termo "conversas" tinha um sentido amplo de comportamento, conduta, como a palavra latina conversação. O grego aqui é politeuesthe, "viver como um cidadão, da raiz polis "cidade". A palavra é encontrada outra vez em At 23.1 , onde Paulo faz referência à sua boa cidadania, pois era cidadão romano de nascimento. Os cristãos de Filipos , residindo nessa colônia romana ( At 16.12 ), compreendiam bem os privilégios e obrigações de sua cidadania. Assim como uma colônia romana era obrigada a reger-se pelas leis do Império, assim também a igreja de Filipos deveria mostrar pelo seu procedimento que seus membros eram cidadãos do Reino dos Céus. " Só deixai que a tua maneira de viver seja digna do evangelho de Cristo ". " Vivei a vida do evangelho", Paulo exorta os filipenses, pois o evangelho supre todas as necessidades.

Veja ainda 1Tm 4:12 ; Tg 3:13 ; 1Pe 2:12 ; 2Pe 3:11 . Ver tb: Sl 50:23 , 1Pe 3:16 .

II. Irrepreensível, exortações a respeito:

1 Coríntios 13:5; “ARCnão se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

“BV” 5 – nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça ou que ele queira. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarde o rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem.

Filipenses 1:10; “ ARCpara que aproveis as coisas excelentes, para que sejam honestos e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo, “ ECApara que possam discernir as coisas excelentes, para que sejam sinceros, e inculpáveis ​​até ao dia de Cristo,

SINCEROS E SEM ESCÂNDALO ALGUM. "Sincero" significa "sem nenhuma mistura do mal"; "sem escândalo algum" significa "inculpável" diante de Deus e dos homens. Tal santidade deve ser o alvo supremo de todo crente, tendo em vista a iminente volta de Cristo. Somente com um amor abundante, derramado em nosso coração pelo Espírito Santo (Rm 5.5; cf. Tt 3.5,6) e com fidelidade total à Palavra de Deus , é que seremos "sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo". 2Ts 3:7 ; 1Tm 3:2 ; Tt 2:3.

Fé 2 Coríntios 5:7 Os crentes são chamados a viver uma vida de acordo com os princípios estabelecidos na Bíblia. De acordo com as escrituras, eles devem andar com uma vida nova, como está escrito em Romanos 6:4 e 8:1. Além disso, é fundamental que os crentes vivam pela fé, conforme 2 Coríntios 5:7, buscando sempre uma maior espiritualidade, como descrito em Gálatas 5:16.

Estabilidade. A estabilidade também é uma característica importante para os crentes, conforme Efésios 4:1. Eles devem viver em amor, conforme Efésios 5:2, exercendo cautela em todas as áreas de suas vidas, como está escrito em Efésios 5:15 e Colossenses 2:6.

Iluminação. A iluminação também é essencial, como mencionado em 1 João 1:7, para que possam refletir a semelhança com Cristo, conforme 1 João 2:6.

Espiritualidade. Portanto, os crentes são encorajados a andar com uma vida nova, baseada na fé, espiritualidade, estabilidade, amor, cautela, iluminação e semelhança com Cristo, de acordo com as escrituras sagradas.

Ver tb: Exemplo de Davi; 1Sm 18:14 , 1Sm 18:30 , Sl 101:2. III. Inculpáveis

Filipense 2:15ARCpara que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.

Este deve ser o desígnio deles e o alvo da Providência divina. A vida dos filipenses na sociedade dos santos deve ser unificante, trazendo unidos cada indivíduo, família ou grupo, e não dispersiva, devido às ofensas. Como filhos de Deus estão eles destinados a ser astros do mundo (15; ARA "luzeiros"). A figura é de uma estrela resplandecendo em uma noite escura. Seu brilho atrativo fere a imaginação do apóstolo e ele os vê, num instante, irradiando as palavras da vida e dissipando as trevas espirituais, no meio de uma nação perversa ("geração", cfr. Dt 32.5). Fp 3:6; Cl 1:22; 1Ts 3:13; 5:23; 1Tm 3:2; Tt 1:6; 2Pe 3:14.

O cristã deve ter uma vida sem mancha, Jó 11:15ARC” porque, então, o teu rosto levantarás sem mácula; e estarás firme e não temerás;

Ct 4:7 Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha;

Ef 5:27NVI” e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 2Pe 3:14 Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz

“NTLH” Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele. Ver tb: Gn 6:9, 1Sm 19:4, 1Sm 29:6, Mt 12:5, Lc 1:6, 1Co 1:8, 2Co 6:3, 2Co 8:20, Ef 1:4, 1Ts 2:10, 1Tm 3:10, 1Tm 5:7.

IV. Inofensiva:

Jesus disse: Mt 10:16 “ARC” Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

Os crentes que observam fielmente a vontade de Deus enfrentarão muitos perigos. Serão como cordeiros indefesos em meio de lobos. Daí, todo crente deve buscar a Deus, invocando a sua presença, proteção e provisão.

Romanos 16:19 “ARC” Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas símplices no mal. Hb 7:26.

V. Sóbria:

Guarda assim mesmo: Dt 4:9 Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.

Guardai, pois, cuidadosamente: Dt 4:15 Guardai, pois, com diligência a vossa alma, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, em Horebe, falou convosco, do meio do fogo

ARA (Guardai, pois, cuidadosamente) BV 15 - "Mas cuidado! Vocês não viram nenhuma forma do Senhor nosso Deus, quando falou em Horebe, do meio das chamas.

Provérbios 4:20 -21 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.

Isto é, nós não precisamo-nos fazer imagem de Deus, mais devemo-nos guarda a sua palavra no coração.

Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

Não participados dos pecados alheios 1Tm 5:22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. v.. "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos..."

Esta frase pode ser uma proibição do recebimento apresado de um crente desviado que se arrependeu e deseja volta á plena comunhão com a igreja esto é, ter seus cargo de volta.

v. “b” "...nem participes dos pecados alheios"; Que dizer; fazer ou concordar com as obra das trevas.

Paulo advertiu os de efésios dizendo: E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Ef 5:11 “ARC”. Agora veja na Versão BV Não participem dos prazeres indignos do mal e das trevas mas, ao invés disso, denunciem publicamente e reprovem esses prazeres.

Aquele que é em tudo leal a Cristo, não pode ser neutro, nem manter silêncio quanto às "obras infrutuosas das trevas" (v. 11) e à imoralidade (vv. 3-6). Deve sempre estar pronto a desmascarar, repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Bradar sinceramente contra toda a iniqüidade é odiar o pecado (Hb 1.9), tomar posição com Deus, contra o mal (Sl 94.16) e permanecer fiel a Cristo, o qual também denunciava as obras das trevas (Jo 7.7; Is 15.18-20; cf. Lc 22.28).

Guardai-vos dos ídolos 1Jo 5:21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos; 1Co 10:1 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Essa advertência nos lembra da importância de evitar a idolatria, que pode se manifestar de diversas formas em nossas vidas. Podemos nos tornar idólatras ao colocar qualquer coisa acima de Deus em nossos corações, seja dinheiro, fama, poder ou até mesmo nossos próprios desejos e vontades. Portanto, é crucial que estejamos atentos e vigilantes, buscando sempre colocar Deus no centro de nossas vidas e evitando qualquer forma de idolatria. Que possamos fugir da idolatria e buscar a verdadeira adoração ao nosso Senhor.

Não devemo-nos deixar de orar Cl 4:2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.

Orar e vigiar 1Pe 5:8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.  A vigilância é essencial para resistir às investidas do inimigo, que se assemelha a um leão rugindo em busca de presas. Nesse sentido, a oração e a vigilância são fundamentais para a proteção espiritual e a resistência contra as ciladas do maligno. É importante permanecer alerta e firmes na fé, confiando no poder de Deus para nos guardar e nos livrar das garras do inimigo.

Conclusão: 

Todos os cristãos precisam ter um Comportamento, Desempenho, eficaz.

Quando isto acontecer, ele ser torna o homem bem sucedido.  

Abreviações

 

“ARA” - Almeida Revista e Atualizada.

“ARC” - Almeida Revista e Corrigida.

“BV” - Bíblia Linguagem de Hoje, 1ª edição dezembro de 1981.

“NVI” - Nova Versão Internacional, 1993, 2000.

“ver tb” - ver também.

“cf” - Confira.

“V” - Veja.

v. - Versículo.

VV. - Versículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe este conteúdo com os seus amigos

Arquivo do blog