A menção de vários livros
que não foram preservados ou conhecidos por gerações posteriores até os dias
atuais na Bíblia Sagrada é de fato intrigante e suscita curiosidade sobre o
conteúdo dessas obras. Vamos examinar um pouco mais sobre esses livros mencionados:
O
Livro do Convênio:
O Livro do
Convênio: Mencionado em Êxodo
24.4,7, este livro continha as leis de Deus escritas por Moisés. É possível que
seu conteúdo tenha sido incorporado em outros textos da Bíblia.
Livro das
Guerras de Javé: Referenciado
em Números 21.14-15, este livro registra as guerras e vitórias do povo de
Israel. Infelizmente, não temos mais acesso a esse livro.
Livro do Justo: Mencionado em Josué 10.12-13 e 2 Samuel 1.18,
este livro contém cânticos e provérbios. Pode ter sido uma coleção de poemas e
ditos.
Provérbios e
Cânticos de Salomão: Encontrado em
1 Reis 4.32-33, este livro continha os muitos provérbios e cânticos de Salomão
sobre a natureza e a sabedoria.
Livro dos Atos
de Salomão: Referido em 1 Reis 11.41,
este livro registrava os feitos e a sabedoria de Salomão.
Livro das
Crônicas dos Reis de Israel e de Judá:
Mencionado em vários versículos, este livro continha registros detalhados dos
reinados dos reis de Israel e de Judá.
Livro do Profeta
Natã: Citado em 1 Crônicas 29.29 e 2 Crônicas 9.29,
este livro continha os atos do rei Davi, registrados pelo profeta Natã.
Livro de Samuel,
o Vidente: Similar ao livro de Natã,
este livro continha registros dos atos de Davi, escritos pelo profeta Samuel.
Livro de Aías, o
Silonita: Mencionado em 2 Crônicas
9.29, este livro continha registros adicionais dos feitos de Salomão.
Livro de Ado, o
Vidente: Citado em 2 Crônicas 9.29,
este livro continha visões e registros proféticos sobre os reinados.
Livros de
Semaias, o profeta: Referidos em 2
Crônicas 12.15, estes livros continham registros dos atos dos reis de Judá e de
Israel.
Livro dos Reis
de Judá e Israel: Mencionado em
2 Crônicas 16.11 e 2 Crônicas 27.7, este livro continha registros dos feitos
dos reis de Judá e de Israel.
Livro dos Reis: Citado em 2 Crônicas 24.27, este livro
continha registros dos filhos dos reis e da restauração da casa de Deus.
Anais dos Reis
de Israel: Mencionados em 2 Crônicas
33.18, estes anais continham registros dos feitos de Manassés e dos profetas
que falaram ao rei.
Comentários de
Jeú, filho de Hanani: Citados em 2
Crônicas 20.34, estes comentários continham registros dos atos de Josafá.
A História de
Osias, por Isaías, filho de Amós, o profeta: Encontrada em 2 Crônicas 26.22, esta história continha
registros dos atos do rei Osias.
Palavras de
Hozai: Citadas em 2 Crônicas
33.19, estas palavras continham registros dos atos de Manassés antes de sua
penitência.
Livros dos Medos
e dos Persas: Mencionados em
Ester 10.1-2, estes livros continham registros do reinado do rei Assuero.
Anais do
Pontificado de João: Citados em 1
Macabeus 16.23-24, estes anais continham registros dos atos do sumo sacerdote
João.
Descrições de
Jeremias, o profeta: Encontradas em
2 Macabeus 2.1,4-6, estas descrições continham registros das ações de Jeremias,
incluindo a ocultação do tabernáculo.
Memórias e
Comentários de Neemias: Citados
em 2 Macabeus 2.13, estas memórias continham registros das ações de Neemias,
incluindo a formação de uma biblioteca.
Os Cinco Livros
de Jasão de Cirene: Mencionados em
2 Macabeus 2.19-23, estes livros continham registros das guerras e vitórias dos
Macabeus.
A Epístola
Prévia de Paulo aos Coríntios:
Esta carta mencionada em 1 Coríntios 5.9-10 não foi preservada e, portanto, não
faz parte do cânon do Novo Testamento. É possível que Paulo tenha escrito
outras cartas para os Coríntios que não foram preservadas ou que não foram
consideradas inspiradas pela igreja primitiva.
Epístola de
Paulo aos Laodicenses: Esta carta
mencionada em Colossenses 4.15-16 também não foi preservada e não está incluída
no cânon do Novo Testamento. Parece que Paulo escreveu uma carta aos
Laodicenses que não chegou até nós.
A Profecia de
Enoque: Jude faz referência à
profecia de Enoque em sua epístola, citando-a como inspirada. Esta profecia não
está incluída no Antigo Testamento e tampouco faz parte do cânon judaico, mas é
interessante notar que Jude a considera digna de ser citada.
A Disputa pelo
Corpo de Moisés: Jude também
menciona um evento envolvendo o arcanjo Miguel e o diabo disputando o corpo de
Moisés, o que não é encontrado em nenhum outro lugar das Escrituras. Esta
passagem é enigmática e não temos outros relatos ou detalhes sobre esse evento.
Em relação à afirmação de
Pedro sobre as epístolas de Paulo como Escritura Sagrada, é importante notar
que Pedro reconhece a sabedoria dada a Paulo e a inspiração de suas epístolas.
Isso sugere que as epístolas de Paulo eram altamente respeitadas e consideradas
autoritativas na igreja primitiva. No entanto, a menção específica de Pedro não
confirma a existência das epístolas prévia aos Coríntios ou aos Laodicenses
como parte do cânon inspirado.
Essas referências levantam
questões intrigantes sobre a composição e a transmissão das Escrituras, bem
como sobre o entendimento e a autoridade das escrituras na igreja primitiva. No
entanto, o cânon do Novo Testamento foi estabelecido pela igreja primitiva com
base na inspiração divina e na aceitação geral dos crentes, e os livros que
compõem o cânon foram considerados como a Palavra de Deus inspirada e
autoritativa.
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