LIVROS PERDIDOS CITADOS PELA BÍBLIA SAGRADA


A menção de vários livros que não foram preservados ou conhecidos por gerações posteriores até os dias atuais na Bíblia Sagrada é de fato intrigante e suscita curiosidade sobre o conteúdo dessas obras. Vamos examinar um pouco mais sobre esses livros mencionados:

 ANTIGO TESTAMENTO

O Livro do Convênio

O Livro do Convênio: Mencionado em Êxodo 24.4,7, este livro continha as leis de Deus escritas por Moisés. É possível que seu conteúdo tenha sido incorporado em outros textos da Bíblia.

 

Livro das Guerras de Javé: Referenciado em Números 21.14-15, este livro registra as guerras e vitórias do povo de Israel. Infelizmente, não temos mais acesso a esse livro.

 

Livro do Justo: Mencionado em Josué 10.12-13 e 2 Samuel 1.18, este livro contém cânticos e provérbios. Pode ter sido uma coleção de poemas e ditos.

 

Provérbios e Cânticos de Salomão: Encontrado em 1 Reis 4.32-33, este livro continha os muitos provérbios e cânticos de Salomão sobre a natureza e a sabedoria.

 

Livro dos Atos de Salomão: Referido em 1 Reis 11.41, este livro registrava os feitos e a sabedoria de Salomão.

 

Livro das Crônicas dos Reis de Israel e de Judá: Mencionado em vários versículos, este livro continha registros detalhados dos reinados dos reis de Israel e de Judá.

 

Livro do Profeta Natã: Citado em 1 Crônicas 29.29 e 2 Crônicas 9.29, este livro continha os atos do rei Davi, registrados pelo profeta Natã.

 

Livro de Samuel, o Vidente: Similar ao livro de Natã, este livro continha registros dos atos de Davi, escritos pelo profeta Samuel.

 

Livro de Aías, o Silonita: Mencionado em 2 Crônicas 9.29, este livro continha registros adicionais dos feitos de Salomão.

 

Livro de Ado, o Vidente: Citado em 2 Crônicas 9.29, este livro continha visões e registros proféticos sobre os reinados.

 

Livros de Semaias, o profeta: Referidos em 2 Crônicas 12.15, estes livros continham registros dos atos dos reis de Judá e de Israel.

 

Livro dos Reis de Judá e Israel: Mencionado em 2 Crônicas 16.11 e 2 Crônicas 27.7, este livro continha registros dos feitos dos reis de Judá e de Israel.

 

Livro dos Reis: Citado em 2 Crônicas 24.27, este livro continha registros dos filhos dos reis e da restauração da casa de Deus.

 

Anais dos Reis de Israel: Mencionados em 2 Crônicas 33.18, estes anais continham registros dos feitos de Manassés e dos profetas que falaram ao rei.

 

Comentários de Jeú, filho de Hanani: Citados em 2 Crônicas 20.34, estes comentários continham registros dos atos de Josafá.

 

A História de Osias, por Isaías, filho de Amós, o profeta: Encontrada em 2 Crônicas 26.22, esta história continha registros dos atos do rei Osias.

 

Palavras de Hozai: Citadas em 2 Crônicas 33.19, estas palavras continham registros dos atos de Manassés antes de sua penitência.

 

Livros dos Medos e dos Persas: Mencionados em Ester 10.1-2, estes livros continham registros do reinado do rei Assuero.

 

Anais do Pontificado de João: Citados em 1 Macabeus 16.23-24, estes anais continham registros dos atos do sumo sacerdote João.

 

Descrições de Jeremias, o profeta: Encontradas em 2 Macabeus 2.1,4-6, estas descrições continham registros das ações de Jeremias, incluindo a ocultação do tabernáculo.

 

Memórias e Comentários de Neemias: Citados em 2 Macabeus 2.13, estas memórias continham registros das ações de Neemias, incluindo a formação de uma biblioteca.

 

Os Cinco Livros de Jasão de Cirene: Mencionados em 2 Macabeus 2.19-23, estes livros continham registros das guerras e vitórias dos Macabeus.

A Epístola Prévia de Paulo aos Coríntios: Esta carta mencionada em 1 Coríntios 5.9-10 não foi preservada e, portanto, não faz parte do cânon do Novo Testamento. É possível que Paulo tenha escrito outras cartas para os Coríntios que não foram preservadas ou que não foram consideradas inspiradas pela igreja primitiva.

 

Epístola de Paulo aos Laodicenses: Esta carta mencionada em Colossenses 4.15-16 também não foi preservada e não está incluída no cânon do Novo Testamento. Parece que Paulo escreveu uma carta aos Laodicenses que não chegou até nós.

 

A Profecia de Enoque: Jude faz referência à profecia de Enoque em sua epístola, citando-a como inspirada. Esta profecia não está incluída no Antigo Testamento e tampouco faz parte do cânon judaico, mas é interessante notar que Jude a considera digna de ser citada.

 

A Disputa pelo Corpo de Moisés: Jude também menciona um evento envolvendo o arcanjo Miguel e o diabo disputando o corpo de Moisés, o que não é encontrado em nenhum outro lugar das Escrituras. Esta passagem é enigmática e não temos outros relatos ou detalhes sobre esse evento.

 

Em relação à afirmação de Pedro sobre as epístolas de Paulo como Escritura Sagrada, é importante notar que Pedro reconhece a sabedoria dada a Paulo e a inspiração de suas epístolas. Isso sugere que as epístolas de Paulo eram altamente respeitadas e consideradas autoritativas na igreja primitiva. No entanto, a menção específica de Pedro não confirma a existência das epístolas prévia aos Coríntios ou aos Laodicenses como parte do cânon inspirado.

 

Essas referências levantam questões intrigantes sobre a composição e a transmissão das Escrituras, bem como sobre o entendimento e a autoridade das escrituras na igreja primitiva. No entanto, o cânon do Novo Testamento foi estabelecido pela igreja primitiva com base na inspiração divina e na aceitação geral dos crentes, e os livros que compõem o cânon foram considerados como a Palavra de Deus inspirada e autoritativa.


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