O MILÊNIO

Introdução:

O período do milênio, mencionado na Bíblia, representa um reinado de mil anos em que Jesus Cristo será proclamado como Rei supremo sobre toda a terra, incluindo todas as nações. O apóstolo João detalha a duração desse período seis vezes em suas escrituras, destacando a adoração universal que ocorrerá nesse tempo. Para a igreja, esse período é de grande esperança, pois estará ao lado de Cristo, compartilhando de seu reinado. O termo "milênio" deriva do latim "millennium", que significa mil anos, enquanto o termo grego utilizado na Bíblia é "chiliasm" (quiliasmo). A Palavra de Deus apresenta diversos títulos que se referem ao milênio, como "O Reino dos céus" (Lucas 1.32,33; Mateus 6.10), "A Regeneração" (Mateus 19.28), "Tempos de Refrigério" (Atos 3.19,20), "Tempos de Restauração de tudo" (Atos 3:20,2), "Dispensação da Plenitude dos Tempos" (Efésios 1.10), "O dia de Cristo" (Filipenses 1.6) e "O Reino de Cristo" (Apocalipse 11.15).

A) Como será o milênio.

Como será o milênio? Há várias interpretações, mas vamos focar na abordagem dos Pré-Milenistas. Mais detalhes serão apresentados ao final do estudo.

1- Jesus será o Senhor de toda a terra.

“E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o SENHOR, e um será o seu nome. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. ”  (Zc 14.9; Ap 19.16).

Cristo reinará sobre a Terra como Rei de Justiça - (Is 9.6); Rei de Israel - (Jo 12.13); Rei da Terra - (Zc 14.9, Fp 2.10).

Haverá paz universal, conforme (Lc 2.14, Sl 85.10, Is 9.6).

·       2- Jerusalém será a capital do mundo (Reino).

·       “E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do SENHOR no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. 3 E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR.” (Is 2.2-3). Veja ainda (Jr 3.17. Is 60.1,3; Mq 4.8,13; Sf 3.13,20; Zc 14.16,19).

·       a) A Palestina (Israel) é o centro geográfico do mundo.

·       “Isso a fim de tomar o despojo, e de arrebatar a presa, e tornar a tua mão contra as terras desertas que agora se habitam e contra o povo que se ajuntou dentre as nações, o qual tem gado e possessões e habita no meio da terra.” (Ez 8.12). Ezequiel estava falando de Israel.

·       Vejamos o plano de Deus desde o princípio.

·       • Jerusalém fica no centro de Israel.

·       • O Templo fica no centro de Jerusalém.

·       • O Santo do Santo fica no centro do templo.

·       • Arca da Aliança como o sangue era espargido no centro do Santo do Santo.

·       b) Jerusalém se chamará Hefzibá e a terra Beulá. Isto é, casa de minha delícia.

·       “Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Assolada; mas chamar-te-ão Hefzibá; e à tua terra, Beulá, porque o SENHOR se agrada de ti; e com a tua terra o SENHOR se casará.” (Is 62.4).

·       • A palavra “Beulá” Hb.: que dizer “casada”.

·       • A palavra “Hefzibá” Hb.: que dizer “Minha delícia”.

3- Durante o período do milênio, a paz reinará supremamente sobre toda a terra. Não haverá mais necessidade de exércitos, marinha ou aeronáutica, pois Cristo será o protetor de todas as nações. Profecias como Miquéias 4:3 e Isaías 2:4 descrevem uma era em que as armas de guerra serão transformadas em instrumentos agrícolas, e as nações não mais se voltarão umas contra as outras em conflito. O reinado pacífico de Cristo será a resposta à petição do Pai Nosso: "venha o vosso reino" (Mateus 6:10), conforme descrito em Apocalipse 11:15.

4- A realização desse reinado é proclamada quando os reinos do mundo se tornam do Senhor e de seu Cristo, conforme Apocalipse 11:15. Durante o milênio, Cristo reinará supremo, estabelecendo sua autoridade sobre toda a terra. Além disso, a Santa Cidade de Jerusalém celestial descerá e pairará sobre a Jerusalém terrestre, como uma expressão visível desse reinado celestial.

venha a nós o vosso reino” (Mt 6.10).

5- Cristo será Rei.

E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (Ap 11.15).

OBS.: A Santa cidade de Jerusalém celestial descerá e pairará nas alturas sobre a Jerusalém terrestre. (A Cidade pairará como um satélite)

E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do SENHOR (nova Jerusalém), no cume dos montes e se exalçará (“elevará”) por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.” (Is 2.2); “Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos.” (Mq 4.1). Vejamos esse texto de Isaías na tradução linguagem de hoje: No futuro, o monte do Templo do SENHOR será o mais alto de todos e ficará acima de todos os montes... Pois os ensinamentos do SENHOR vêm de Jerusalém; do monte Sião ele fala com o seu povo.

 6- Durante o milênio, a igreja, representada como a esposa de Cristo, estará ao lado do esposo reinando sobre a terra. Lucas 19:17-19 ilustra essa realidade, onde os fiéis serão recompensados com autoridade sobre cidades proporcionais à sua fidelidade. Além disso, Apocalipse 5:10 descreve como os seguidores de Cristo serão feitos reis e sacerdotes, reinando sobre a terra em parceria com Deus.

7- No final do milênio, a igreja terá a autoridade de julgar ao lado de Cristo. 1 Coríntios 6:2 afirma que os santos julgarão o mundo, enquanto Apocalipse 20:4 descreve aqueles que foram martirizados por sua fé vivendo e reinando com Cristo durante mil anos. Essa participação no governo divino reflete a promessa de 2 Timóteo 2:12 de que aqueles que suportam o sofrimento com paciência reinarão com Cristo. Essa é a gloriosa expectativa reservada para a igreja no cumprimento do plano divino durante o milênio.

8- Durante o milênio, os apóstolos terão um lugar de destaque, conforme afirmado por Jesus em Lucas 22:28-30. Ele prometeu aos discípulos que, assim como o Pai lhe deu o direito de governar, ele também concederia a eles esse direito. Eles serão honrados com a oportunidade de participar da mesa do Senhor no Reino e de se sentar em tronos para julgar as doze tribos de Israel.

 9- A glória de Cristo será tão magnífica durante o milênio que até mesmo o sol e a lua se envergonharão, como profetizado em Isaías 24:23. Quando o Senhor dos Exércitos reinar em Jerusalém, sua glória será tão radiante que causará reverência e admiração diante dos anciãos.

10- Durante o milênio, o templo será reconstituído, como previsto em Isaías 44:28. Assim como Ciro foi proclamado como pastor e realizou os desejos de Deus, Jerusalém será reconstruída e o templo será fundado, simbolizando a presença e a adoração a Deus durante esse período de reinado de Cristo sobre a terra.

11- Durante o milênio, é provável que Davi seja coroado rei de Israel, como indicado em várias profecias, como Jeremias 30:9, Ezequiel 34:24 e Oséias 3:4-5. A promessa de Deus é que seu servo Davi reinará sobre o povo, e todos terão um pastor para guiá-los nos caminhos do Senhor. Esta é uma figura simbólica que pode se referir tanto a Davi como a uma representação do Messias. Aprofundando essa interpretação, Dake sugere que Davi terá uma autoridade maior do que a de qualquer um dos apóstolos, sendo rei sobre todo o Israel sob a autoridade de Cristo, enquanto os apóstolos governarão apenas uma tribo cada um.

12- Durante o milênio, haverá um hospital que simbolicamente representa cura e restauração completa. Este hospital é simbolizado por dois elementos:

a) O rio que flui para o rio Jordão e para o Mar Morto, transformando a água salgada em água doce, conforme descrito em Ezequiel 47:8. Esta água representa a cura espiritual e física que fluirá para as nações durante o reinado de Cristo.

b) Uma árvore ao longo do rio, que produzirá frutos para comer e folhas para remédio, como mencionado em Ezequiel 47:12. Essa árvore simboliza a provisão de Deus para a restauração e cura de seu povo, tanto espiritual quanto fisicamente.12- Não haverá cegos, nem coxos, nem surdos e mudos.

Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. v6 Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. v7  E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. v8  E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.” (Is 35.5-8).

13- Durante o milênio, o Espírito Santo será derramado sobre toda a carne, conforme profetizado em Joel 2:28. Esta promessa indica que haverá uma ampla manifestação do poder e da presença do Espírito Santo, resultando em uma série de eventos sobrenaturais, como profecias, sonhos e visões. Embora esta promessa tenha sido parcialmente cumprida no Pentecostes, durante o milênio ela será completamente realizada, trazendo uma nova era de renovação espiritual.

14- Durante o milênio, haverá harmonia entre os animais, conforme descrito em Isaías 11:5-8. Predadores e presas viverão em paz, simbolizando a restauração da ordem original da criação de Deus. Esta harmonia entre os animais reflete a paz e a justiça que caracterizarão o reinado de Cristo sobre a terra.

15- Durante o milênio, toda crueldade dos animais será removida, como profetizado em Isaías 65:25. Os animais viverão em perfeita harmonia, sem violência ou predatórios. A imagem simbólica do lobo e do cordeiro pastando juntos representa a reconciliação e a restauração completa da criação de Deus. Essa restauração incluirá até mesmo uma mudança nos hábitos alimentares das cobras, que, segundo a profecia, comerão pó da terra. Isso simboliza a remoção da maldição que veio sobre a serpente no princípio da criação, conforme registrado em Gênesis 3:14.

O que as cobras se alimentam?

Existem cerca de 2.930 espécies de cobras ou serpentes no mundo, com o Brasil abrigando aproximadamente 321 delas. Todas essas espécies são carnívoras e se alimentam de uma variedade de presas. Roedores, lagartos e anfíbios anuros são algumas das principais presas das cobras. Além disso, elas também se alimentam de marsupiais, morcegos, outras cobras, salamandras, peixes, minhocas, entre outros animais. Cada espécie de cobra tem sua própria dieta específica, com algumas sendo especializadas em um tipo de presa, enquanto outras são mais generalistas e predam diversos grupos animais.

16- A terra, que antes estava amaldiçoada, agora terá a maldição removida.

"Então disse Deus a Adão: Porque deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore que te ordenei que não comesses, maldita é a terra por tua causa; com dor comerás dela todos os dias da tua vida." (Gn 3.17).

A- O mar Morto.

a) Produzirá abundância de peixes.

E me disse: Esta água flui para o leste e desce para o rio Jordão e para o mar Morto. Quando ela entra no mar, a água salgada se torna doce. V10 Os pescadores ficarão ao longo dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o peixe será de espécies variadas, como o peixe do mar Grande, em grande quantidade. (Ez 47.8 NTLH).

a)    Produzirá sal.  “Mas os seus charcos e os seus lamaceiros não sararão; serão deixados para sal”. (Ez 47.11), “charcos” sign.: Poça d'água, pântano, charco.

O rio Jordão será fonte de sal.

"Mas seus pântanos e lamaçais não serão curados; eles serão deixados para se tornarem sal" (Ez 47.11), onde "pântanos" significa: poças de água, pântanos, charcos.

O rio Jordão também será abundante em peixes. "E toda criatura vivente que vier por onde quer que passarem esses dois ribeiros viverá, e haverá muitos peixes; porque essas águas chegarão lá, curando-as, e tudo viverá por onde quer que esse rio passe. Também os pescadores estarão ao longo dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para lançar as redes; o peixe de lá, de acordo com sua espécie, será como o peixe do mar Grande, em grande quantidade" (Ez 47.9-10).

C- A fome será erradicada para sempre.

"Eu vos purificarei de todas as vossas impurezas; farei brotar trigo para vocês em abundância e nunca mais permitirei que a fome os atinja. Multiplicarei os frutos das árvores e a colheita do campo, para que nunca mais sofram com a vergonha da fome entre as nações." (Ezequiel 36.29).

D- A terra se transformará em um paraíso.

"As áreas devastadas serão como o jardim do Éden, e as cidades abandonadas, destruídas e desertas serão fortalecidas e habitadas. Assim como o rebanho sagrado de Jerusalém durante as festas, as cidades desertas serão preenchidas com famílias, e todos reconhecerão que Eu sou o Senhor." (Ezequiel 36.35,37).

"Porque o Senhor consolará Sião e todos os lugares devastados, transformando o deserto em um Éden e a solidão em um jardim do Senhor. Alegria e regozijo serão encontrados ali, junto com ações de graças e melodias." (Isaías 51.3).

E- A prosperidade será abundante.

"Você se alimentará das riquezas das nações e será sustentado pelos recursos dos reis, e então reconhecerá que Eu sou o Senhor, seu Salvador, Redentor e o Poderoso de Jacó. Em troca de cobre trarei ouro, em troca de ferro trarei prata, em troca de madeira trarei bronze, e em troca de pedras trarei ferro; farei com que seus líderes sejam pacíficos e seus governantes justos." (Isaías 60.16-17).

17- Os homens viverão por muito tempo.

a) Os homens que vierem a falecer terão alcançado a idade de cem anos...

“Não haverá mais bebês que morrem poucos dias após o nascimento! Os homens viverão por muitos e muitos anos. Aos cem anos, uma pessoa ainda será considerada jovem, e somente os pecadores morrerão com essa idade!” (Is 65.20 BV). Apenas os que pecarem morrerão aos cem anos.

b) A população será abundante, no início do milênio os homens serão escassos.

1) O número de homens será muito reduzido.

“Dos moradores de Israel, dois terços morrerão; apenas um terço sobreviverá.” (Zc 13.8 NTLH), a população está estimada em mais de sete bilhões. Dividido em três, restarão cerca de 2.500, “Os teus homens cairão à espada, e os teus valentes, na guerra.” (Is 3.25 NTLH).

2) Naquele dia, sete mulheres se unirão a um homem.

“Naquele dia, sete mulheres se unirão a um homem e dirão: Nós proveremos nossa própria comida e vestimenta. Mas permita-nos ser chamadas de suas esposas, para que não tenhamos a vergonha de sermos solteiras.” (Is 4.1).

3) Mas o pequeno crescerá rapidamente. O insignificante se tornará uma nação grandiosa.

“O pequeno se tornará mil, e o mínimo se tornará uma nação grandiosa. Eu, o SENHOR, farei isso acontecer no tempo certo.” (Is 60.22).

18- Haverá pleno conhecimento de Deus. O conhecimento do Senhor será universal.

“Nenhum mal ou dano será feito em todo o monte da minha santidade, porque a terra será preenchida com o conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” (Is 11.9).

a) O evangelho será proclamado em todo o mundo.

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mt 24.14). A terra só será destruída após o Milênio. “então virá o fim”. Deus mesmo será o mestre. "E muitos povos virão e dirão: Vamos subir ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos ensine seus caminhos e possamos andar em suas veredas; pois a lei sairá de Sião, e a palavra do SENHOR de Jerusalém. (Isaías 2.3).

O Senhor aqui é "hwhy" em hebraico, "Javé" Javé. Hayah. Anualmente, os sobreviventes da Grande Tribulação irão adorá-lo em Jerusalém.

E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a Festa das Cabanas.” (Zc 14.16). Senhor aqui no Hebraico “hwhy Javé” Javé. Hayah.

a) Durante o milênio, será estabelecido um padrão divino onde a falta de adoração ao Rei, o Senhor dos Exércitos, resultará na falta de chuva sobre a terra daqueles que se recusarem a subir a Jerusalém para prestar homenagem. Esse castigo será aplicado às famílias que negligenciarem a celebração da Festa das Cabanas. (Zacarias 14:17-18) Provavelmente, esse cenário ocorrerá no final do milênio, quando Satanás for solto, conforme descrito em Apocalipse 20:7-8.

b) Durante o período milenar, as pessoas que comparecerem à Jerusalém para adorar perante o Senhor testemunharão os corpos mortos daqueles que transgrediram contra Deus. Esses cadáveres serão uma visão terrível para toda a humanidade, representando o destino daqueles que se opuseram ao Senhor e sua lei. (Isaías 66:23-24)

 Afirma Lawrence, “que será para os que nascerem no Milênio ver o que aconteceu com quem desobedeceram a Deus”.

No final do Milênio, está previsto que Satanás será solto da sua prisão por um período. Esse evento desencadeará uma série de acontecimentos, incluindo a sua tentativa de enganar as nações que habitam a terra, Gogue e Magogue, para uma batalha. (Apocalipse 20:7-8)

Essa breve liberdade de Satanás serve a vários propósitos:

a) Testar aqueles que nasceram durante o Milênio, mostrando que até mesmo sob um reino governado por Cristo, as tentações podem persistir.

b) Revelar que a natureza humana não convertida permanece inalterada, evidenciando que o problema do pecado reside no coração humano, não nas circunstâncias externas.

c) Demonstrar, pela última vez, a pecaminosidade intrínseca da natureza humana, apesar das condições favoráveis proporcionadas pelo reinado de Cristo durante o Milênio.

d) Confirmar a rebelião contínua de Satanás, mesmo após passar mil anos na prisão, mostrando que sua natureza não mudou.

c) Após o Milênio, Satanás será solto por um curto período de tempo, e muitos que nasceram durante esse período não foram provados, pois Satanás estava preso. Durante mil anos, a humanidade foi exposta às melhores influências espirituais possíveis, com Cristo e o Espírito Santo reinando supremos em todo o mundo. No entanto, ao final do Milênio, Satanás será solto do abismo por um curto período de tempo (Apocalipse 20:3, 7-9), e uma vasta multidão se rebelará contra o Senhor Jesus em Jerusalém, liderada por Gogue e Magogue. Deus enviará fogo do céu para destruir todos os rebeldes e o mundo. Deus aparecerá repentinamente, como um ladrão (2 Pedro 3:10), quando Cristo vier buscar a Igreja de forma repentina (1 Tessalonicenses 5:4; Mateus 24:42). Os cristãos esperam por mais de dois mil anos, sem saber quanto tempo se passará após os mil anos em que Satanás enganará a humanidade (2 Pedro 3:8). Quando ele conseguir reunir as nações dos quatro cantos da terra, sairá para cercar o arraial dos santos e a cidade amada (Apocalipse 20:9). Deus agirá repentinamente, derramando fogo (Apocalipse 20:10; 2 Pedro 3:10), e a terra não suportará a glória de Deus (2 Pedro 3:10). Todos os que foram enganados pelo diabo serão destruídos, seus corpos físicos serão consumidos pelo fogo (2 Pedro 3:12), e comparecerão para o julgamento final.

d) Deus destruirá Satanás, lançando-o para sempre no lago de fogo, onde estão seus companheiros, o falso profeta, o anticristo e os anjos maus (Apocalipse 20:9-10).

c) A terra será destruída completamente. Os céus desaparecerão como fumaça e a terra envelhecerá como uma veste. Seus moradores morrerão como mosquitos, mas a salvação de Deus durará para sempre, e Sua justiça não será quebrantada (Isaías 51:6). Isso é corroborado por 2 Pedro 3:7, 10-13. Antes, a terra foi destruída pelo dilúvio (Gênesis 6 ao 8), mas agora será destruída pelo fogo (2 Pedro 3:7, 10). Este fogo não será causado por mãos humanas ou armamentos, mas será trazido pela presença de Deus Pai.

e) Durante a destruição da terra, Deus esconderá aqueles que viveram durante o Milênio. Eles podem passar por uma morte repentina ou serem transladados, como aconteceu com Enoque (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5), para participarem do julgamento das nações junto com Cristo (1 Coríntios 15:24-26; Daniel 7:9, 10) e a Igreja (1 Coríntios 6:2-3).

f) Jesus convocará todos à Sua presença. Ele próprio disse que virá a hora em que todos os que estiverem nos sepulcros ouvirão Sua voz e sairão para serem julgados (João 5:28, 29; Apocalipse 20:13).

Tipos de Milênio

O Milenarismo é uma doutrina teológica que se refere às crenças sobre o Reino Milenar de Cristo, que é mencionado em Apocalipse 20. Existem várias interpretações sobre como entender esse período milenar, e elas são frequentemente classificadas em três categorias principais: Amilenismo, Pós-Milenismo e Pré-Milenismo. Aqui estão os diferentes tipos de Milenarismo:

1) Amilenistas: Essa visão não interpreta o Milênio de forma literal. Para os amilenistas, o Milênio é uma realidade espiritual que começou com o primeiro advento de Cristo e se estende até o Seu segundo advento. Eles não acreditam em um reinado literal de mil anos de Cristo na terra. A grande tribulação é vista como uma fase da história da igreja, e o evangelho continua a ser pregado até a volta de Cristo.

2) Pós-Milenistas: Assim como os amilenistas, os pós-milenistas também veem o retorno de Cristo após o Milênio e a tribulação. No entanto, eles acreditam que a história está progredindo em direção à cristianização do mundo pela igreja. Eles esperam um período de paz e prosperidade na terra antes do retorno de Cristo, que pode durar um período indeterminado.

3) Pré-Milenistas: Esta visão acredita que o Milênio é um período futuro e literal de mil anos na terra, que acontecerá após a tribulação e antes do retorno de Cristo. Existem duas subcategorias principais de pré-milenistas:

   a) Pré-Milenismo Histórico: Coloca o Milênio após a tribulação, mas vê a tribulação como um período breve e indeterminado de aflição.

   b) Pré-Milenismo Dispensacionalista: Esta visão associa a tribulação com a "70ª semana" de Daniel e acredita que durará sete anos. Eles também esperam um arrebatamento pré-tribulacional, onde os crentes serão removidos antes desse período de tribulação, seguido pelo reinado milenar de Cristo na terra.

Essas são as principais abordagens para entender o Milênio na escatologia cristã, cada uma com suas próprias interpretações e ênfases teológicas.[1]

O pré-milenismo histórico é uma interpretação escatológica que afirma a crença em um reino literal de mil anos na terra, após a segunda vinda de Cristo. Esta visão foi amplamente defendida pelos primeiros pais da igreja, como Justino de Roma, Ireneu de Lion, Tertuliano e Cipriano, e foi considerada ortodoxa por várias razões:

 

1) Defesa do Apocalipse: Os pré-milenistas históricos apoiavam a apostolicidade e canonicidade do livro do Apocalipse contra aqueles que negavam esse livro e rejeitavam o milenismo.

 

2) Oposição aos gnósticos: Eles se opunham aos gnósticos, que tendiam a espiritualizar a doutrina cristã, destruindo assim a esperança no futuro reino literal de Cristo na terra.

 

3) Oposição aos platônicos: Os pré-milenistas históricos também se opunham aos cristãos platônicos, como Orígenes, que rejeitavam a ideia de um milênio literal baseando-se em uma interpretação alegórica, mostrando assim um menosprezo idealista pela criação.

 

Durante a Reforma Protestante e nos séculos seguintes, o pré-milenismo histórico foi defendido por figuras proeminentes como William Tyndale, muitos anabatistas, puritanos, batistas, pietistas alemães e líderes do avivamento. Até mesmo teólogos contemporâneos como Oscar Cullmann, George Eldon Ladd, Wayne Grudem e outros afirmaram essa posição.

 

De acordo com o pré-milenismo histórico, a ordem dos eventos escatológicos seria a seguinte:

 

1) A época presente da igreja, da evangelização e da apostasia do homem;

2) A grande tribulação de sete anos, ascensão do anticristo e perseguição da igreja;

3) A volta de Cristo, arrebatamento, primeira ressurreição e batalha do Armagedom;

4) A inauguração do milênio e a prisão de Satanás no abismo;

5) O fim do milênio, soltura de Satanás e rebelião das nações;

6) A derrota final de Satanás, ressurreição dos ímpios e julgamento final;

7) O estado eterno.

 

Quase todos os pré-milenistas históricos são pós-tribulacionistas, o que significa que acreditam que o arrebatamento dos crentes ocorrerá no final da grande tribulação, coincidindo com a segunda vinda de Cristo. Esta posição é defendida tanto por figuras históricas como por teólogos contemporâneos.

 

O pré-milenismo dispensacional é uma interpretação escatológica que se desenvolveu no século XIX, principalmente pelos ensinamentos de Edward Irving e John Nelson Darby. Essa teologia, popularizada por C. I. Scofield, compartilha muitos pontos com o pré-milenismo histórico, mas também apresenta algumas diferenças significativas.

Os principais elementos do pré-milenismo dispensacional incluem:

1. Interpretação Literal: Os dispensacionalistas afirmam manter uma interpretação rigidamente literal da Bíblia e muitas vezes acusam outros sistemas escatológicos de "espiritualizarem" as Escrituras.

2. Distinção entre Israel e Igreja: Uma característica distintiva é a ênfase na distinção radical entre Israel e a igreja. Eles afirmam que as promessas do Antigo Testamento para Israel serão cumpridas literalmente no futuro, e veem o moderno Estado de Israel, criado em 1948, como um cumprimento dessas profecias.

3. Dispensações: Os dispensacionalistas dividem a história bíblica em diferentes "dispensações", períodos de tempo durante os quais a humanidade é testada quanto à sua obediência a uma revelação específica da vontade de Deus. Cada dispensação termina com o fracasso humano e o juízo de Deus.

4. Arrebatamento Pré-Tribulacional: Uma doutrina destacada é o ensino do arrebatamento pré-tribulacional da igreja, que afirma que os crentes serão arrebatados antes do início da grande tribulação.

5. Principais Dispensações:

   - Inocência ou Edênica: Da criação do homem até a queda.

   - Adâmica ou da Consciência: Após a queda, quando o homem adquire conhecimento do bem e do mal.

   - Noaica ou do Governo Humano: Do dilúvio até a torre de Babel.

   - Abraâmica ou da Promessa: Deus escolhe Abraão e faz uma promessa incondicional, passando a mordomia por sua linhagem.

   - Mosaica ou da Lei: Dada exclusivamente ao povo de Israel, abrangendo o período entre a entrega da lei a Moisés e a morte de Cristo.

   - Igreja ou da Graça: Iniciada com a morte de Cristo, envolvendo a formação da igreja, e que continuará até o arrebatamento pré-tribulacional.

   - Tribulação ou do Juízo: O período de sete anos que inclui a grande tribulação, entre a dispensação da igreja e a próxima.

O pré-milenismo dispensacional tem sido associado a algumas denominações e agências missionárias que tendem a rejeitar amilenistas ou pós-milenistas. A posição pré-tribulacionista é uma característica proeminente, enfatizando o arrebatamento secreto da igreja antes da grande tribulação.

 O pré-milenismo dispensacional, como mencionado anteriormente, divide a história bíblica em diferentes dispensações e destaca o Milênio como o alvo para o qual todas as outras dispensações se encaminham. Aqui estão alguns pontos adicionais sobre as dispensações finais:

 6. Dispensação da Tribulação:

   - Alguns dispensacionalistas adotam o mid-tribulacionismo, que sugere que a igreja será arrebatada no meio do período da tribulação, antes da parte mais intensa da grande tribulação.

   - Gleason L. Archer, J. Oliver Buswell e Merrill C. Tenney são defensores dessa posição.

 

7. Dispensação do Reino ou Dispensação do Milênio:

   - Esta dispensação durará mil anos, caracterizada por justiça, paz e prosperidade sob o governo de Jesus Cristo.

   - Representa o cumprimento das promessas do Antigo Testamento relacionadas ao reinado messiânico.

   - Durante esse período, Satanás será solto no final, levando à rebelião final e à derrota antes da ressurreição dos ímpios e do julgamento final.

   - O reino de Deus será estabelecido pelo poder de Jesus, não por esforços humanos.

 8. Estado Eterno:

   - Após o Milênio, começa o estado eterno, onde Deus criará novos céus e nova terra, e haverá a habitação eterna dos redimidos em um ambiente perfeito.

   - Este é o estado final da existência, marcado pela ausência de pecado, sofrimento e morte.

 

Alguns dos primeiros dispensacionalistas nos Estados Unidos, como C. I. Scofield, Amo C. Gaebelein e Lewis S. Chafer, desempenharam papéis significativos na promoção dessas ideias. Entre os defensores contemporâneos dessa posição estão John F. Walvoord, J. Dwight Pentecost, Charles C. Ryrie, Norman Geisler, J. Scott Horrell, Walter C. Kaiser, Francis Schaeffer e John MacArthur Jr. Esses teólogos continuam a influenciar muitos que adotam o pré-milenismo dispensacional.

 

(Extraído de Franklin Ferreira e Alan Myatt. Teologia Sistemática — editora: Vida Nova, SP. 2007, pp 101-1102; 1107-1108).

 



[1] Apostila de escatologia curso básico de teologia “VIDA NOVA COMUNIDADE PENTECOSTAL”. Disponível <www.vncp.com.br> em Mar. 2010. FAETADSP. Disponível <www.teologiaadistancia.com.br> em Mar. 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe este conteúdo com os seus amigos

Arquivo do blog