Passagem: Atos 20:36 “E, depois de falar isso, ajoelhou-se e orou com todos eles”.
Contexto: Estamos vivendo no século 21, com uma geração que não aprecia a oração. Especialmente ajoelhada.
A bíblia diz em Filipenses 2;10 “ Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”.
Romanos 14:11 "Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus".
Paula traz atona o que Isaías diz no 45:23 "Por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo joelho, e por mim jurará toda língua".
A Bíblia menciona pessoas orando em
pé (8.22; Ne 9.4,5), sentadas (1Cr 17.16; Lc 10.13), deitadas (Sl 63.6),
inclinadas até o chão (Êx 34.8; Sl 95.6), prostradas no chão (2Sm 12.16; Mt
26.39) e com as mãos levantadas para os céus (Sl 28.2; Is 1.15; 1Tm 2.8), além
de ajoelhadas (Ed 9.5; Dn 6.10; At 20.36).
Todas essas formas de oração devem ser em comunhão com as outras pessoas que estão orando com você, pois a Bíblia diz: Mateus 18:18: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Amós 3.3: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”
A postura apropriada do corpo na oração eficaz é a de joelhos.
A Bíblia menciona pessoas orando em
pé (8.22; Ne 9.4,5), sentadas (1Cr 17.16; Lc 10.13), deitadas (Sl 63.6),
inclinadas até o chão (Êx 34.8; Sl 95.6), prostradas no chão (2Sm 12.16; Mt
26.39) e com as mãos levantadas para os céus (Sl 28.2; Is 1.15; 1Tm 2.8), além
de ajoelhadas (Ed 9.5; Dn 6.10; At 20.36).
Todas essas formas de oração devem
ser em comunhão com as outras pessoas que estão orando com você, pois a Bíblia
diz: Mateus 18:18: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra
será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
Amós 3.3: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”
A postura apropriada do corpo na oração
eficaz é a de joelhos.
O
crente deve orar de joelhos. A Bíblia ensina que devemos orar em todo o tempo,
mas a oração de joelho (ajoelhado) é a que mais encontramos em seus escritos.
“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos
criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje,
se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de
Massá, no deserto,” (Sl 95.6–8).
Precisamos
associar tanto a dimensão espiritual quanto a física. Quando dizemos "sou
um adorador", estamos afirmando que nos ajoelhamos diante do Senhor,
pois no grego a palavra "adorar" é "proskuneo", que
ocorre 54 vezes exemplo (Jo 4.23) e significa "prostração" ou
"adoração".
“Mas a hora vem, e agora é, em que os
verdadeiros adoradores “proskunetes” adorarão “proskuneo” o
Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. “proskuneo” (Jo 4.23). Isso implica em cair de joelhos
e tocar o chão com a testa, demonstrando uma profunda humildade e reverência
diante de Deus.
Porque de Joelho é uma imagem de humildade, reverência e
dependência de Deus.
Há um hino
que diz: "de joelho é melhor, de joelho é melhor".
"Proskuneo"
é uma palavra que tem raízes no latim "adoratione, adorare" e
significa o ato de adorar, reverenciar com muito respeito e render culto a
alguém. De acordo com a definição de Strong, no Novo Testamento,
"proskuneo" pode envolver ajoelhar-se ou prostrar-se, prestando
homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para
suplicar. Especialmente entre os orientais, como os persas, cair de joelhos e
tocar o chão com a testa é visto como uma expressão de profunda reverência e
submissão.
Há pessoas
que falam: "Irmã, eu profetizo, ou irmãos profetizem (no sentido de
autoridade sobre Deus, como se pudessem obrigá-Lo a fazer o seu querer)."
Porém, vemos na Bíblia o exemplo do leproso que disse: "... Senhor, se
quiseres, podes purificar-me..."
Os muçulmanos
entendem que todas as orações devem ser feitas de joelhos. Antigamente, de
acordo com a tradição rabínica, o sacerdote era saudado com um beijo no
rosto, o profeta com um beijo no pulso e o rei com um beijo nos pés.
Portanto, podemos entender que ao nos aproximarmos de um rei, devemos fazê-lo
com respeito e humildade, especialmente diante de Jesus, que é o Rei dos reis.
Se os muçulmanos oram de joelhos ao seu deus, quanto mais nós.
Precisamos associar a oração tanto espiritual quanto fisicamente.
Os budistas dão preferência a oração de joelho perante seu deus
Buda.
A bíblia diz que os pagãos fazem uma imagem e se ajoelha a ela,
“Adora” (Is 44.15)
Em Números 22.31 “Então, o SENHOR abriu os olhos a Balaão, ele
viu o Anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na
mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou-se
“shachah” com o rosto em terra.” Na NTLH “se ajoelhou”, vejamos também Gênesis 22.5 “Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz
iremos até lá e, havendo adorado, “shachah” voltaremos para junto de vós.”
Podemos encontrar essas duas ideias unidas no mesmo versículo: “E todo o povo respondeu: Amém! Amém! E,
levantando as mãos, inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra”
(Ne 8.6). Observe que eles louvaram erguendo suas mãos e proclamando o “amém”;
e adoraram inclinando-se com o rosto em terra. Em 2 Crônicas 7.3, essas duas ideias
estão apresentadas na ordem inversa: “Os
filhos de Israel… se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e
adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura
para sempre”.
Gonu. Na Bíblia, a referência é quase
exclusivamente a dobrar os joelhos. Os principais usos são em relação à oração
a Deus (Lc 22.41), petições ao Senhor (Mt 17.14), saudação ao mestre (Mc
10.17). E homenagem, quer ao rei (cp. Mt 27.29), a Baal (Rm 11.4), ao Juiz
divino (Rm 14.10s.), ou a Jesus na sua manifestação pública como o Senhor (Fp
2.10). O gesto é indicativo de humildade, necessidade, respeito, submissão e
adoração. Passou para a Igreja Primitiva como prática estabelecida tanto na
oração individual quanto na pública.
Disse Dic Michaelis: “Todavia, podemos orar de todo jeito, porém
quem está ajoelhado está prostrado”.
Paulo descreve:
Por esta causa, me ponho de
joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como
sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que
sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim,
habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados
em amor, Ef 3.14–17
Um ponto interessante a
ser observado aqui é a ênfase na atuação da Trindade em todo o processo. "Pai...
Espírito... Filho". No verso 14, o Pai é mencionado. No verso 16,
o Espírito Santo é mencionado. E, no verso 17, Cristo é mencionado. Se
retirássemos tudo o que está entre essas menções, as palavras de Paulo nesta
passagem ficariam assim:
“Me ponho de joelhos diante do Pai,… para sejais fortalecidos mediante o
seu Espírito,… e, assim, habite Cristo em vosso coração”.
Perceba
que é o Pai quem recebe a nossa oração quando nos colocamos de joelhos. Quem
opera na resposta ao nosso pedido é o Espírito. É Ele que atua em nós durante o
tempo da igreja. É pela obra do Espírito, segundo a vontade do Pai, que o Filho
habita em nossos corações, fazendo com que conheçamos e experimentemos "a
largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade".
· Crente no Antigo Testamento.
Exemplo Bíblico de Homens que oraram de Joelho.
Salomão: “Sucedeu, pois, que, acabando
Salomão de fazer ao SENHOR
esta oração e esta súplica, estando
de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do
altar do SENHOR,”. 1 Reis 8:54;
Elias. 1 Reis 18:42: “E Acabe subiu a
comer e a beber; mas Elias subiu o cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e
meteu o seu rosto entre os seus joelhos”;
Esdras. “E, perto do sacrifício da tarde, me levantei da minha aflição, havendo já rasgado a minha veste e o meu manto, e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o SENHOR, meu Deus”. Esdras 9:5.
Daniel: “pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa
(ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes
no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como
também antes costumava fazer.” Daniel 6:10.
Em Filipenses diz: "para que
ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e
debaixo da terra" (Filipenses 2:10).
Jesus orou de joelhos; confira Lucas 22:41: "E
apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava".
Os discípulos seguiram o exemplo de
Cristo.
Estevão, na beira da morte, ainda ora:
"E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes
imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu" (Atos 7.60).
Pedro ora: "Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se" (Atos 9:40).
Paulo gostava de orar de joelhos. Ele
orou de joelhos em várias ocasiões. Vejamos:
Atos 21 5: “E, havendo passado ali aqueles dias, saímos e seguimos nosso caminho,
acompanhando-nos todos, cada um com sua mulher e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos.”
Lucas estava com ele.
Paulo disse aos Efésios 3:14: “Por causa
disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,” Efésios
3:14.
Os comentaristas dizem que Tiago Era conhecido com
apelido de joelhos de camelo, por ora muito a joelhado.
A Bíblia registra nada mais nada menos do que centenas orações
confirmadas, mostrando a importância da comunicação com Deus ao longo da
história. A maioria dessas orações é descrita como sendo feita de joelhos, o
que demonstra um gesto de humildade e reverência diante da divindade. Esse
registro bíblico revela a prática da oração como um ato de fé e devoção,
ressaltando a importância da postura física como um reflexo do estado interior
do indivíduo diante de Deus.
A expressão "Oração de joelho" refere-se a orações feitas de forma genuína, profunda e intensa. O ato de se ajoelhar durante uma oração pode simbolizar humildade, reverência e entrega. A prática constante de oração pode ser interpretada como um ato de devoção e perseverança na fé. É importante lembrar que não é a quantidade de orações que importa, mas sim a sinceridade e o propósito por trás delas. A oração é uma forma de comunicação com o divino e pode trazer conforto, paz e fortalecimento espiritual para quem a pratica.
Conclusão: Não pretendo aqui afirmar que a oração deva ser feita exclusivamente de joelhos. Como mencionei, existem muitas outras formas de orar, mas a posição de joelhos é uma expressão de humildade, reverência e dependência de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe este conteúdo com os seus amigos