PRÉ-CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O CICLO HIDROLÓGICO PESSOAS NO LABORATÓRIO

1. No ano de 1500 d.C., Magalhães realizou a primeira circunavegação do globo, confirmando que a Terra é de fato esférica. No entanto, já em 700 a.C., o sábio Isaías tinha conhecimento desse fato, escrevendo que a Terra é um "CÍRCULO". Naquela época, os cientistas acreditavam que a Terra era plana.

2. A Terra é um corpo celeste suspenso no espaço. Isaac Newton (1643-1727) demonstrou que a Terra está suspensa no vácuo, um conceito mencionado na Bíblia há mais de três milênios e meio, muito antes dos gregos. Durante o tempo de Jó, a crença era de que o deus Atlas sustentava a Terra em seus ombros. No entanto, a Bíblia já descrevia a Terra como suspensa sobre o nada. Jó, o livro mais antigo da Bíblia, escrito há mais de 3500 anos, menciona esse fato (Jó 26.7). A ideia de planeta foi introduzida na Grécia Antiga por filósofos como Platão e Aristóteles. A palavra "planeta" vem do grego "errante", sugerindo movimento livre.

Nicolau Copérnico (1473-1546) defendeu que os planetas giravam em torno do Sol, embora tenha feito suas observações a olho nu. Mais tarde, Galileu Galilei (1564-1642), com telescópio e estudos mais avançados, confirmou a teoria de Copérnico.

3. O AR TEM PESO – Vento. Em 1643, os cientistas, liderados por Torricelli, descobriram que o ar é composto por vários elementos e possui peso! Com a existência da gravidade e da massa, é evidente que o ar exerce pressão. O barômetro, inventado em 1643 para medir a pressão atmosférica, revelou que na superfície da Terra, a massa de ar exerce uma pressão superior a 100 mil newtons por metro quadrado. Atualmente, a pressão é medida em milibares (mb), sendo a pressão normal ao nível do mar de 1.013 milibares. Surpreendentemente, o livro de Jó, escrito cerca de 2000 anos antes das teorias de Torricelli e seu barômetro, indica que a revelação divina antecipou-se a essas descobertas. Jó 28.25 declara: “Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas”.

4. As estrelas são incontáveis para o homem (Gênesis 15.5): “Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente”; “Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim” (Jr 33.22); “Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.” (Dt 4.19).

 

5. AS CORRENTES MARÍTIMAS. A existência de nascentes e fontes debaixo do mar (Gênesis 7.11; 8.2; Provérbios 8.28). A existência de correntes oceânicas no fundo dos mares. Após ler o Salmo 8.8, Matthew Maury, um oficial da Marinha dos Estados Unidos da América, empreendeu a tarefa de localizar esses curiosos “caminhos nos mares”. Ele descobriu que os oceanos têm correntes que fluem por eles. Maury ficou conhecido como o “descobridor das correntes marítimas”. Como Davi (o autor do Salmo 8) sabia, há mais de 2000 anos, da existência desses “caminhos nos mares”? Davi provavelmente nunca viu um oceano! COMO ELE SABIA? Eclesiastes 1.7 "Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." Como o autor de Eclesiastes sabia do ciclo de condensação e evaporação da água?

6. O CICLO HIDROLÓGICO – ÁGUA. Em 1630, Galileu descobriu que o sol evapora a água do oceano, formando nuvens que se transformam em chuva, que por sua vez se ajunta formando rios que correm de volta ao oceano. No entanto, os escritores da Bíblia já falavam sobre esse ciclo das águas desde 1000 a.C., 2500 ANOS ANTES DA CIÊNCIA?! (Jó 26.8; 36.27-28; 37.16; 38.25-27; Salmos 135.7; Eclesiastes 1.6-7).

7. FIXÍSSIMO natural, ou seja, todas as coisas vivas se reproduzem segundo a sua espécie (Gênesis 1.21; 6.19).

8. A natureza da saúde, higiene e doença (Gênesis 17.9-14; Levítico 12-14). A Carta da OMS (Organização Mundial da Saúde) aprovada em 1948 sobre os Direitos da Pessoa Humana declara que a Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. A Constituição Brasileira de 1988, no artigo 196, afirma: A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante Políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

9. Os Insetos. Em 1871, Life’s Nature Library – um naturalista britânico comentou em “Os Insetos” (p. 163), sobre Provérbios 6.6-8 dizendo: "Um dos enigmas entomológicos do último século diz respeito a esta observação de Salomão. Não havia nenhuma evidência de que formigas realmente faziam colheitas de grãos, no entanto, mostrou-se que Salomão, afinal de contas, tinha estado certo..." Como Salomão soube daquilo no ano 1000 a.C.? Salomão claramente detalhou um FATO científico que era IMPOSSÍVEL que ele o soubesse no ano 1000 a.C.? (WATKINS, 2013, p.4)[i]

10. Um artigo publicado no The Birmingham News, intitulado "Rir: Receita para a Saúde", revelou que as evidências médicas mais recentes indicam que "Durante o riso, o corpo recebe uma substância medicamentosa natural, produzida pelo cérebro". Como o escritor de Provérbios sabia disso - 3000 anos antes da ciência médica? Quando escreveu que: "Um coração alegre é como um bom remédio..." (Provérbios 17.22).

11. A vida da carne está no sangue. Foi no início dos anos 1900 que o Dr. Lister descobriu que o sangue fornece o sistema imunológico para os corpos - A vida da carne está no sangue! Mike Thomas estava trabalhando em um canteiro de obras quando caiu de uma altura de 21 metros. Enquanto caía, um cabo de aço enrolou-se em torno de seu braço e cortou a mão, algumas polegadas acima do pulso. Um colega de trabalho levou a mão separada para o hospital. Devido aos graves ferimentos internos de Thomas, os médicos não puderam reimplantar a mão naquele momento. Em vez disso, conectaram a mão aos vasos sanguíneos da parede do abdômen, para mantê-la viva. Dois meses depois, os médicos removeram a mão do abdômen e a recolocaram no braço de Thomas. O jornal The Birmingham Post Herald, de 26 de fevereiro de 1988, comentou essa história. (WATKINS  2009).[ii] 

12.  Sangue que sustenta todos os processos da vida no corpoConforme relatado, a UAB foi a primeira instituição médica da nação a realizar tal feito! Isso confirma exatamente o que a Bíblia disse em 1490 a.C.: "Porque a vida da carne está no sangue..." (Lv 17.11). Essa é a declaração científica mais precisa já feita sobre o sangue, pois é o sangue que sustenta todos os processos da vida no corpo.

13. Humano veio do barro. Em novembro de 1982, a revista Seleções do Reader's Digest publicou um artigo intitulado "Como a Vida na Terra Começou". O artigo afirmou que, de acordo com cientistas do Centro de Pesquisa da NASA em Ames, os ingredientes necessários para formar um ser humano podem ser encontrados NO BARRO. (O solo contém 14 elementos químicos diferentes, e o corpo humano contém os mesmos 14 elementos). O artigo também disse: "O cenário descrito pela Bíblia sobre a criação da vida não está muito longe da verdade" (Seleções do Reader’s Digest, novembro de 1982, p. 116). Isso confirma precisamente o que está predito na Bíblia, em Gênesis 2.7: "E formou o SENHOR Deus o homem do PÓ DA TERRA, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente".

O CÓDIGO GENÉTICO também é mencionado na Bíblia: "Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia" (Sl 139.15-16). Os pesquisadores encontram máquinas lógicas na Biologia, o que parece quase fantástico demais para ser verdade, mas um número crescente de pesquisas sustenta a ideia do DNA como o bloco fundamental da vida.

14 A CIRURGIA com anestesia também é mencionada na Bíblia. Em 3 de dezembro de 1967, na África do Sul, o cirurgião Christiaan Barnard realizou com sucesso o primeiro transplante de coração. Embora muitas tentativas anteriores tenham sido realizadas antes dele, hoje temos sucesso em todas as cirurgias. Há mais de 6.000 anos, a primeira cirurgia foi realizada em Adão (Gn 2.21).

15. Um artigo no The Birmingham News, intitulado "Rir: Receita para Saúde", afirma que a medicina revela que "durante o riso, o corpo recebe um medicamento prescrito, vindo da farmácia que está no cérebro". O escritor de Provérbios escreveu -3000 anos antes da ciência médica: Provérbios 17.22 "O coração alegre é como o bom remédio...".

16. IDENTIFICAÇÃO DIGITAL. Durante séculos, os governos determinaram que as pessoas deixassem uma marca nos documentos oficiais quando não sabiam escrever. Essa marca única era a impressão digital de um dedo. "Ele sela as mãos de todo homem, para que todos saibam que ele os fez" (Jó 37:7).

17. O MOVIMENTO DA LUZ. A ciência recentemente descobriu que a luz se move e até calculou sua velocidade: 300.000 km/s. No entanto, Jó já questionava no ano 1500 a.C. "Onde está o caminho onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar?" A luz está sempre em movimento.

18. O VENTO VIAJA EM CIRCUITOS. Os cientistas descobriram recentemente que o ar se move em circuitos. No entanto, o escritor de Eclesiastes já sabia há cerca de 3.200 anos que o vento viaja formando circuitos. "O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos" (Eclesiastes 1:6).

19. A CIÊNCIA CONFIRMA QUE O HOMEM É FEITO DE PÓ. Em novembro de 1982, a revista Reader's Digest publicou um artigo intitulado "Como a Vida na Terra Começou", afirmando que os ingredientes necessários para formar um ser humano podem ser encontrados no barro. Gênesis 2:7 narra que "o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente". Adão é sinônimo de "Homem de terra vermelha", e o corpo humano possui os mesmos materiais orgânicos e inorgânicos que a terra (pó). Uma pesquisa publicada na revista Science em 2003 sugeriu que a vida na Terra pode ter surgido do barro.

20. A FALTA DE UM DIA NO UNIVERSO. A falta de um dia no tempo espacial, mencionada pelos cientistas, foi comprovada por Robert C. Newman, PhD em astrofísica, e pela equipe da empresa Curtis Engine Company, de Baltimore, Maryland, citados por Harold Hill, presidente do Programa Espacial americano. A descoberta dos cientistas da NASA é mencionada na Bíblia, quando Josué pediu a Deus que fizesse o Sol parar para garantir a vitória em uma batalha (Josué 10:12-13).

Os pesquisadores utilizaram um computador para verificar os dias mencionados na Bíblia e descobriram que houve de fato uma perda de 23 horas e 20 minutos no tempo. Não eram exatamente 24 horas, como se pensava, mas os cientistas da Universidade de Estocolmo descobriram que a inclinação da Terra sofreu uma mudança abrupta em 3 de maio de 1371 a.C. E então veio a resposta de Isaías: "E isto será um sinal da parte do Senhor, de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou: Farei voltar dez graus a sombra lançada pelo sol no relógio de Acaz, pelos quais já declinou com o sol. Assim, o sol retrocedeu dez graus, pelos quais já tinha declinado" (Is 38.7-8; cf. Reis 20.10-11). Nos tempos antigos, eram utilizados relógios solares que indicavam as horas por meio da projeção da sombra sobre uma haste. Esses relógios tinham um semicírculo de 180° correspondente às 12 horas de exposição ao sol. Cada hora equivalia a 15°, portanto, 10° seriam equivalentes a 40 minutos, conforme João 10.13, Habacuque 3.11 e Jó 9.7. Os cientistas do programa espacial dos EUA ficaram surpresos ao somar as 23 horas e 20 minutos do período de Josué com os 40 minutos mencionados em Isaías, totalizando exatamente 24 horas. O dia perdido no universo! (PEREIRA,2004)[iii]

Se você não confia na Bíblia, confie nos cientistas que já comprovaram a veracidade da Bíblia como a palavra de Deus.

A CIÊNCIA SE MULTIPLICARIA

Aviões na Bíblia

"Quem são esses que voam como nuvens, e como pombas para os seus ninhos?" (Isaías 60.8).

Nesta passagem de Isaías, é possível notar a referência a objetos voadores, que podem ser interpretados como aviões.

Automóveis

"Os carros andam furiosamente pelas ruas, cruzam velozes as praças em todas as direções. O seu parecer é o de tochas, e correm como relâmpagos" (Naum 2.4).

Este trecho do relato da visão de Naum parece mencionar os automóveis atuais, com sua incrível velocidade ao percorrer as ruas, como relâmpagos.

Rádio e Televisão

Jó 38.35 diz o Senhor: "Ou ordenarás aos relâmpagos que saiam, e te digam: Eis-nos aqui?". Transmitir música e fotografias por meio de ondas eletromagnéticas através do espaço à velocidade da luz é algo possível nos dias de hoje. No capítulo 11 do Apocalipse, o Poder da Besta, no final dos tempos, menciona a contemplação das testemunhas por várias pessoas, o que poderia ser interpretado como a transmissão por meio da televisão. A internet também está se tornando um poderoso meio de impressionar e dominar grandes massas.

Bomba Atômica

Jesus, falando dos sinais do fim dos tempos, disse em Lucas 21:26: "Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das causas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados". A palavra "céus" é traduzida do vocábulo grego "Uoranos", que pode ser interpretado como os poderes do urânio, elemento do qual é fabricada a bomba atômica. As Escrituras deixam claro que a destruição atômica não será permitida a ponto de varrer a civilização da Terra, pois virá o Milênio, mil anos de paz. Depois disso, Pedro nos diz que os elementos se desfarão abraçados e a terra e as obras que nela existem serão atingidas (2 Pd 3.10-11).

A Bomba de Hidrogênio

Também conhecida como Bomba H, é ainda mais poderosa do que a bomba atômica. "Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, e ninguém seria salvo; mas por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados" (Mt 24:21-22). A potência da bomba de hidrogênio pode ser tão grande que seria capaz de romper a crosta terrestre! O poder atômico marcou o início de uma nova era.



[i] WATKINS,Terry. Dial-the-Truth Ministries Tradutora: Valdenira Nunes de M. Silva. Disponível em: <http://www.opesquisadorcristao.com.br/2009/05/biblia-e-mais-sabia-que-ciencia.html> Acessado em: 19 Nov.2013.

[ii] WATKINS, 2013.

[iii] PEREIRA. Samuel. A CIENCIA DA BIBLIA QUE AS DESCOBERTAS CONFIRMAM

Disponível em: 2 de Jun. de 2015. <http://www.ie-silvalde.net/pdf/temas/ciencia_na_biblia.pdf> Disponível em: 18 Fev. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe este conteúdo com os seus amigos

Arquivo do blog