ANJO NÃO TEM ASAS

 A origem da representação de anjos com asas remonta a um verso do livro de Daniel, que descreve um anjo voando rapidamente (Daniel 9.21; Apocalipse 14.6). Na arte medieval, os anjos eram frequentemente retratados com asas, possivelmente influenciados pela figura da deusa grega "Nike". A palavra "anjo" tem origem na palavra grega "angelos", que significa simplesmente "mensageiro", sem necessariamente implicar em uma representação visual esplendorosa. No Novo Testamento, a palavra "angelos" aparece 175 vezes (COENEN, vol. 1, parte 1, 2ª edição, 2000, p.147).[i] Em ugarítico, árabe e etiópico, o verbo lr’ak significa "enviar". Apesar de lr’ak não estar presente no Antigo Testamento hebraico, é possível identificar a sua ligação etimológica com "mal ãk". Além disso, o Antigo Testamento utiliza a palavra "mensagem" em (Ag 1.13); esta palavra incorpora o significado da raiz "lr’ak", "enviar" (VINE, 2003, p 41).[ii] Os anjos costumavam aparecer em forma humana. Nunca se manifestaram em forma sub-humana, como animais, pássaros ou objetos materiais. Apesar de o anjo do Senhor ter falado do fogo e da nuvem, e até mesmo ter feito uma mula falar, nunca se identificou com nenhum desses elementos. Além disso, os anjos sempre surgiram como homens, nunca como mulheres ou crianças, e sempre estavam vestidos.

Apareciam como homens

De vez em quando, os anjos apareciam como homens de aparência impressionante, tanto no rosto como na vestimenta. Muitas vezes, os anjos se mostravam tão semelhantes a humanos que, inicialmente, não eram reconhecidos como anjos. (Gn 18.2; 19.1; Hb 13.2). Pouco antes do ataque a Jericó, Josué levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua” (Js 5.13). Gideão não percebeu que o convidado que lhe dava ânimo era um anjo, até que lhe serviu uma suntuosa refeição composta de carne e bolos e o anjo ofereceu-a a Deus como oferta queimada (Jz 6.21,22). Os anjos fizeram várias aparições, com o “um homem” para Manoá e sua esposa (13.21). As mulheres que foram ao túmulo de Jesus relataram terem visto “dois varões com vestes resplandecentes” (Lc 24.4). Quando os Doze testem unhavam a ascensão de Jesus, puseram-se ao lado deles “dois varões vestidos de branco” (At 1.10). Uma descrição mais colorida de um anjo foi dada por Daniel, que o viu quando estava à margem do Rio Tigre (Dn 10.5,6). Em muitas outras ocasiões os anjos foram descritos como “um homem” ou como tendo “aparência de um homem” (Ez 40.3; Dn 10.18; Zc 2.1). Em nenhuma referenca aparecem anjo com asa com se ver nas pinturas (At 10.3-5). Embora que, as, mais antigas evidências arqueológicas de anjos aparecem no monolito de Ur-Nammus, c. 2250 a.C.,(TENEY, 2008, p. 307-314),[iii] onde os anjos são vistos voando sobre a cabeça do rei enquanto este orava. Mas isso não que dizer que anjo tem asa. A Enciclopédia Católica diz que, na verdade o tipo figural do anjo do cristianismo derivou da deusa grega da vitória, que era alada, de nome Nike.(WASHINGTON, 1967).[iv] Os anjos são descritos espíritos e incorpóreos Aparecem e desaparecem, e movimenta-se com uma rapidez imperceptível sem usar meios naturais. têm o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de tornar visível a sua presença aos sentidos do homem (Gn 19.13). Para voar não precisa de asas, assim com Felepe foi transladado (At 8.39-40) – Foi de Gaza para a cidade de Azoto, – Ele não precisou de asas para ser transportado.

Anjos com asas

Anjos com asas vem dos assírios e os gregos deram asas a alguns desses seres semi-divinos. Hermes tinha asas nos calcanhares. Eros, "o espírito voador do amor apaixonado", tinha asas afixadas aos ombros. Num tom bastante divertido, os romanos inventaram Cupido, o deus do amor erótico, retratado como um garoto brincalhão que atirava flechas invisíveis para encorajar romances (HORTON, 1996, p.189, p.189).[v] 

Os anjos são seres incorpóreos

Os anjos são seres incorpóreos, como está claro em Efésios 6.12, e em outras referências como (Sl 104.4; Hb 1.7,14; At 19.12; Lc 7.21; 8.2; 11.26; Mt 8.16; 12.45). Eles não possuem carne nem ossos e são invisíveis (Cl 1.16). Os anjos formam um exército, não uma raça. Segundo as Escrituras, o casamento não faz parte do plano de Deus para os anjos (Mt 22.30; Lc 20.3436). Aqueles que aparecem com asas são os Serafins, mencionados apenas em (Is 6.2,6), e os Querubins, mencionados em Ezequiel 10.16. Serafins, constituem uma classe de anjos [sereis espirituais][1] muito  próxima  dos  querubins.  São  representados  simbolicamente  em  forma humana com seis asas cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para execução das ordens  do  Senhor.  Permanecem  servidores  em  torno  do  trono  do  Deus poderoso, cantam louvores a Ele e são considerados os nobres entre os anjos. (FAETAD, 2011).[vi] Segundo o historiador VALERIO M. M., a referência mais antiga a um "anjo" remonta à civilização de Micenas, na Grécia antiga, há mais de três mil anos. Posteriormente, a palavra passou a significar "mensageiro" tanto na Grécia antiga como na Bíblia.[vii]  A palavra anjo conforma concordância de JOSHUA, ocorrem:[2] AT (107); NT (103); total de referências das palavras relacionadas 300 vezes, por existirem alguns versículos com a palavra anjo mais de uma vez. (OLIVEIRA, v1, pp.202-203).[viii]

AS TAREFAS DOS ANJOS

A respeito das tarefas dos anjos, segundo Geziel Gomes:

1. Os anjos podem demonstrar expressivo poder mental (2 Samuel 14:17,20).

2. Os anjos podem lançar males físicos aos homens (Gênesis 19:11; Atos 12:23).

3. Os anjos podem influenciar pessoas e nações (Daniel 10:13).

4. Os anjos podem exercer força e poder (2 Pedro 2:11).

5. Os anjos têm domínio sobre o fogo (Apocalipse 14:18).

6. Os anjos podem voar e aparecer repentinamente em qualquer lugar (Daniel 9:21; Lucas 2:14; Atos 1:10).

7. Os anjos têm um poder limitado (Mateus 24:36).

SUAS TAREFAS É:

As tarefas dos anjos são as seguintes:

1. Eles executam os juízos de Deus (2 Samuel 24:16; Apocalipse 16).

2. Eles executam os desígnios gerais de Deus (Números 22:22).

3. Eles executam a vontade soberana de Deus (Salmos 103:20).

4. Eles comunicam a vontade de Deus (Daniel 8:15-17; Lucas 1:19,28).

5. Eles ministram a favor dos homens (Hebreus 1:14).

6. Eles louvam a Deus (Salmos 148:2; Isaías 6:3; Lucas 2:13,14).

7. Eles se alegram com a salvação das criaturas humanas (Lucas 15:7,10). ( NÚNES, l995, p 77)[i]

Existem anjos que só são conhecidos através do serviço que realizam. Aqui estão alguns deles:

Anjos de juízo (Gênesis 19:13; 2 Samuel 24:16; 2 Reis 19:35; Salmos 78:49; Ezequiel 9:1,5,7).

Anjo destruidor (1 Crônicas 21:15).

Anjo vigilante (Daniel 4:12,23).

Anjo do Concerto (Malaquias 3:1).

Anjo da cura (?) (João 5:1-4).

Anjo das águas (Apocalipse 16:5).

Anjos do vento (Apocalipse 7:1).

Os sete anjos (Apocalipse 8:2).

Anjo do abismo (Apocalipse 9:11).

Nenhum deles é mencionado como tendo asas.



[i] NUNES. Gomes, Geziel. Pequena enciclopédia temática da Bíblia. CPAD- RJ, 1991. 



[1] Parafáse  do autor

[2] Gn 16.7; Gn 16.9; Gn 16.10; Gn 16.11; Gn 21.17; Gn 22.11;  Gn 22.15; Gn 24.40; Gn 31.11; Gn 48.16; Êx 3.2; Êx 14.19; Êx 23.20 Êx 23.23; Êx 32.34; Êx 33.2; Nm 20.16; Nm 22.22; Nm 22.23; Nm 22.24; Nm 22.25; Nm 22.26; Nm 22.27; Nm 22.31; Nm 22.32; Nm 22.34; Nm 22.35 Jz 2.1; Jz 2.4; Jz 5.23; Jz 6.11; Jz 6.12; Jz 6.20; Jz 6.21; Jz 6.21; Jz 6.22; Jz 6.22; Jz 13.6; Jz 13.9; Jz 13.13; Jz 13.15; Jz 13.16; Jz 13.16; Jz 13.17; Jz 13.18; Jz 13.19; Jz 13.20; Jz 13.21; Jz 13.21; 1Sm 29.9; 2 Sm 14.17;  2Sm 14.20;  2Sm 19.27;  2Sm 24.16; 2 Sm 24.16; 2 Sm 24.17; 1 Rs 13.18; 1Rs 19.5; 1Rs 19.7; 2Rs 1.3; 2Rs 1.15; 2Rs 19.35; 1Cr 21.12; 1Cr 21.15; 1Cr 21.15; 1Cr 21.16; 1Cr 21.18; 1lCr 21.20; 1 Cr 21.27; 1Cr 21.30; 2Cr 32.21; SI 34.7;  SI 35.5; SI 35.6; Ec 5.6; Is 37.36; Is 63.9; Dn 3.28; Dn 6.22; Os 12.4; Zc 1.9; Zc 1.11; Zc 1.12; Zc 1.13; Zc 1.14; Zc 1.19; Zc 2.3; Zc 2.3; Zc 3.1; Zc 3.3; Zc 3.5; Zc 3.6; Zc 4.1 ;Zc 4.4; Zc 4.5; Zc 5.5; Zc 5.10; Zc 6.4; Zc 6.5; Zc 12.8; Ml 2.7; Ml 3.1; Ml 3.1; Mt 1.20; Mt 1.24; Mt 2.13; Mt 2.19; Mt 11.10; Mt 28.2; Mt 28.5; Mc 1.2; Lc 1.11; Lc 1.13; Lc 1.18; Lc 1.19; Lc 1.26; Lc 1.28; Lc 1.30; Lc 1.34; Lc 1.35; Lc 1.38; Lc 2.9; Lc 2.10; Lc 2.13; Lc 2.21; Lc 7.27; Lc 22.43; Jo 5.4 Jo 12.29; At 5.19; At 6.15; At 7.30; At 7.35; At 7.38; At 8.26; At 10.3; At 10.4; At 10.7; At 10.22; At 11.13; At 12.7; At 12.8; At 12.9; At 12.10; At 12.11; At 12.15; At 12.23; At 23.8; At 23.9; At 27.23; 2Co 11.14; Gl 1.8; Gl 4.14; Ap 1.1; Ap 2.1; Ap 2.8; Ap 2.12; Ap 2.18; Ap 3.1; Ap 3.7; Ap 3.14; Ap 5.2; Ap 7.2; Ap 8.3; Ap 8.4; Ap 8.5; Ap 8.7; Ap 8.8; Ap 8.10; Ap 8.12; Ap 8.13;  Ap 9.1; Ap 9.11; Ap 9.13; Ap 9.14; Ap 10.1; Ap 10.5; Ap 10.7; Ap 10.8; Ap 10.9; Ap 10.10; Ap 11.1; Ap 11.15; Ap 14.6; Ap 14.8; Ap 14.9; Ap 14.15; Ap 14.17; Ap 14.18; Ap 14.19; Ap 16.3; Ap 16.4; Ap 16.5; Ap 16.8; Ap 16.10; Ap 16.12; Ap 16.17; Ap 17.7; Ap 18.1; Ap 18.21; Ap 19.17; Ap 20.1; Ap 21.17; Ap 22.6; Ap 22.8; Ap 22.16.

No plural (Anjo).

Gn 19 .1; Gn 19.15; Gn 28.12; Gn 32.1; Jó 4.18; SI 8.5; SI 91.11; SI 103.20; SI 148.2; Mt 4.6; Mt 4.11; Mt 13.39; Mt 13.41; Mt 13.49; Mt 16.27; Mt 18.10; Mt 22.30; Mt 24.31;  Mt 24.36; Mt 25.31; Mt 25.41; Mt 26.53;  Mc 1.13; Mc 8.38; Mc 12.25; Mc 13.27; Mc 13.32 Lc 2.15; Lc 4.10 Lc 9.26; Lc 12.8; Lc 12.9; Lc 15.10; Lc 16.22; Lc 20.36; Lc 24.23; Jo 1.51; Jo 20.12; At 7.53; Rm 8.38; 1Co 4.9; 1ICo 6.3; 1Co 11.10; 1Co 13.1; G1 3.19; Cl 2.18; 2Ts 1.7; 1Tm 3.16; 1T m 5.21; Hb 1.4; Hb 1.5; Hb 1.6; Hb 1.7; Hb 1.7; Hb 1.13; Hb 2.2; Hb 2.5; Hb 2.7; Hb 2.9; Hb 2.16; Hb 12.22; Hb 13.2; 1Pd 1.12; 1Pd 3.22; 2Pd 2.4; 2Pd 2.11;Jd 1.6; Ap 1.20; Ap 3.5; Ap 5.11; Ap 7.1; Ap 7.2; Ap 7.11; Ap 8.2; Ap 8.6; Ap 8.13; Ap 9.14; Ap 9.15; Ap 12.7; Ap 12.7; Ap 12.9; Ap 14.10; Ap 15.1; Ap 15.6; Ap 15.7; Ap 15.8; Ap 16.1; Ap 17.1; Ap 21.9; Ap 21.12. Anjos são encontrados em 35 livros da Bíblia, e em 273 referências.



[i] COENEN, Lothar & Colin Brown. Dicionário Internacional de Teologia do NT - Volume 1e 2, Tradução: Gordon Chown. 2ª Edição.Ed., Vida- SP, 2000.

[ii] VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William.  Dicionário Vine.2. ed. Rio de janeiro: CPAD, 2003.

[iii] TENEY. Merril C. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. 5 volume. Edição, SP 2008.

[iv] WASHINGTON. D.C. Nova Enciclopédia Católica, vol. 1 A Universidade Católica da América, 1967.

[v] HORTON. Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

[vi] FAETADSP. Disponível na Internet <www.teologiaadistancia.com.br> (Apostila). Em: set. 2011.

[vii] Diário de noticia globo. Disponível em: <http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?contentid=3599296&seccao=Europa/> Acessado em: 12 Dez. 2013.

[viii] OLIVEIRA, Oséias Gomes. Concordância Bíblica Exaustiva Joshua – 1 Volumes. Editora centra gospel. RJ.

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