A origem da representação de anjos com asas remonta a um verso do livro de Daniel, que descreve um anjo voando rapidamente (Daniel 9.21; Apocalipse 14.6). Na arte medieval, os anjos eram frequentemente retratados com asas, possivelmente influenciados pela figura da deusa grega "Nike". A palavra "anjo" tem origem na palavra grega "angelos", que significa simplesmente "mensageiro", sem necessariamente implicar em uma representação visual esplendorosa. No Novo Testamento, a palavra "angelos" aparece 175 vezes (COENEN, vol. 1, parte 1, 2ª edição, 2000, p.147).[i] Em ugarítico, árabe e etiópico, o verbo lr’ak significa "enviar". Apesar de lr’ak não estar presente no Antigo Testamento hebraico, é possível identificar a sua ligação etimológica com "mal ãk". Além disso, o Antigo Testamento utiliza a palavra "mensagem" em (Ag 1.13); esta palavra incorpora o significado da raiz "lr’ak", "enviar" (VINE, 2003, p 41).[ii] Os anjos costumavam aparecer em forma humana. Nunca se manifestaram em forma sub-humana, como animais, pássaros ou objetos materiais. Apesar de o anjo do Senhor ter falado do fogo e da nuvem, e até mesmo ter feito uma mula falar, nunca se identificou com nenhum desses elementos. Além disso, os anjos sempre surgiram como homens, nunca como mulheres ou crianças, e sempre estavam vestidos.
Apareciam como homens
De vez em quando, os anjos apareciam
como homens de aparência impressionante, tanto no rosto como na vestimenta.
Muitas vezes, os anjos se mostravam tão semelhantes a humanos que, inicialmente,
não eram reconhecidos como anjos. (Gn 18.2; 19.1; Hb 13.2). Pouco antes do
ataque a Jericó, Josué “levantou os olhos
e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada
nua” (Js 5.13). Gideão não percebeu que o convidado que lhe dava ânimo era
um anjo, até que lhe serviu uma suntuosa refeição composta de carne e bolos e o
anjo ofereceu-a a Deus como oferta queimada (Jz 6.21,22). Os anjos fizeram
várias aparições, com o “um homem” para Manoá e sua esposa (13.21). As mulheres
que foram ao túmulo de Jesus relataram terem visto “dois varões com vestes resplandecentes” (Lc 24.4). Quando os Doze
testem unhavam a ascensão de Jesus, puseram-se ao lado deles “dois varões vestidos de branco” (At
1.10). Uma descrição mais colorida de um anjo foi dada por Daniel, que o viu
quando estava à margem do Rio Tigre (Dn 10.5,6). Em muitas outras ocasiões os
anjos foram descritos como “um homem” ou como tendo “aparência de um homem” (Ez
40.3; Dn 10.18; Zc 2.1). Em nenhuma referenca
aparecem anjo com asa com se ver nas pinturas (At 10.3-5). Embora que, as, mais
antigas evidências arqueológicas de anjos aparecem no monolito de Ur-Nammus, c.
2250 a.C.,(TENEY, 2008, p. 307-314),[iii] onde os anjos são vistos voando sobre a cabeça
do rei enquanto este orava. Mas isso não que dizer que anjo tem asa. A
Enciclopédia Católica diz que, na verdade o tipo figural do anjo do
cristianismo derivou da deusa grega da vitória, que era alada, de nome Nike.(WASHINGTON, 1967).[iv] Os anjos são descritos espíritos e incorpóreos
Aparecem e desaparecem, e movimenta-se com uma rapidez imperceptível sem usar
meios naturais. têm o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de
tornar visível a sua presença aos sentidos do homem (Gn 19.1‐3). Para voar não
precisa de asas, assim com Felepe foi transladado (At 8.39-40) – Foi de Gaza
para a cidade de Azoto, – Ele não precisou de asas para ser transportado.
Anjos com asas
Anjos com asas vem dos assírios e os gregos deram asas a
alguns desses seres semi-divinos. Hermes tinha asas nos calcanhares. Eros,
"o espírito voador do amor apaixonado", tinha asas afixadas aos
ombros. Num tom bastante divertido, os romanos inventaram Cupido, o deus do
amor erótico, retratado como um garoto brincalhão que atirava flechas
invisíveis para encorajar romances (HORTON, 1996, p.189, p.189).[v]
Os anjos são seres incorpóreos
Os anjos são seres
incorpóreos, como está claro em Efésios 6.12, e em outras referências como (Sl
104.4; Hb 1.7,14; At 19.12; Lc 7.21; 8.2; 11.26; Mt 8.16; 12.45). Eles não
possuem carne nem ossos e são invisíveis (Cl 1.16). Os anjos formam um
exército, não uma raça. Segundo as Escrituras, o casamento não faz parte do
plano de Deus para os anjos (Mt 22.30; Lc 20.34‐36). Aqueles que aparecem com asas são os Serafins,
mencionados apenas em (Is 6.2,6), e os Querubins, mencionados em Ezequiel
10.16. Serafins, constituem uma classe de anjos [sereis espirituais][1] muito
próxima dos querubins.
São representados simbolicamente em
forma humana com seis asas cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para
execução das ordens do Senhor.
Permanecem servidores em
torno do trono
do Deus poderoso, cantam louvores
a Ele e são considerados os nobres entre os anjos. (FAETAD, 2011).[vi] Segundo
o historiador VALERIO M. M., a referência mais antiga a um "anjo"
remonta à civilização de Micenas, na Grécia antiga, há mais de três mil anos.
Posteriormente, a palavra passou a significar "mensageiro" tanto na
Grécia antiga como na Bíblia.[vii] A
palavra anjo conforma concordância de JOSHUA, ocorrem:[2] AT
(107); NT (103); total de referências das palavras relacionadas 300 vezes, por
existirem alguns versículos com a palavra anjo mais de uma vez. (OLIVEIRA, v1, pp.202-203).[viii]
AS TAREFAS DOS ANJOS
A respeito
das tarefas dos anjos, segundo Geziel Gomes:
1. Os anjos
podem demonstrar expressivo poder mental (2 Samuel 14:17,20).
2. Os anjos
podem lançar males físicos aos homens (Gênesis 19:11; Atos 12:23).
3. Os anjos
podem influenciar pessoas e nações (Daniel 10:13).
4. Os anjos
podem exercer força e poder (2 Pedro 2:11).
5. Os anjos
têm domínio sobre o fogo (Apocalipse 14:18).
6. Os anjos
podem voar e aparecer repentinamente em qualquer lugar (Daniel 9:21; Lucas
2:14; Atos 1:10).
7. Os anjos
têm um poder limitado (Mateus 24:36).
SUAS TAREFAS É:
As tarefas
dos anjos são as seguintes:
1. Eles
executam os juízos de Deus (2 Samuel 24:16; Apocalipse 16).
2. Eles
executam os desígnios gerais de Deus (Números 22:22).
3. Eles
executam a vontade soberana de Deus (Salmos 103:20).
4. Eles
comunicam a vontade de Deus (Daniel 8:15-17; Lucas 1:19,28).
5. Eles
ministram a favor dos homens (Hebreus 1:14).
6. Eles
louvam a Deus (Salmos 148:2; Isaías 6:3; Lucas 2:13,14).
7. Eles se
alegram com a salvação das criaturas humanas (Lucas 15:7,10). ( NÚNES, l995, p
77)[i]
Existem anjos que só são
conhecidos através do serviço que realizam. Aqui estão alguns deles:
Anjos de juízo (Gênesis
19:13; 2 Samuel 24:16; 2 Reis 19:35; Salmos 78:49; Ezequiel 9:1,5,7).
Anjo destruidor (1 Crônicas
21:15).
Anjo vigilante (Daniel
4:12,23).
Anjo do Concerto (Malaquias
3:1).
Anjo da cura (?) (João 5:1-4).
Anjo das águas (Apocalipse
16:5).
Anjos do vento (Apocalipse
7:1).
Os sete anjos (Apocalipse
8:2).
Anjo do abismo (Apocalipse
9:11).
Nenhum deles é mencionado
como tendo asas.
[1] Parafáse do autor
[2] Gn 16.7; Gn 16.9; Gn 16.10; Gn 16.11;
Gn 21.17; Gn 22.11; Gn 22.15; Gn 24.40;
Gn 31.11; Gn 48.16; Êx 3.2; Êx 14.19; Êx 23.20 Êx 23.23; Êx 32.34; Êx 33.2; Nm
20.16; Nm 22.22; Nm 22.23; Nm 22.24; Nm 22.25; Nm 22.26; Nm 22.27; Nm 22.31; Nm
22.32; Nm 22.34; Nm 22.35 Jz 2.1; Jz 2.4; Jz 5.23; Jz 6.11; Jz 6.12; Jz 6.20;
Jz 6.21; Jz 6.21; Jz 6.22; Jz 6.22; Jz 13.6; Jz 13.9; Jz 13.13; Jz 13.15; Jz
13.16; Jz 13.16; Jz 13.17; Jz 13.18; Jz 13.19; Jz 13.20; Jz 13.21; Jz 13.21;
1Sm 29.9; 2 Sm 14.17; 2Sm 14.20; 2Sm 19.27;
2Sm 24.16; 2 Sm 24.16; 2 Sm 24.17; 1 Rs 13.18; 1Rs 19.5; 1Rs 19.7; 2Rs
1.3; 2Rs 1.15; 2Rs 19.35; 1Cr 21.12; 1Cr 21.15; 1Cr 21.15; 1Cr 21.16; 1Cr
21.18; 1lCr 21.20; 1 Cr 21.27; 1Cr 21.30; 2Cr 32.21; SI 34.7; SI 35.5; SI 35.6; Ec 5.6; Is 37.36; Is 63.9;
Dn 3.28; Dn 6.22; Os 12.4; Zc 1.9; Zc 1.11; Zc 1.12; Zc 1.13; Zc 1.14; Zc 1.19;
Zc 2.3; Zc 2.3; Zc 3.1; Zc 3.3; Zc 3.5; Zc 3.6; Zc 4.1 ;Zc 4.4; Zc 4.5; Zc 5.5;
Zc 5.10; Zc 6.4; Zc 6.5; Zc 12.8; Ml 2.7; Ml 3.1; Ml 3.1; Mt 1.20; Mt 1.24; Mt
2.13; Mt 2.19; Mt 11.10; Mt 28.2; Mt 28.5; Mc 1.2; Lc 1.11; Lc 1.13; Lc 1.18;
Lc 1.19; Lc 1.26; Lc 1.28; Lc 1.30; Lc 1.34; Lc 1.35; Lc 1.38; Lc 2.9; Lc 2.10;
Lc 2.13; Lc 2.21; Lc 7.27; Lc 22.43; Jo 5.4 Jo 12.29; At 5.19; At 6.15; At
7.30; At 7.35; At 7.38; At 8.26; At 10.3; At 10.4; At 10.7; At 10.22; At 11.13;
At 12.7; At 12.8; At 12.9; At 12.10; At 12.11; At 12.15; At 12.23; At 23.8; At
23.9; At 27.23; 2Co 11.14; Gl 1.8; Gl 4.14; Ap 1.1; Ap 2.1; Ap 2.8; Ap 2.12; Ap
2.18; Ap 3.1; Ap 3.7; Ap 3.14; Ap 5.2; Ap 7.2; Ap 8.3; Ap 8.4; Ap 8.5; Ap 8.7;
Ap 8.8; Ap 8.10; Ap 8.12; Ap 8.13; Ap
9.1; Ap 9.11; Ap 9.13; Ap 9.14; Ap 10.1; Ap 10.5; Ap 10.7; Ap 10.8; Ap 10.9; Ap
10.10; Ap 11.1; Ap 11.15; Ap 14.6; Ap 14.8; Ap 14.9; Ap 14.15; Ap 14.17; Ap
14.18; Ap 14.19; Ap 16.3; Ap 16.4; Ap 16.5; Ap 16.8; Ap 16.10; Ap 16.12; Ap
16.17; Ap 17.7; Ap 18.1; Ap 18.21; Ap 19.17; Ap 20.1; Ap 21.17; Ap 22.6; Ap
22.8; Ap 22.16.
No plural (Anjo).
Gn 19 .1; Gn 19.15; Gn 28.12; Gn 32.1;
Jó 4.18; SI 8.5; SI 91.11; SI 103.20; SI 148.2; Mt 4.6; Mt 4.11; Mt 13.39; Mt
13.41; Mt 13.49; Mt 16.27; Mt 18.10; Mt 22.30; Mt 24.31; Mt 24.36; Mt 25.31; Mt 25.41; Mt 26.53; Mc 1.13; Mc 8.38; Mc 12.25; Mc 13.27; Mc 13.32
Lc 2.15; Lc 4.10 Lc 9.26; Lc 12.8; Lc 12.9; Lc 15.10; Lc 16.22; Lc 20.36; Lc
24.23; Jo 1.51; Jo 20.12; At 7.53; Rm 8.38; 1Co 4.9; 1ICo 6.3; 1Co 11.10; 1Co
13.1; G1 3.19; Cl 2.18; 2Ts 1.7; 1Tm 3.16; 1T m 5.21; Hb 1.4; Hb 1.5; Hb 1.6;
Hb 1.7; Hb 1.7; Hb 1.13; Hb 2.2; Hb 2.5; Hb 2.7; Hb 2.9; Hb 2.16; Hb 12.22; Hb
13.2; 1Pd 1.12; 1Pd 3.22; 2Pd 2.4; 2Pd 2.11;Jd 1.6; Ap 1.20; Ap 3.5; Ap 5.11;
Ap 7.1; Ap 7.2; Ap 7.11; Ap 8.2; Ap 8.6; Ap 8.13; Ap 9.14; Ap 9.15; Ap 12.7; Ap
12.7; Ap 12.9; Ap 14.10; Ap 15.1; Ap 15.6; Ap 15.7; Ap 15.8; Ap 16.1; Ap 17.1;
Ap 21.9; Ap 21.12. Anjos são encontrados em 35 livros da Bíblia, e em 273
referências.
[i]
COENEN, Lothar & Colin Brown. Dicionário
Internacional de Teologia do NT - Volume 1e 2, Tradução: Gordon Chown. 2ª Edição.Ed., Vida- SP, 2000.
[ii] VINE, W. E.; UNGER, Merril F.;
WHITE JR, William. Dicionário
Vine.2. ed. Rio de janeiro: CPAD, 2003.
[iii]
TENEY. Merril C. Enciclopédia da Bíblia.
Editora Cultura Cristã. 5 volume. Edição, SP 2008.
[iv]
WASHINGTON. D.C. Nova Enciclopédia
Católica, vol. 1 A Universidade Católica da América, 1967.
[v]
HORTON. Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de
Janeiro: CPAD, 1996.
[vi] FAETAD‐SP.
Disponível na Internet <www.teologiaadistancia.com.br>
(Apostila). Em: set. 2011.
[vii]
Diário de noticia globo. Disponível em:
<http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?contentid=3599296&seccao=Europa/>
Acessado em: 12 Dez. 2013.
[viii]
OLIVEIRA, Oséias Gomes. Concordância Bíblica Exaustiva Joshua – 1 Volumes.
Editora centra gospel. RJ.
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