CONTRADIÇÕES BÍBLICAS

 

Respostas para suas dúvidas

A Bíblia não contém erros, como já foram mencionados neste livro, os erros que existe não tira a sua inspiração.

 A Bíblia utiliza uma linguagem simples e comum, do quotidiano, que destaca a ocorrência de um não tem uma base científica. Isso não quer dizer que os autores usassem uma linguagem anti-científica ou que negassem a ciência, mas sim uma linguagem popular para descrever fenómenos científicos. (GEISLER, 1997, p.23).[i] Para compreender as escrituras, é necessário entender as três linguagens da Bíblia: a linguagem literal, a linguagem figurativa e a linguagem simbólica. A linguagem literal refere-se à interpretação ao pé da letra, enquanto a linguagem figurativa abrange as figuras de linguagem presentes na Palavra de Deus. No entanto, é importante lembrar que "é o Espírito que abre os olhos do entendimento" (Lucas 24.45).

Conforme afirmou Vilson Scholz, "A Bíblia não contém contradições, ela se interpreta a si mesma; a Bíblia também se explica por si só, sendo sua própria intérprete". (SCHOLZ, 2006, pp.10,11).[ii]

O mesmo indivíduo ainda acrescentou:

A Bíblia não tem como objetivo contar histórias antigas ou satisfazer a curiosidade dos seus leitores sobre o passado, presente ou futuro. Ela não é um livro que contém todas as respostas, pelo menos não as respostas específicas para perguntas muitas vezes sem grande importância. No entanto, ela responde às grandes questões da vida e da morte. A grande novidade da Bíblia também não está no seu ensino ético. O que a Bíblia realmente quer é tornar-nos sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2Tm 3.14-17).

No Livro Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff,[1] utilizando a palavra ligths, em inglês, mostra como se deve interpretar as Sagradas Escrituras.

Hank Hanegraaff destacou que um método eficaz para combater o ensino herético é através de um sólido treinamento hermenêutico, que consiste na ciência e na arte da interpretação bíblica. A hermenêutica é considerada uma ciência por estar fundamentada em regras específicas, enquanto também é uma arte devido ao envolvimento da intuição e análise perspicaz. Um acrônimo útil para lembrar as diretrizes hermenêuticas é L-I-G-H-T-S ("luzes"). Esse método irá esclarecer o caminho enquanto se navega pela Palavra. O acrônimo representa os seguintes elementos importantes na interpretação da Bíblia:

L = Interpretação Literal

I = Iluminação Espiritual

G = Princípios Gramaticais

H = Contexto Histórico

T = Ensino Teológico

S = Simetria Bíblica

Temos também na bíblia as figura de linguagem

O que são as figuras de linguagem

... São recursos linguísticos empregados pelo literato para expressar de modo concreto suas ideias, evocando algum tipo de imagem real, comparação, ou de correspondência entre as palavras e pensamento” (BENTHO, 2005, p. 307)[2]

A Bíblia utiliza várias figuras de linguagem, todas elas são importantes para ilustrar verdades profundas e divinas. Para compreender a Bíblia, é necessário conhecer essas figuras de linguagem. (PIONEIRA.2010)[3]

Por que usá-las?

Elas contribuem para a fixação da mensagem na mente, conferem clareza, causam impacto e também captam a atenção pela sua beleza.[4]

O Pr. João de Souza comentou: É fundamental ter em mente a importância do conhecimento das figuras de linguagem para a interpretação de textos. A palavra de Deus é composta por palavras ensinadas pelo Espírito Santo (1 Co 2.13; 1 Ts 2.13; 2 Tm 3.16; 2Pd 1.21, etc.). (Souza. 2010)[5]

CLASSIFICAÇÃO

Bentho (2005, p. 307 ss) categoriza as figuras de linguagem bíblicas da seguinte forma: Comparação: Símile e Metáfora. Dicção: Pleonasmo e Hipérbole. Relação: Sinédoque e Metonímia. Contraste: Ironia, Parábola, Litote e Eufemismo. Caráter pessoal: Prosopopeia e apóstrofe.

Vamos destacar alguas delas

ANTROPOMORFISMO - É a linguagem que atribui a Deus ações e características humanas, inclusive órgãos e membros do corpo humano. Por exemplo: "E o Senhor apreciou o agradável aroma e refletiu consigo mesmo... (Gn. 8.21). "Por que escondes a tua mão e a tua direita no teu seio?" (Sl. 74.11). (PIONEIRA.2010)

HIPÉRBOLE - Figura de estilo que recorre a um exagero óbvio e intencional para enfatizar ou causar uma impressão mais profunda. As hipérboles não devem ser interpretadas literalmente.

Jesus utilizou muitas figuras de linguagem no seu ensino. Por exemplo, ele disse: “Porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu próprio olho?” (Mt 7.3) Outro exemplo: “E nem um só cabelo da vossa cabeça perecerá” (Lc 21.18) É evidente que Jesus não estava a afirmar que todos os cabelos de cada um dos seus discípulos seriam preservados. Ele utilizou uma figura de linguagem para realçar que os seus seguidores seriam protegidos apesar de serem “odiados por todos”. (Lc 21:17).[6]

Passaram-se dez minutos, dez séculos de ansiedade para Lenita.” (Júlio Ribeiro) citado por Eduardo Cajueiro.

Torrentes de água derramaram os meus olhos por causa da destruição da filha do meu povo.” (Lm 3.48)

Aqueles que me aborrecem sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça...” (Sl 69.4)[7]

TROPOLOGIA - ( modo figurativo de fala ou escrita).[8]

METÁFORA - Uma comparação em que um elemento imita ou representa outro, quando são essencialmente diferentes (“Eu sou a porta” [Jo 10.7,9][9]

Alguns versículos com a figura de linguagem Metáfora

João 15.1; Mateus 5.13,14; Mateus 6.22; Mateus 26.26; Joao 7-9; Mateus 6.48; J0ão14. 6; Jeremias 50.6; Gênesis 49.9; Salmos 71.3; 23.1; Isaías 40.6; 10.46; 1 Pedro 1.24.

HISSOPO - Planta com folhas e ramos finos utilizada para borrifar sangue ou água durante cerimónias de purificação. Provavelmente, tratava-se da manjerona (Origanum maru; Origanum syriacum). O hissopo mencionado em João 19.29 poderia ser manjerona amarrada a um galho ou a uma haste de sorgo (Sorghum vulgare), uma vez que esta planta poderia ser suficientemente longa para levar a esponja com o vinho azedo à boca de Jesus. (Êx 12:22; Sl 51:7).[10]

HIPOCATÁSTASE - A hipocatastase é uma figura de linguagem que faz uma comparação implícita, utilizando uma palavra no lugar de outra com a qual possui uma relação de semelhança no contexto específico. No trecho "Eis os Cordeiro de Deus" (João 1.29), o termo "Cordeiro de Deus" é uma hipocatastase que se refere a Jesus Cristo. A semelhança é indicada diretamente, pois Jesus é associado a um cordeiro, sugerindo sua pureza, sacrifício e redenção, como o cordeiro sacrificial do Antigo Testamento.

PROSOPOPEIA - A prosopopeia é uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados, irracionais ou abstratos. Aqui estão os exemplos bíblicos fornecidos:

"Todos os meus ossos dirão: Senhor, quem contigo se assemelha?" (Salmos 35:10) - Neste versículo, os ossos são personificados, sendo atribuída a eles a capacidade de falar e expressar louvor ao Senhor.

"Pergunte agora às alimárias; e cada uma delas te ensinará; e as aves dos céus, e elas te falarão saber". (Jó 12:7) - Neste caso, animais como as alimárias e as aves dos céus são personificados, sendo apresentados como capazes de ensinar e falar conhecimento.

"A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim". (Gênesis 4:10) - Aqui, o sangue de Abel é personificado como tendo uma voz que clama a Deus da terra, após o assassinato cometido por Caim.  (PIONEIRA.2010)

PROSOPOPEIA - A personificação consiste na atribuição de características, ações ou sentimentos humanos a seres inanimados, irracionais ou abstratos. O coqueiro não se importava com o vento que lhe desarrumava os cabelos, e continuava a interagir com o mar em fúria. (Preocupar-se e interagir são comportamentos próprios de pessoas, não de coqueiros e mares.)

"…os montes e os outeiros exultarão diante da vossa presença, e todas as árvores do campo aplaudirão." (Is 55.12) (A capacidade de exultar e aplaudir pertence aos seres humanos, não aos outeiros e árvores.)

Clamar e responder são atitudes próprias de seres humanos, não de paredes e vigas.[11]

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⇛ Saiba Mais ⇚ 



[1] HANEGRAAFF, H. (s.d.). Cristianismo em Crise. RJ: CPAD.

[2] BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica Fácil e Descomplicada. 3 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

[3] PIONEIRA. ASSEMBLEIA DE DEUS A. ALGUMAS LINGUAGENS FIGURADAS DA BÍBLIA Dispunível em Nov-2010 https://adpioneiramidia.webnode.com.br/news/algumas-linguagens-figuradas-da-biblia/> Acessado em 20 Set. 2021.

[4] FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento"— Transcrição da apresentação. Disponível em  https://slideplayer.com.br/slide/13049958/

[5]  SOUZA  Pr. João de.  Figuras de linguagem Acessado em 7 Jan. 20210 < https://www.pastorjoaodesouza.com.br/123/?p=936 > Disponível em 16  Set. 2021

[6]  Disponível em 15 Set 2021: < https://www.jw.org/pt/biblioteca/livros/glossario-da-biblia/hiperbole/

[7] Eduardo Cajueiro “FIGURAS DE LINGUAGEM” . disponível em 16 Fev.. 2011  <http://gramaticanabiblia.blogspot.com/2011/02/figuras-de-linguagem-grupo-1.html>  disponível em 16 Set. 2021

[8] FEST – Filemom Escola Superior de Teologia “Formando Obreiros Aprovados”, Grego, p. 25

[9] "FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento"— Transcrição da apresentação. Disponível em   https://slideplayer.com.br/slide/13049958/

[10]  Disponível em 15 Set 2021: < https://www.jw.org/pt/biblioteca/livros/glossario-da-biblia/hiperbole/

[11] Gramática na Bíblia http://gramaticanabiblia.blogspot.com/2011/02/figuras-de-linguagem-grupo-1.html



[i] GEISLER, Norman & William Nix. Introdução Bíblica - Como a Bíblia Chegou Até Nós, editora vida, SP, ed. 1997.

[ii] SCHOLZ, Vilson. Princípios de Interpretação Bíblica. Editora ULBRA. 1 Edição 2006.

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