JEREMIAS OU ZACARIAS EM MATEUS 27.9

Tema: Jeremias Ou Zacarias Em Mateus 27.9

Segundo o livro A Bíblia Responde. A aparente discrepância entre a citação de Mateus 27.9, que atribui a profecia a Jeremias, quando na verdade foi proferida por Zacarias, tem sido objeto de várias teorias interpretativas ao longo dos tempos.

1.     Erro de Memória: Alguns sugerem que o autor citou de memória e cometeu um pequeno equívoco ao atribuir a profecia a Jeremias em vez de Zacarias.

2.     Livro Apócrifo de Jeremias: Orígenes propôs a ideia de que a passagem poderia estar em algum livro apócrifo atribuído a Jeremias. Jerônimo encontrou uma referência em um livro apócrifo, mas interpretou essa referência como sendo de Zacarias. No entanto, essa teoria não resolve completamente o problema.

3.     Supressão da Passagem: Eusébio sugeriu que a passagem poderia ter sido suprimida pelos judeus de todas as cópias dos escritos de Jeremias devido à sua conexão com a história de Jesus. No entanto, não há evidências para apoiar essa teoria.

4.     Lapso de Memória com Explicação Teológica: Agostinho e outros teólogos modernos concordam com a ideia de um lapso de memória, mas essa explicação levanta questões sobre a inspiração divina da Escritura Sagrada.

5.     Paráfrase Intencional: Uma explicação mais provável é que Mateus fez uma paráfrase da profecia de Zacarias, baseada em Jeremias 32.6-9, para enfatizar o sentido original da profecia ou para explicar mais completamente suas implicações. Nesse sentido, Mateus pode ter usado o material básico de Jeremias e produzido a citação que encontramos em seu evangelho, não como um erro, mas como uma forma de elucidar o significado da profecia.

Essas teorias oferecem diferentes perspectivas sobre como explicar a aparente discrepância entre a citação de Mateus e a profecia original de Zacarias. (Diversos, 1983, pp. 23,24)

O comentário bíblico da bíblia anotada aponta que a atribuição da profecia a Jeremias em Mateus 27:9 é devido ao fato de que, na época de Jesus, os livros dos profetas eram iniciados com o livro de Jeremias, não com Isaías como é comum hoje em dia. Portanto, a citação é identificada pelo primeiro livro do volume, e não pelo nome do autor específico do livro em questão. Isso significa que quando Mateus menciona "por intermédio do profeta Jeremias", ele está se referindo ao primeiro livro dos profetas no cânon hebraico, que era o livro de Jeremias.

Essa prática de identificar a profecia pelo primeiro livro do volume também é observada em Lucas 24:44, onde "Salmos" é mencionado, mas inclui todos os livros conhecidos como "Escritos", por ser o primeiro livro do grupo.

Portanto, a atribuição a Jeremias em Mateus 27:9 não é necessariamente um erro, mas sim uma convenção de identificação baseada na organização dos livros proféticos na época de Jesus. (Bíblia, 1994).

Bibliografia

Bíblia. (1994). CharlesCaldwell Ryrie. SP: MC.

Diversos. (1983). A Bíblia Responde. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus.


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