Segundo o livro A Bíblia Responde. A aparente discrepância
entre a citação de Mateus 27.9, que atribui a profecia a Jeremias, quando na
verdade foi proferida por Zacarias, tem sido objeto de várias teorias
interpretativas ao longo dos tempos.
1. Erro de
Memória: Alguns sugerem que o autor citou de memória e cometeu um
pequeno equívoco ao atribuir a profecia a Jeremias em vez de Zacarias.
2. Livro
Apócrifo de Jeremias: Orígenes propôs a ideia de que a passagem poderia
estar em algum livro apócrifo atribuído a Jeremias. Jerônimo encontrou uma
referência em um livro apócrifo, mas interpretou essa referência como sendo de
Zacarias. No entanto, essa teoria não resolve completamente o problema.
3. Supressão
da Passagem: Eusébio sugeriu que a passagem poderia ter sido suprimida
pelos judeus de todas as cópias dos escritos de Jeremias devido à sua conexão
com a história de Jesus. No entanto, não há evidências para apoiar essa teoria.
4. Lapso de
Memória com Explicação Teológica: Agostinho e outros teólogos
modernos concordam com a ideia de um lapso de memória, mas essa explicação
levanta questões sobre a inspiração divina da Escritura Sagrada.
5. Paráfrase
Intencional: Uma explicação mais provável é que Mateus fez uma paráfrase
da profecia de Zacarias, baseada em Jeremias 32.6-9, para enfatizar o sentido
original da profecia ou para explicar mais completamente suas implicações.
Nesse sentido, Mateus pode ter usado o material básico de Jeremias e produzido
a citação que encontramos em seu evangelho, não como um erro, mas como uma
forma de elucidar o significado da profecia.
Essas teorias oferecem diferentes perspectivas sobre como
explicar a aparente discrepância entre a citação de Mateus e a profecia
original de Zacarias.
O comentário bíblico da bíblia anotada aponta que a
atribuição da profecia a Jeremias em Mateus 27:9 é devido ao fato de que, na
época de Jesus, os livros dos profetas eram iniciados com o livro de Jeremias,
não com Isaías como é comum hoje em dia. Portanto, a citação é identificada
pelo primeiro livro do volume, e não pelo nome do autor específico do livro em
questão. Isso significa que quando Mateus menciona "por intermédio do
profeta Jeremias", ele está se referindo ao primeiro livro dos profetas no
cânon hebraico, que era o livro de Jeremias.
Essa prática de identificar a profecia pelo primeiro livro do
volume também é observada em Lucas 24:44, onde "Salmos" é mencionado,
mas inclui todos os livros conhecidos como "Escritos", por ser o
primeiro livro do grupo.
Portanto, a atribuição a Jeremias em Mateus 27:9 não é
necessariamente um erro, mas sim uma convenção de identificação baseada na
organização dos livros proféticos na época de Jesus.
Bibliografia
Bíblia. (1994). CharlesCaldwell Ryrie. SP: MC.
Diversos. (1983). A Bíblia Responde. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus.
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