INTRODUÇÃO:
Costumo ouvir muito a
frase: "Quem é de nós que não comete pecado diariamente!" Esta frase
faz referência ao texto da primeira carta de João, capítulo 1, versículo 10.
Outras pessoas costumam dizer frequentemente quando têm a oportunidade no púlpito
expressões como: "Eu peco todos os dias, perdi a conta hoje", também
baseadas nesse mesmo texto. Se dissermos que não pecamos, somos mentirosos.
Além disso, há aqueles que afirmam: "Nós pecamos com a boca diariamente,
com os ouvidos, com os olhos", mais uma vez baseando-se no texto. Outros
ainda dizem: "Se existe algum santarrão aqui, pois eu não sou; peco todos
os dias", fazendo referência ao mesmo versículo. "Se dissermos que
não cometemos pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em
nós" (1 João 1:10).
Recentemente, uma pessoa
compartilhou uma visita que fez a uma família que havia deixado de frequentar a
igreja. Durante essa visita, essa pessoa relatou um pouco da história de um
homem que, segundo ela, havia deixado o ministério e fundado um novo para si
mesmo. Ainda, lamentavelmente, informou que a esposa desse homem o deixou por
outra mulher e que ele estava envolvido em relacionamentos com homens. Além
disso, mencionou que ele havia passado por uma cirurgia de próstata e estava
sofrendo com uma ferida na perna. Durante a visita, essa pessoa pediu ao homem
que se arrependesse e voltasse a caminhar junto a Deus. No entanto, o homem
respondeu com uma pergunta desafiadora, questionando quem era essa pessoa para
julgá-lo, afirmando ser um crente. Esse incidente reflete uma tendência na
geração atual de se acostumar com o pecado e de usar passagens bíblicas fora de
contexto para justificar erros e comportamentos inadequados.
Um homem se ausentou da
esposa por motivo de trabalho e estava com aproximadamente um mês. Já estava
tendo um caso com uma mulher, que não era sua esposa. Alguns amigos na empresa
o apontaram, por ele ser um crente. Ele indagou dizendo: Davi era segundo o
coração de Deus e pecou. Somos carne, quem é que não peca! A bíblia diz: que se
dissermos que não pecamos, somos mentirosos. So que a bíblia nos adverte em 1
Coríntios 6.12 NTLH: “Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.”
Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer
qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize. Devemos viver de
tal maneira que não prejudiquemos os judeus, nem os não-judeus, nem a Igreja de
Deus (1Co 10.32 NTLH). Romanos 14.16 NTLH: “Não dêem motivo para os outros
falarem mal daquilo que vocês acham bom”.Teve um que chegou a mim e disse:
se fulano que é pregador famoso pecou... Passou se o tempo esse jovem casou na
igreja com uns dois anos deixou a moça, passou gostar de uma mulher casada, ela
deixa o marido e vai viver com ele, eles se divorcia a casa novamente, quem
realizou seu casamento o mesmo pastor que fez seu primeiro casamento.
São pessoas que se dizem
crentes, mas são pior que os ímpios.
(1 Co 5.1; 11.30). Hebreus
12.16 NTLH: “E tomem cuidado também
para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas,
como Esaú, devido a um prato de comida, vendeu os seus direitos de filho mais
velho”. São esses e outros mais absurdos que temos ouvidos em nosso meio
cristão. A desculpa é dizer que a bíblia diz que pecamos.
Vamos esclarecer este texto
de que tanto usam para argumentar seus erros.
“Se dissermos que não temos cometido pecado” (1ª Jo 1.10 ARA), isso
sim; É, bíblico. “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos
enganamos, e a verdade não está em nós. somos mentirosos”. (1ª Jo 1.8 ARA).
Vamos agora a analisar o
capítulos 1e 2 da primeira epistolar de João.
Pode a ter que ser, polêmico
para alguns, alguns esses, que não quere aceitar, que tem que andar em novidade
de vida. A analisando o que se entende desse livro de João 1.8[1],10;
2.1; 3.6,9; 5.16.
Conforme O INTERLINEAR
GREGO DO NT. CPAD, p.881. do jeito que está escrito no original, sem nenhum
acréscimo.
έάν εΐπωμεν» δτι ούχ ήμαρτήκαμεν,
Se dissermos que não temos pecado.
Eƒm e·pylem Åti d˜m žlaqtŸsalem, Grego moderno
Eam eipylem oti dem glaqtgsalem grego antigo
A maior confusão está
aqui neste trecho, por traduzir: “Se dissermos que não pecamos”. Versão
ARC[2], DO,
ARF.
NTLH - não temos cometido pecados,
KJA - não temos cometido pecado,
NVI- não temos cometido pecado.
TB- não temos cometido pecado
HCSB[i]-
Se dizemos: “Nós não temos nenhum pecado”.
BSB[ii]-Se
dissermos: nós não pecamos,
VCC[iii]-
Se dizemos que nunca pecamos,
Todos nós temos o pecado herdado por Adão em Romanos diz “o pecado que habita em mim” (7.20).[3] “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51.5). [...] o meu pecado está sempre diante de mim (Sl 51.3). Romanos 5.12 “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Todos nós temos pecado. Só não podemos permanecer pecando como diz na versão ARC “que não pecamos”. Estamos sujeitos a pecar “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis [...]” observe “Não pequeis”, na NVI, NVT, “para que não pequem.” “Se, todavia, alguém pecar, [...]”, "se" é uma conjunção condicional (substituível por "caso"), por isto a tradução não está correte de 1 João 1.10 é: “que não pecamos”. “se” é uma conjunção condicional (substituível por "caso"), não está escrito: “quando pecares”, é se pecar. Estamos sujeitos a pecar... O motivo porque Paulo disse: “Ora, se eu faço o que não quero já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”. (Rm 7.20 ARC). O motivo deste dilema de Paulo e muita das vezes o, nossos está no fato de que, se ainda somos dominados por pensamentos abomináveis, e uma sensação de que não temos o controle sobre atos pecaminosos, a carne ainda é quem dita as regras no nosso ser. Romanos 6.13: “nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça”.
A bíblia não menciona os
crentes como pecadores, mas como santos. Como salientou Pr Elizeu Rodrigues:[iv]
“O que é para ser normal na igreja, não é
pecado, é santidade [...] para o ímpio é normal peca, porque é a natureza dele,
mas para os crentes quando peca, os ímpios se assusta, porque não é normal o
crente erra”. Leonardo[v]
comentou este assunto da seguinte maneira: “Uma
coisa não pecar a ou é viver no pecado. O propósito do autor João, não é dizer:
que o cristão não peca mais (1ª Jo 5.16) é dizer que o cristão não é escravo do
pecado, é bem deferente. De acordo com Romanos 6.6, não vivem na prática do
pecado, agora é um pecador porque tem uma natureza pecaminosa dentro de nós,
salmo 51 em diante. E, porque vivemos longe de Deus”.
John Wesley acreditava que
o homem poderia alcançar a perfeição, já.
Maxfield, Wesley ele não
acreditava que o ser humano seria capaz de alcançar, nesta vida, a perfeição.
Isto é, sem pecar. (HEITZENRATER, p. 210). E os Calvinistas acreditam que salvo
uma vez salvo para sempre, isto é, quem for predestinado a ser salva não perde
a salvação, não acreditam que o crente alcance a perfeição em vida.
Voltando ao texto de 1 João 1.10 na versão ARC,
dar-se-á entender que não, conseguiremos deixar de pecar. (que este é o único
trecho nas escritoras que afirma “se dissermos que não pecamos”). Embora que nos versos 1.8; 2.1; 3.6[4],9;
5.18, é o inverso deste texto na ARC já, poderemos ver, que não estar correto
alegramos: “se dissermos que não pecamos”.
Quando passamos a examinar em todo novo testamento, tanto Jesus como Paulo, no
estimulam a não mais pecar.[5]
Se eles nos ensinam a ter uma vida mudada, santificada, por que acharmos que
pecamos diariamente? Se sem santidade jamais veremos a Deus. (Hb 12.14). Sabemos
que estamos sujeitos á pecar, mas não podemos nos conformar que somos pecadores
ou, porque a matéria é mar, e o espírito é bom e nunca vamos poder deixar de
pecar, Paulo comenta aos Gálatas 5.16-23, devemos anda em espírito, e verso 24,
termina dizendo “As pessoas que pertencem
a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões
e desejos dessa natureza” (NTLH). Romanos 8.9 “Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o
Espírito de Deus quer, se é que o
Espírito de Deus vive realmente em vocês[...] quando o Espírito vivem verdadeiramente no
crente as possibilidades de pecar são mínimas. 1 Coríntios 10.13 ARA, “Não vos sobreveio tentação que não fosse
humana; mas Deus é fiel e não permitirá
que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá
livramento, de sorte que a possais suportar”. Podemos alcançar uma
perfeição, isto é, pessoa madura erram menos, “E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de
Cristo”. (Ef 4.13 NTLH). O contexto
diz: que vamos deixar de ser menino. O problema de Wesley, é que,
alcançavam e permanecia sem pecar anos e anos, só que, estamos em uma guerra,
em quanto a guerra, o soldado não está livre das ciladas do inimigo, pode ser
ferido. Diabo não descansará ele vai fazer de tudo para um de nós pecar.
Precisamos correr à carreira, não para ganhar uma coroa de folha, mais de
glória. Filipenses 3.12 “Não estou querendo dizer que já consegui
tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para
conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus”.
“[...] desembaraçando-nos de todo peso e
do pecado que tenazmente nos assedia, (trecw “trecho”)[6]
corramos, com perseverança, a carreira
que nos está proposta”, (Hb 12.1 ARA). Porem como muitos entendem que, quem
alcança Deus, Ele o chama para glória[7],
ou entende que só alcançamos quando chegarmos no céu, muitos Wesleyanos
acreditam que alcança ainda em vida, e que essas pessoas que alcançam, se dedica totalmente para canha almas para
Cristo.
CONCLUSÃO:
Espero que o leitor cristão intenda, que nesta vida
temos que fazer de tudo para pecar menos, não é aceitar que o texto de João em
algumas versões, traduz como que pecamos constantemente, vamos relaxar. Já
mencionei que a tradução não está correta, aos poucos os tradutores estão
tirando esses pequenos erros. Exemplo: Trecho em João 14.3 ARC, “E, se eu for e
vos preparar lugar [...]” para os apedeutas – que não são poucos no brasil,
entender que Cristo estava com dúvida, mas as novas correção traduz ARA assim:
“E, quanto eu for e vos preparar lugar[...]”. Há muitos trechos na versão ARC
que precisam ser corregido. Somos pecador justificado, isto é não vivem mais na
pratica do pecado, temos o pecado por natureza. Não podemos alegar em plúpido
que pecamos todos os dia, até que perdem
a conta. Você aceitou a Cristo foi para mudar se pecava 100, agora peca
90,80,50,e se por seve 10%.
[1]
1 João 1.8,9 (ARC). “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a
nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados,
ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a
injustiça” relator EETAD (2021,p.106): “Mostramos no Texto anterior que
“pecado”, no singular, citado no versículo 8, é uma referência direta à
natureza decaída do homem, donde provêm todos os “pecados”, no plural, citado
no versículo 9. É evidente, portanto, que o crente possui duas naturezas: a
pecaminosa, propensa ao pecado, e a divina. Esta última é implantada no crente
através da sua união e comunhão com Cristo, a Videira Verdadeira, sobre a qual
fala João 15. Enquanto a primeira natureza estiver vencida, dominada e
subjugada pelo crente, este prosseguirá de vitória em vitória. É pelo Pai, pelo
Filho, e pelo Espírito que o crente sempre triunfa (Gl 5.24; Rm 8.2,13; Jo
14.23)”. Conforme esses trechos, o crente cheio do Espírito fica menos
favorável ao pecado.
[2]
1819-2000. ATÉ 1995 a passagem de João 14.2 estava assim: “E, se eu for e vos
preparar lugar”, mas foi corregido, da mesma maneira é esse texto em 1ª João
1.10.
[3]
Romanos capítulos 7 e 8, mostram o conflito interior do crente entre a natureza
divina que nele habita e a sua natureza humana pecaminosa, mostrando a
possibilidade de o crente vir a pecar,
se deixa de vigiar e de depender do poder vencedor de Cristo.
[4]
"Qualquer que permanece nEle não
peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu" (1ª Jo 3.6 ARC),
este verso não foi traduzido seguindo um "detalhe" da gramática
grega. (ARA) corrigiu esta aparente "falha". Veja:
"Todo aquele que permanece nEle não
vive pecando; todo aquele que vive pecando não O viu, nem O conheceu".
A expressão em negrito (destaque) está escrito no tempo verbal grego que dá um
sentido de "presente contínuo". Ou seja, a pessoa que permanece em
Deus vive CONTINUAMENTE afastando-se do pecado. Mas isso não que dizer que, ele
não peca mais, vai depender de como esta sua vida diante de Cristo, pois nesta
vida, estamos sujeito a tentação.
[5]
Gálatas 5.16-24 (24),
[6]
Palavra empregado em metáfora para corredores numa competição, esforçar-se,
tentar duramente. O pecado, desejo da carne, junto como diabo, luta, duramente
para nos tira da corrida. Devemos corre com perseverança a carreira que nos foi
determinada, porque Cristo está já conquistou.
[7]
Quando os seres humanos receberem carne santa, não permanecerão na Terra, mas
serão levados ao Céu. Se bem que o pecado seja perdoado nesta vida, seus
resultados não são agora inteiramente removidos. É por ocasião de Sua vinda que
Cristo deve transformar ‘nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo
glorioso’” – WHITE. Ellen G. Eventos Finais, (1827-1915), 2004, p. 269.
Disponível em <
http://www.centrowhite.org.br/files/ebooks/egw/Eventos%20Finais.pdf> em Fev.
2021.
[i]
Holman Christian Standard Bible®, Copyright © 1999, 2000, 2002, 2003, 2009 por
Holman Bible Publishers. Usado com permissão. Bible Hub
[ii]
The Berean Bible ( www.Berean.Bible ) Berean Study Bible (BSB) © 2016, 2020 por
Bible Hub e Berean.Bible . Usado
com permissão. Todos os direitos reservados. Downloads gratuitos e
licenciamento disponíveis.
[iii] Versão Católica com cabeçalhos
[iv] Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=R3Ug2Pyqt0o&feature=youtu.be>
acessado Fev. 2021.
[v] Disponível em <https://youtu.be/OgATygmZN1M>
acessado Fev. 2021.
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