POR QUE SE DISSERMOS QUE NÃO COMENTEMOS PECAMOS, SOMOS MENTIROSOS

 INTRODUÇÃO:

Costumo ouvir muito a frase: "Quem é de nós que não comete pecado diariamente!" Esta frase faz referência ao texto da primeira carta de João, capítulo 1, versículo 10. Outras pessoas costumam dizer frequentemente quando têm a oportunidade no púlpito expressões como: "Eu peco todos os dias, perdi a conta hoje", também baseadas nesse mesmo texto. Se dissermos que não pecamos, somos mentirosos. Além disso, há aqueles que afirmam: "Nós pecamos com a boca diariamente, com os ouvidos, com os olhos", mais uma vez baseando-se no texto. Outros ainda dizem: "Se existe algum santarrão aqui, pois eu não sou; peco todos os dias", fazendo referência ao mesmo versículo. "Se dissermos que não cometemos pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (1 João 1:10).

Recentemente, uma pessoa compartilhou uma visita que fez a uma família que havia deixado de frequentar a igreja. Durante essa visita, essa pessoa relatou um pouco da história de um homem que, segundo ela, havia deixado o ministério e fundado um novo para si mesmo. Ainda, lamentavelmente, informou que a esposa desse homem o deixou por outra mulher e que ele estava envolvido em relacionamentos com homens. Além disso, mencionou que ele havia passado por uma cirurgia de próstata e estava sofrendo com uma ferida na perna. Durante a visita, essa pessoa pediu ao homem que se arrependesse e voltasse a caminhar junto a Deus. No entanto, o homem respondeu com uma pergunta desafiadora, questionando quem era essa pessoa para julgá-lo, afirmando ser um crente. Esse incidente reflete uma tendência na geração atual de se acostumar com o pecado e de usar passagens bíblicas fora de contexto para justificar erros e comportamentos inadequados.

Um homem se ausentou da esposa por motivo de trabalho e estava com aproximadamente um mês. Já estava tendo um caso com uma mulher, que não era sua esposa. Alguns amigos na empresa o apontaram, por ele ser um crente. Ele indagou dizendo: Davi era segundo o coração de Deus e pecou. Somos carne, quem é que não peca! A bíblia diz: que se dissermos que não pecamos, somos mentirosos. So que a bíblia nos adverte em 1 Coríntios 6.12 NTLH: “Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize. Devemos viver de tal maneira que não prejudiquemos os judeus, nem os não-judeus, nem a Igreja de Deus (1Co 10.32 NTLH). Romanos 14.16 NTLH: “Não dêem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom”.Teve um que chegou a mim e disse: se fulano que é pregador famoso pecou... Passou se o tempo esse jovem casou na igreja com uns dois anos deixou a moça, passou gostar de uma mulher casada, ela deixa o marido e vai viver com ele, eles se divorcia a casa novamente, quem realizou seu casamento o mesmo pastor que fez seu primeiro casamento.

São pessoas que se dizem crentes, mas são pior que os ímpios.   (1 Co 5.1; 11.30).  Hebreus 12.16  NTLH: “E tomem cuidado também para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas, como Esaú, devido a um prato de comida, vendeu os seus direitos de filho mais velho”. São esses e outros mais absurdos que temos ouvidos em nosso meio cristão. A desculpa é dizer que a bíblia diz que pecamos.

Vamos esclarecer este texto de que tanto usam para argumentar seus erros.

Se dissermos que não temos cometido pecado” (1ª Jo 1.10 ARA), isso sim;  É, bíblico. “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. somos mentirosos”. (1ª Jo 1.8 ARA).

Vamos agora a analisar o capítulos 1e 2 da primeira epistolar de João.

Pode a ter que ser, polêmico para alguns, alguns esses, que não quere aceitar, que tem que andar em novidade de vida. A analisando o que se entende desse livro de João 1.8[1],10; 2.1; 3.6,9; 5.16.

Conforme O INTERLINEAR GREGO DO NT. CPAD, p.881. do jeito que está escrito no original, sem nenhum acréscimo.

έάν εΐπωμεν» δτι ούχ ήμαρτήκαμεν,

Se dissermos que não temos pecado.

Eƒm e·pylem Åti d˜m žlaqtŸsalem, Grego moderno

Eam eipylem oti dem glaqtgsalem grego antigo

A maior confusão está aqui neste trecho, por traduzir: “Se dissermos que não pecamos”. Versão ARC[2], DO, ARF.

NTLH - não temos cometido pecados,

KJA - não temos cometido pecado,

NVI- não temos cometido pecado.

TB- não temos cometido pecado

HCSB[i]- Se dizemos: “Nós não temos nenhum pecado”.

BSB[ii]-Se dissermos: nós não pecamos,

VCC[iii]- Se dizemos que nunca pecamos,

Todos nós temos o pecado herdado por Adão em Romanos diz “o pecado que habita em mim” (7.20).[3]  Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51.5). [...] o meu pecado está sempre diante de mim (Sl 51.3). Romanos 5.12 “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Todos nós temos pecado. Só não podemos permanecer pecando como diz na versão ARC “que não pecamos”. Estamos sujeitos a pecar “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis [...]” observe “Não pequeis”, na NVI, NVT, “para que não pequem.” “Se, todavia, alguém pecar, [...]”, "se" é uma conjunção condicional (substituível por "caso"), por isto a tradução não está correte de 1 João 1.10 é: “que não pecamos”. “se” é uma conjunção condicional (substituível por "caso"), não está escrito: “quando pecares”, é se pecar. Estamos sujeitos a pecar... O motivo porque Paulo disse: “Ora, se eu faço o que não quero já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”. (Rm 7.20 ARC). O motivo deste dilema de Paulo e muita das vezes o, nossos está no fato de que, se ainda somos dominados por pensamentos abomináveis, e uma sensação de que não temos o controle sobre atos pecaminosos, a carne ainda é quem dita as regras no nosso ser. Romanos 6.13:  nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça”.  

A bíblia não menciona os crentes como pecadores, mas como santos. Como salientou Pr Elizeu Rodrigues:[iv]O que é para ser normal na igreja, não é pecado, é santidade [...] para o ímpio é normal peca, porque é a natureza dele, mas para os crentes quando peca, os ímpios se assusta, porque não é normal o crente erra”. Leonardo[v] comentou este assunto da seguinte maneira: “Uma coisa não pecar a ou é viver no pecado. O propósito do autor João, não é dizer: que o cristão não peca mais (1ª Jo 5.16) é dizer que o cristão não é escravo do pecado, é bem deferente. De acordo com Romanos 6.6, não vivem na prática do pecado, agora é um pecador porque tem uma natureza pecaminosa dentro de nós, salmo 51 em diante. E, porque vivemos longe de Deus”.

John Wesley acreditava que o homem poderia alcançar a perfeição, já. 

Maxfield, Wesley ele não acreditava que o ser humano seria capaz de alcançar, nesta vida, a perfeição. Isto é, sem pecar. (HEITZENRATER, p. 210). E os Calvinistas acreditam que salvo uma vez salvo para sempre, isto é, quem for predestinado a ser salva não perde a salvação, não acreditam que o crente alcance a perfeição em vida. 

Voltando ao texto de 1 João 1.10 na versão ARC, dar-se-á entender que não, conseguiremos deixar de pecar. (que este é o único trecho nas escritoras que afirma “se dissermos que não pecamos”). Embora que nos versos 1.8; 2.1; 3.6[4],9; 5.18, é o inverso deste texto na ARC já, poderemos ver, que não estar correto alegramos: “se dissermos que não pecamos”. Quando passamos a examinar em todo novo testamento, tanto Jesus como Paulo, no estimulam a não mais pecar.[5] Se eles nos ensinam a ter uma vida mudada, santificada, por que acharmos que pecamos diariamente? Se sem santidade jamais veremos a Deus. (Hb 12.14). Sabemos que estamos sujeitos á pecar, mas não podemos nos conformar que somos pecadores ou, porque a matéria é mar, e o espírito é bom e nunca vamos poder deixar de pecar, Paulo comenta aos Gálatas 5.16-23, devemos anda em espírito, e verso 24, termina dizendo “As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza” (NTLH). Romanos 8.9 “Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês[...]  quando o Espírito vivem verdadeiramente no crente as possibilidades de pecar são mínimas. 1 Coríntios 10.13 ARA, “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. Podemos alcançar uma perfeição, isto é, pessoa madura erram menos, “E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo”. (Ef 4.13 NTLH). O contexto  diz: que vamos deixar de ser menino. O problema de Wesley, é que, alcançavam e permanecia sem pecar anos e anos, só que, estamos em uma guerra, em quanto a guerra, o soldado não está livre das ciladas do inimigo, pode ser ferido. Diabo não descansará ele vai fazer de tudo para um de nós pecar. Precisamos correr à carreira, não para ganhar uma coroa de folha, mais de glória. Filipenses 3.12  Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus”. “[...] desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, (trecwtrecho”)[6] corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”, (Hb 12.1 ARA). Porem como muitos entendem que, quem alcança Deus, Ele o chama para glória[7], ou entende que só alcançamos quando chegarmos no céu, muitos Wesleyanos acreditam que alcança ainda em vida, e que essas pessoas que alcançam,  se dedica totalmente para canha almas para Cristo.

CONCLUSÃO:

Espero que o leitor cristão intenda, que nesta vida temos que fazer de tudo para pecar menos, não é aceitar que o texto de João em algumas versões, traduz como que pecamos constantemente, vamos relaxar. Já mencionei que a tradução não está correta, aos poucos os tradutores estão tirando esses pequenos erros. Exemplo: Trecho em João 14.3 ARC, “E, se eu for e vos preparar lugar [...]” para os apedeutas – que não são poucos no brasil, entender que Cristo estava com dúvida, mas as novas correção traduz ARA assim: “E, quanto eu for e vos preparar lugar[...]”. Há muitos trechos na versão ARC que precisam ser corregido. Somos pecador justificado, isto é não vivem mais na pratica do pecado, temos o pecado por natureza. Não podemos alegar em plúpido que pecamos todos os dia, até que perdem  a conta. Você aceitou a Cristo foi para mudar se pecava 100, agora peca 90,80,50,e se por seve  10%. 



[1] 1 João 1.8,9 (ARC). “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós  mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” relator EETAD (2021,p.106): “Mostramos no Texto anterior que “pecado”, no singular, citado no versículo 8, é uma referência direta à natureza decaída do homem, donde provêm todos os “pecados”, no plural, citado no versículo 9. É evidente, portanto, que o crente possui duas naturezas: a pecaminosa, propensa ao pecado, e a divina. Esta última é implantada no crente através da sua união e comunhão com Cristo, a Videira Verdadeira, sobre a qual fala João 15. Enquanto a primeira natureza estiver vencida, dominada e subjugada pelo crente, este prosseguirá de vitória em vitória. É pelo Pai, pelo Filho, e pelo Espírito que o crente sempre triunfa (Gl 5.24; Rm 8.2,13; Jo 14.23)”. Conforme esses trechos, o crente cheio do Espírito fica menos favorável ao pecado.

[2] 1819-2000. ATÉ 1995 a passagem de João 14.2 estava assim: “E, se eu for e vos preparar lugar”, mas foi corregido, da mesma maneira é esse texto em 1ª João 1.10.

[3] Romanos capítulos 7 e 8, mostram o conflito interior do crente entre a natureza divina que nele habita e a sua natureza humana pecaminosa, mostrando a possibilidade de o crente vir a pecar, se deixa de vigiar e de depender do poder vencedor de Cristo.

[4] "Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu" (1ª Jo 3.6 ARC), este verso não foi traduzido seguindo um "detalhe" da gramática grega. (ARA) corrigiu esta aparente "falha". Veja:

"Todo aquele que permanece nEle não vive pecando; todo aquele que vive pecando não O viu, nem O conheceu". A expressão em negrito (destaque) está escrito no tempo verbal grego que dá um sentido de "presente contínuo". Ou seja, a pessoa que permanece em Deus vive CONTINUAMENTE afastando-se do pecado. Mas isso não que dizer que, ele não peca mais, vai depender de como esta sua vida diante de Cristo, pois nesta vida, estamos sujeito a tentação.  

[5] Gálatas 5.16-24 (24),

[6] Palavra empregado em metáfora para corredores numa competição, esforçar-se, tentar duramente. O pecado, desejo da carne, junto como diabo, luta, duramente para nos tira da corrida. Devemos corre com perseverança a carreira que nos foi determinada, porque Cristo está já conquistou.

[7] Quando os seres humanos receberem carne santa, não permanecerão na Terra, mas serão levados ao Céu. Se bem que o pecado seja perdoado nesta vida, seus resultados não são agora inteiramente removidos. É por ocasião de Sua vinda que Cristo deve transformar ‘nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso’” – WHITE. Ellen G. Eventos Finais, (1827-1915), 2004, p. 269. Disponível em < http://www.centrowhite.org.br/files/ebooks/egw/Eventos%20Finais.pdf> em Fev. 2021.



[i] Holman Christian Standard Bible®, Copyright © 1999, 2000, 2002, 2003, 2009 por Holman Bible Publishers. Usado com permissão. Bible Hub

[ii] The Berean Bible ( www.Berean.Bible ) Berean Study Bible (BSB) © 2016, 2020 por Bible Hub e Berean.Bible . Usado com permissão. Todos os direitos reservados. Downloads gratuitos e licenciamento disponíveis.

[iii] Versão Católica com cabeçalhos

[iv] Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=R3Ug2Pyqt0o&feature=youtu.be> acessado Fev. 2021.

[v] Disponível em <https://youtu.be/OgATygmZN1M> acessado Fev. 2021.

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