Texto: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas
para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,” (1 Ts 5.9).
Contextualizando a "Ira de Deus"
Segundo a passagem
bíblica, a "ira de Deus"
refere-se ao julgamento e condenação divina que recai sobre os pecados e a
rebelião humana. Segundo dicionário da Bíblia Almeida “A ira de Deus é a sua reação contra o pecado”
Alguns pontos
importantes sobre a ira de Deus mencionada nesta passagem:
1. Deus não nos
destinou à ira - Ou seja, a intenção de Deus não é que os seus filhos
experimentem a sua ira e condenação “do fogo eterno”, mas sim a salvação “Viver
com Ele, Eternamente”.
2. A ira de Deus é a
consequência do pecado - A Bíblia ensina que o pecado e a desobediência a Deus
atraem o juízo e a ira divina sobre o pecador.
3. Jesus nos liberta da
ira de Deus “isto, é, Condenação Eterna” - Através da sua morte na cruz, Jesus
tomou sobre si o castigo que nós merecíamos, livrando-nos assim da condenação
da ira de Deus.
4. A salvação nos
preserva da ira vindoura - Ao crermos em Jesus, recebemos a salvação e seremos
preservados do juízo final de Deus “Trono Branco” sobre o pecado e a maldade.
Portanto, a "ira
de Deus" refere-se ao seu justo julgamento sobre o pecado, do qual fomos
libertos pela graça de Deus em Jesus Cristo.
Como ressalta o rodapé
da Bíblia Anotada LTT, o verso 1: “Acordado ou dormindo, se chegar ao dia do
Arrebatamento. Deus assegurará sua salvação, esteja ele fisicamente morto ou
vivo (quer este vivo esteja, então, vivendo em “santificação e vigilância”, ou
em “negligência e mesmo pecado”)”.
Interpretando o Contexto Completo
No entanto, onde há
muita confusão é que os versículos anteriores falam sobre a tribulação
"dia do Senhor". É um versículo no qual os me-tribulacionistas se
apoiam, vv 2,3, ao alegar que Cristo vem na metade da tribulação.
Quando lemos os
versículos anteriores do capítulo 5, como por exemplo, o versículo 1 ao 6,
Paulo está alegando para os cristãos que nós não vamos ser pegos de surpresa no
dia da ira do Senhor, porque andamos na luz e não na escuridão. No verso 6, na
linguagem de hoje, ele diz: "Por
isso, não vamos ficar dormindo como os outros", referindo-se à pessoa
que não tem Cristo e não está atenta
à sua vinda, enquanto nós, que temos Cristo, estamos atentos. Como disse William
Hendriksen (1900/1982): “É em razão
dessas trevas que os descrentes não são sóbrios nem vigilantes (portanto, não
se acham preparados).”
Após o arrebatamento,
as pessoas vão pensar que estão em paz e que o mundo todo estará em paz, então
começam a dizer: "Tudo está claro e
seguro, está tudo bem". Os crentes afirmam que, após serem arrebatados
para os céus, virá a grande tribulação. E, então, estaremos vivendo em paz. Como
relata Marshall (1934-2015), "A fraseologia ecoa passagens
do Antigo Testamento, tais como Jr 6.14; 8.11; Ez 13.10 e Mq 3.5, que falam da
atividade de falsos profetas que asseguravam ao povo que nada tinha a temer,
apesar da podridão moral que caracterizava a sociedade." (MARSHALL,
1984, p. 162). É nesse momento que se
cumpre o que Paulo diz no verso 2: "o
dia do Senhor virá para eles de surpresa como ladrão".
No verso 8, Paulo
enfatiza que estamos em perfeito juízo e devemos usar a nossa fé, amor e
esperar por essa salvação.
Conforme
salientou Goodman (apud McNair, 1985, p. 451):
O
dia do Senhor é sempre um dia de juízo e ira (veja-se Joel 2.11 e 2 Pedro 3.10
[...] Este 'dia do Senhor' é uma expressão empregada para destacar o fato de
que vem o tempo quando 'o dia do homem' (1 Co 4.3) terminará, isto é, o período
em que ao homem é permitido fazer a própria vontade, sem ser levado a um juízo
imediato.
Como também relata no
rodapé da Bíblia de Estudo de Genebra “A
"ira", nesse contexto, evidentemente é a condenação e a punição que
sobrevirão no "dia da ira"(Rm 2.5).
Então, como mencionei
no início, o verso 9 fala sobre a salvação eterna, mas o verso 2 fala sobre o
juízo de Deus que será a grande tribulação.
A
igreja, porém, não partilha essa situação do mundo, mantendo-se fortemente
distinta dela. “Mas
vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia vos apanhe como ladrão.”
Afinal, sua marca é justamente, cf. 1Ts 1.10, “ser servos da gleba de Deus, do
vivo e real, e aguardar seu Filho a partir dos céus”. Como seria possível ficar
totalmente surpreso com a “chegada” de alguém já aguardado há muito tempo com
ardente alegria!
Conclusão:
Os versos 1-9 de 1
Tessalonicenses capítulo 5 falam sobre a importância de estarmos vigilantes e
alerta para o retorno de Jesus Cristo. Paulo enfatiza que não devemos ser pegos
de surpresa, como aqueles que estão dormindo, mas sim devemos estar sóbrios e
vigilantes. Ele também destaca a importância da fé, do amor e da esperança como
armaduras espirituais para nos proteger. Em resumo, esses versos nos exortam a
viver uma vida de santidade, amor e esperança, enquanto aguardamos a volta de
Cristo.
Pré-Tribulacionistas e Pós-Tribulacionistas:
Os pré-tribulacionistas
acreditam que os versos 1-9 de 1 Tessalonicenses capítulo 5 apoiam a sua crença
de que a igreja será arrebatada antes da grande tribulação. Eles argumentam que
o apóstolo Paulo está a falar sobre a ira vindoura e que os crentes não estão
destinados à ira, mas à salvação. Portanto, interpretam estes versos como uma
evidência de que a igreja será arrebatada antes do período de tribulação
descrito na Bíblia.
Os pro-tribulacionistas. Conforme ressaltou Keith Sharp, a Bíblia usa os termos "arrebatados" que no grego é, (harpazo), "vinda" que no grego é,(parousia) e "manifestação" que no grego é, (epiphaneia), segundo ele "arrebatados", "vinda" e "manifestação" ocorrerá de forma intercambiável para descrever a segunda vinda de Cristo. O Senhor irá destruir o ímpio "pela manifestação (epiphaneia) de sua vinda (parousia)" (2 Tessalonicenses 2.8). Ressalta o mesmo que esta "vinda" (parousia) ocorrerá simultaneamente ao arrebatamento dos santos ( 1 Tessalonicenses 4.15,17). Jesus não retornará uma terceira ou quarta vez; haverá apenas a segunda vinda.
Considerações Finais:
Resposta: Para relatar
conforme argumenta Keith Sharp, teremos que
eliminar a Grande Tribulação e o Milênio. No entanto, a Bíblia deixa claro que
haverá tribulação e milênio, e não de forma figurada, mas sim literal. Apocalipse
20.6 “Bem-aventurado e santo aquele que
tem parte na primeira ressurreição;
sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de
Cristo e reinarão com ele mil anos.” Se existe primeira ressurreição, é
porque tem outras, se vai reina por mil anos. é porque Milênio é
literal.
Apocalipse 20.2 “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que
é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil
anos.” Apocalipse 20.7-8,10 “E, acabando-se os mil anos, Satanás será
solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro
cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para
as ajuntar em batalha.” verso 10 “E o
diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a
besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”
no versos 11 ao 13 NTLH, indicante fala de trono branco ressureição e novo céu
e terra.
Vi também os mortos, tanto
os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono.
Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os
mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme
estava escrito nos livros. 13 Aí o
mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também
entregaram os que eles tinham em seu poder. E todos foram julgados
de acordo com o que cada um tinha feito.
Ainda salientou Keith
Sharp: “Estes eventos, o arrebatamento
dos cristãos e a segunda vinda de Cristo, não serão separados por 1007 anos
(como afirmam os pré-milenaristas, com a "Grande Tribulação de sete anos
seguida pelo reinado de 1000"), mas ocorrerão ao mesmo tempo” (Ibid).
Para reafirmar isso,
preciso dizer novamente: precisamos considerar a eliminação da Tribulação e do
Milênio, mas eles são literais na Bíblia. Quando lemos Mateus 24 versos 27 ao
31
27
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente,
assim será também a vinda do Filho do Homem. [...] 29 E, logo depois da
aflição daqueles dias, [isto é Tribulação] o sol escurecerá, e a lua não
dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão
abaladas. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas
as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre
as nuvens do céu, com poder e grande glória. [Está bem claro que depois da
tribulação Ele aparecerá e todos o verão]. 31 E ele enviará os seus anjos com
forte clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro
ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Em
apenas quatro versículos, conceitualmente, prova que haverá uma primeira venda
tão rápida que ninguém verá, e logo depois virá a tribulação e, em seguida,
Cristo, que todos verão.
Obras Citadas
DAKE, F. J.
(2010). bíblia de estudo dake. (Atos, Ed.) PR.
HENDRIKSEN, W. (2001). Comentário Do Novo
Testamento Romanos. (V. G. Martins, Trad.) Clltura Cristã.
Kachel, W., & Zimmer, R. (2005). Dicionário da
Bíblia de Almeida (2a ed.). SP: Sociedade Bíblica do Brasil.
LTT, B. (2022.). Bíblia LTT (Anotada) (3ª ed.).
RJ: BV FILMS EDITOR.
Marshall, I. H. (1984). I e II TESSALONICENSES
Introdução e Comentário (1º ed.). (G. Chown, Trad.) SP: SOCIEDADE RELIGIOSA
EDIÇÕES VIDA NOVA E ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO.
McNair, S. E. (1985). A Bíblia explicada (4ª
ed.). Rio de Janeiro: CPAD.
Sharp, K. (16 de Fevereiro de 2004). O
arrebatamento. Acesso em 27 de Abril de 2024, disponível em Estudos da
Biblia: https://estudosdabiblia.net/2004216.htm
SPROUL, R., & MATHISON, K. (s.d.). Bíblia de
Estudo de Genebra. SBB.
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