E quero responder cada uma de maneira bem objetiva.
Primeira pergunta: Qual o texto que fala das bodas do Cordeiro durarem sete anos?
Essa pergunta assume que os
pré-tribulacionistas afirmam que as bodas do Cordeiro duram sete anos. Não é
bem assim. A posição pré-tribulacionista afirma que as bodas do Cordeiro
ocorrem simultaneamente ao período tribulacional, que é de sete anos, conforme
a profecia de Daniel 9:24-27. No entanto, o tempo no céu é diferente do tempo
na Terra. Deus controla tanto o Cronos (tempo cronológico) quanto o Kairós
(tempo divino). Portanto, enquanto as bodas ocorrem simultaneamente à
tribulação de sete anos na Terra, a percepção de tempo no céu é diferente.
Segunda pergunta: Qual o texto mostra a vinda secreta e imperceptível ao mundo?
Em Apocalipse 1:7, é dito
que "todo olho verá" Jesus, referindo-se à sua manifestação em
glória. No entanto, Hebreus 9:28 menciona que Jesus aparecerá "aos que o
esperam para salvação". Esse verbo grego "horaō" (ser visto) é o
mesmo usado em 1 Coríntios 15, onde só a igreja viu Jesus ressuscitado. Assim,
o arrebatamento será invisível para o mundo, embora depois as pessoas percebam
que os cristãos desapareceram.
Terceira pergunta: Qual o texto mostra conversões depois do Arrebatamento?
Os pré-tribulacionistas
acreditam que a igreja não passará pela grande tribulação. Em Apocalipse 1:19,
Jesus dá a divisão do livro a João: "as coisas que tens visto, as que são,
e as que depois destas hão de acontecer." A partir do capítulo 4, João vê
os 24 anciãos no céu, que representam a igreja glorificada. A abertura dos
selos em Apocalipse 6 marca o início da tribulação, indicando que a igreja já
está no céu. Durante a tribulação, haverá conversões, como mostrado pelos
mártires do período tribulacional em Apocalipse 6:9 e 7:14.
Quarta pergunta: Quem são os santos mencionados durante a tribulação?
Os santos mencionados
durante a tribulação são os mártires que se converteram nesse período, conforme
Apocalipse 6:9 e 7:14. Eles serão salvos pela graça, assim como todos os
cristãos, e não por darem suas vidas.
Quinta pergunta: A ressurreição em 1 Coríntios 15 é na última trombeta?
A "última
trombeta" de 1 Coríntios 15:52 e 1 Tessalonicenses 4:16-17 não é a mesma
trombeta de Apocalipse 11:15. A trombeta de Apocalipse 11:15 é a última de uma
série de sete trombetas de juízo. Os juízos continuam após essa trombeta com as
sete taças de juízo. A trombeta do arrebatamento é uma trombeta de convocação
para a igreja, enquanto a de Apocalipse é de juízo.
Sexta pergunta: Jesus disse que sua volta será depois da grande tribulação?
O Sermão Profético de Jesus
não está rigorosamente em ordem cronológica. Jesus responde à pergunta
tripartida dos discípulos sobre a destruição do templo, o sinal da sua vinda e
o fim dos tempos. Ele fala sobre eventos que acontecerão com Israel durante a
tribulação e depois sobre sua manifestação em glória. A partir de Mateus 24:36,
Jesus fala sobre a iminência do arrebatamento, destacando a necessidade de
vigilância e prontidão.
Sétima pergunta: Onde está a pausa nos sete anos restantes de Daniel 9:24-27?
As setenta semanas de
Daniel são divididas em três partes: sete semanas (49 anos), sessenta e duas
semanas (434 anos) e uma semana restante (sete anos). Após a morte do Messias,
houve uma pausa, referida como o "tempo dos gentios" (Lucas 21:24,
Romanos 11). A última semana, de sete anos, corresponde ao período
tribulacional. Estamos atualmente vivendo no intervalo entre a 69ª e a 70ª
semana.
Que Deus abençoe a
todos.
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