O batismo com o Espírito Santo é um tema que gera muita discussão e confusão entre os cristãos. Muitos acreditam que este batismo é sinônimo de outros conceitos, como o selo do Espírito, o batismo no corpo de Cristo, ou até mesmo os frutos e dons do Espírito. Neste artigo, vamos explorar profundamente o que a Bíblia diz sobre a evidência do batismo com o Espírito Santo, com base em vários textos e ensinamentos.
O Que Dizer Sobre o Batismo com o Espírito Santo?
Antes de entrarmos na questão da evidência, é importante entender o que é o batismo com o Espírito Santo. Este batismo é uma promessa feita por Deus, conforme revelado pelos profetas, e reafirmada por Jesus em Lucas 24:49 e em Atos 1:4-8. O dia de Pentecostes, conforme Atos 2, marca o cumprimento dessa promessa, onde os apóstolos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas.
O Dia de Pentecostes
No dia de Pentecostes, conforme Atos 2, vemos que os apóstolos estavam reunidos em um só lugar. De repente, um som como de um vento impetuoso encheu a casa, e línguas de fogo pousaram sobre cada um deles. Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Este evento é frequentemente visto como a evidência do batismo com o Espírito Santo.
A Confusão Sobre o Batismo
Uma das principais confusões que surgem em relação ao batismo com o Espírito Santo é a sua associação com a salvação. Muitos acreditam que ao aceitar a Cristo, já recebem o Espírito Santo e, portanto, não precisam de um batismo adicional. No entanto, a Bíblia nos mostra que existem duas experiências distintas: a salvação, onde recebemos o selo do Espírito, e o batismo com o Espírito Santo, que é uma capacitação sobrenatural para o serviço.
O Batismo de João e a Necessidade do Batismo com o Espírito Santo
Em Atos 8, quando Filipe pregou em Samaria, muitos creram e foram batizados, mas a Bíblia diz que Pedro e João foram enviados para orar por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Isso demonstra que, mesmo após a salvação e o batismo nas águas, havia uma experiência adicional que precisava ser recebida. Essa experiência é o batismo com o Espírito Santo, que é evidenciado pelo falar em línguas.
O Falar em Línguas como Evidência
O falar em línguas é frequentemente mencionado nas Escrituras como a evidência do batismo com o Espírito Santo. Em Atos 10, quando Pedro pregou na casa de Cornélio, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a palavra, e eles começaram a falar em línguas. Isso é reforçado em Atos 19, onde Paulo pergunta a alguns discípulos se eles receberam o Espírito Santo quando creram, e quando orou por eles, eles também falaram em línguas.
O Que Dizem os Cessacionistas?
Os cessacionistas argumentam que os dons do Espírito, incluindo o falar em línguas, cessaram após a era apostólica. Eles acreditam que o batismo com o Espírito Santo é sinônimo de ser selado com o Espírito na salvação. No entanto, a Bíblia apresenta evidências claras de que o falar em línguas é uma manifestação contínua do batismo com o Espírito Santo.
O Que Não é a Evidência do Batismo com o Espírito Santo?
É importante esclarecer o que não é considerado evidência do batismo com o Espírito Santo. Não devemos confundir o batismo com o Espírito Santo com:
- O selo do Espírito, que ocorre na salvação.
- Os frutos do Espírito, que são característicos da vida cristã.
- Os dons espirituais, que são dados para edificação da igreja.
- O batismo nas águas, que é um ato simbólico de obediência.
Conclusão
Em resumo, a evidência do batismo com o Espírito Santo, conforme ensinado nas Escrituras, é o falar em línguas. Essa experiência é distinta da salvação, onde recebemos o selo do Espírito. É uma capacitação para testemunhar e servir a Deus de maneira eficaz. Se você ainda não experimentou essa bênção, encorajo-o a buscar o batismo com o Espírito Santo e abrir-se para a manifestação do Espírito em sua vida.
Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês. Que cada um possa experimentar a plenitude do Espírito Santo e ser capacitado para a obra do ministério.
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