VARIAS PESSOAS COM MESMO NOMES

Há nove homens mencionados na Bíblia com o nome de Simão:


1.  Simão Pedro (Mt 10.2).

2.  Simão, também conhecido como o Zelote (Mt 10.4; Mc 3.18; Lc 6.15; At 1.13).

3.  O meio-irmão de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3).

4.  Simão de Naim (Lc 7.36-50).

5.  Um leproso de Betânia (Mt 26.6).

6.  O pai de Judas Iscariotes (Jo 6.71; 12.4; 13.2,26).

7.  Simão de Cirene, que ajudou Jesus a levar a cruz (Mt 27.32; Mc 15.21; Lc 23.26).

8.  Simão, o mago (At 8.9-24).

9.  Simão, um curtidor (At 9.43; 10.6-32).

Há também quatro homens com o nome de Simeão, são eles:

   1.     Filho de Jacó (Gn 34; 42.24-43.23; 49.5-7).

   2.     Um ancestral de Jesus (Lc 3.30; Js 19.1).

   3.     Judeu piedoso de Jerusalém (Lc 2.25-35).

   4.     Um discípulo, Níger (At 13.1).

Na Bíblia, há quatro homens com o nome de Enoque:

1.  O filho mais velho de Caim (Gênesis 4.17).

2.  O filho de Jarede e pai de Matusalém, que foi levado por Deus para o céu sem morrer (Gênesis 4.18).

3.  Um filho de Midiã, o terceiro filho (Gênesis 25.4).

4.  O filho mais velho de Rúben (Gênesis 46.9; Êxodo 6.14).

Além disso, na Bíblia, há cinco pessoas com o nome de João:

1.  João Batista, filho de Isabel e Zacarias, ambos descendentes de Arão (Lucas 1.5).

2.  João, o pai do apóstolo Pedro (João 1.42; 21.15-17), também conhecido como Jonas (Mateus 16.17).

3.  João, apóstolo, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, que foi morto durante o reinado de Herodes Agripa I (Mateus 4.21; Atos 12.1,2).

4.  João, também conhecido como Marcos, filho de Maria, cuja casa foi visitada pelo apóstolo Pedro após sua libertação da prisão (Atos 12.12-25).

5.   João, um judeu de alta posição, que participou junto com Anás e Caifás em um julgamento (Atos 4.6).

Temos oito homens chamados de "homens de Deus":

1.   Moisés (Deuteronômio 33.1).

2.   Samuel (1 Samuel 9.6-10).

3.   Davi (Neemias 12.24).

4.   Elias (1 Reis 17.18).

5.   Eliseu (2 Reis 4.7).

6.   Semaías (2 Crônicas 11.2).

7.   Jigdalias (Jeremias 35.4).

8.   Timóteo (1 Timóteo 6.11).

Além disso, há quatro homens de Deus cujos nomes não são mencionados explicitamente na Bíblia:

1.   1 Samuel 2.27.

2.   1 Reis 13.1.

3.   1 Reis 20.28.

4.   2 Crônicas 25.7.

Pessoas que Deus repetiu seu nome. Ou seja, Deus chamou a pessoa duas vezes..

Abraão, Abraão (Gn 22.11) “O anjo do SENHOR chamou do céu e disse: Abraão, Abraão! E ele respondeu: Estou aqui.”

Jacó, Jacó (Gn 46.2) “Deus falou com Israel em visões noturnas e disse: Jacó, Jacó! E ele respondeu: Estou aqui.”

Moisés, Moisés (Êx 3.4) “O SENHOR viu que ele olhava e chamou-o do meio da sarça, dizendo: Moisés, Moisés. Ele respondeu: Estou aqui.”

Samuel, Samuel (1 Sm 3.10) “Então o SENHOR veio e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E Samuel disse: Fala, porque o teu servo ouve.”

Marta, Marta (Lc 10.41) “Jesus respondeu-lhe: Marta, Marta, estás preocupada e inquieta com muitas coisas, mas apenas uma é necessária.”

Simão, Simão (Lc 22.31) “O Senhor disse: Simão, Simão, Satanás pediu para vos peneirar como trigo.”

Saulo, Saulo (At 9.4) “E, caindo ao chão, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Estes foram os sete nomes de pessoas repetidos por Deus na Bíblia.

Jesus referiu-se a si mesmo como "filho do homem"

Jesus referiu-se a si mesmo como "filho do homem" em várias ocasiões. Nos Evangelhos, ele se pronunciou como filho do Homem 37 vezes. Além disso, em outras passagens do Novo Testamento, ele também é mencionado como filho do homem (At 7.56; Hb 2.26 Ap 1.3; 14.14), totalizando 84 ocorrências da palavra "filho do (e)" em todo o Novo Testamento.[1] 



[1]Mt  8.20  Mt  9.6 Mt  10.23  Mt  11.19  Mt  12.8  Mt  12.40  Mt  13.41  Mt  16.13  Mt  16.27  Mt  16.28  Mt  17.9 Mt  17.12  Mt  17.22  Mt  18.11  Mt  19.28  Mt  20.18  Mt  20.28  Mt 24.27  Mt  24.30  Mt  24.37  Mt  24.39 Mt  24.44  Mt  25.13  Mt  25.31  Mt  26.2  Mt  26.24 Mt  26.45  Mt  26.64 Mc  2.10  Mc  2.28  Mc  8.31  Mc  8.38  Mc  9.12 Mc  9.31 Mc  10.33 Mc  10.45  Mc  13.26 Mc  14.21 Mc  14.41  Mc  14.62 Lc  5.24 Lc  6.5  Lc  6.Lc  7.34  Lc  9.22  Lc  9.26  Lc  9.44  Lc  9.56  Lc  9.58  Lc  11.30 Lc  12.8  Lc  12.10 Lc  12.40 Lc  17.22  Lc  17.24  Lc  17.26 Lc  17.30  Lc  18.8  Lc  18.31  Lc  19.10  Lc  21.27 Lc  21.36  Lc  22.22  Lc  22.48 Lc  22.69  Lc  24.7  Jo  1.51  Jo  3.Jo  3.14  Jo  5.27 Jo  6.27  Jo  6.53  Jo  6.62  Jo  8.28  Jo  12.23  Jo  12.34 Jo  13.31  At 7.56  Hb 2.6  Ap 1.13  Ap 14.14.

MARIA (MÃE DE JESUS) É MENCIONADA 20 VEZES EM TODA A BÍBLIA

 Maria, a mãe de Jesus, é mencionada cinco vezes no livro de Mateus (Mt 1.6,18,20; 2.11; 13.55) e 20 vezes em toda a Bíblia (Mt 1.16,18,20; 2.11; 13.55, Mc 6.3; Lc 1.27,30,34,38,39,41,46,56; 2.5,16,19,33,34; At 1.14). Além disso, ela é referida por João em Jo 2.1,3; 19.25,25,27, embora não seja mencionado explicitamente seu nome.

Além de Maria, mãe de Jesus, há outras seis Marias mencionadas na Bíblia:

Maria Madalena, curada por Jesus, que testemunhou sua morte, sepultura e ressurreição (Lc 8,2; 24,10; Jo 20,1.11.16). Sua fé inabalável e devoção a Jesus a tornaram uma das figuras mais importantes no relato bíblico do Novo Testamento. Sua presença durante momentos cruciais da vida de Jesus demonstra sua lealdade e amor pelo Mestre. Sua história inspira milhões de pessoas ao redor do mundo a seguirem os ensinamentos de Jesus Cristo e a viverem uma vida baseada na e no amor ao próximo. Maria Madalena é um exemplo de coragem, devoção e perseverança, e seu testemunho continua a impactar gerações até os dias de hoje.

Maria, mãe de Tiago Menor e José (Mc 15,47; Mt 27,56.61; Lc 24,10). É uma figura importante no Novo Testamento, sendo mencionada em diversos momentos cruciais da vida de Jesus. Ela é reconhecida como uma mulher de grande fé e devoção, que acompanhou seu filho até o fim, inclusive durante sua crucificação. Sua presença é um exemplo de força e amor materno, sendo um modelo para todos os cristãos.

Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro (Lc 10,39.42; Jo 1,11-12,3).

Maria, mãe de Marcos (At 12,12).

Maria, uma cristã de Roma (Rm 16,6).

Maria, ou Míriam, irmã de Moisés (Nm 26,59). (BREVI, p.66). [i] 



[i] BREVI, Ítalo Fernando. Dicionário Bíblico de A a Z. E-book extraído da Internet Online: Disponível em:<http://miriamz.sites.uol.com.br/EspiritoSanto/ESpecadosContraES.htm> Acessado em: 07Nov.2009.

SETE. Um dos números que mais aparece na Bíblia

Na concordância de JOSHUA o nome sete ocorre 443 vezes, sendo no – AT “347”; NT “96”. Só o livro de Gênesis tem 66 vezes Levítico 46 e Apocalipse mais de 55. (OLIVEIRA, pp. 862-864),[i] Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição. De acordo com Joel no seu livro: Sombra tipo e mistério da bíblia, faz uma alusão formidável que diz o número sete:

- Foram feitas 7 promessas por Deus a Abraão (Gn 12.2 e 3).

- Isaque abençoou Jacó com 7 bênçãos (Gn 27.28 e 29).

- O sumo sacerdote usava 7 peças de roupa (Êx 28.4, 42).

- Foram ungidos 7 objetos com óleo santo.

- Realizou-se a unção com óleo santo por 7 vezes.

- A unção de azeite no altar era feita 7 vezes (Lv 8.10,11).

- A expiação por todo o povo era feita no 7º mês (Lv 16.29).

- A festa dos tabernáculos durava 7 dias (Lv 23.36).

- 7 sacerdotes tocavam as trombetas diante da arca na tomada de Jerico (Js 6.8).

- Durante a semana da Páscoa, comiam-se pães asmos por 7 dias (Êx 12.15; Dt 16.3; Ed 6.22).

- O salmista louvava ao Senhor pela sua justiça 7 vezes ao dia (Sl 119.164).

- 7 mil permaneceram fiéis a Deus, mesmo quando a nação estava na idolatria (1Rs 19.18).

- O justo cai 7 vezes, mas se levantará (Pv 24.16).

- A luz do sol será 7 vezes maior quando o Senhor livrar o seu povo (Is 30.26).

- O Messias é revestido com 7 espíritos (Is 11.2; Ap 5.6).

- Jesus Cristo falou 7 vezes enquanto estava pregado na cruz (Lc 23.34).

- Sobre a pedra que é o mesmo Renovo (Jesus Cristo) estavam fixos 7 olhos (Zc 3.9)..

- 7 olhos estavam sobre a pedra que é o mesmo Renovo (Jesus Cristo) (Zc 3.9).

Na visão que João teve de Jesus Cristo, tinha ele 7 espíritos, 7 olhos, 7 pontas, 7 estrelas, e estava no meio de 7 castiçais (Ap 1.13,16; 3.1; 5.6).

O livro do Juízo de Deus era selado com 7 selos (Ap 5.1).

O Juízo foi proclamado por 7 anjos com 7 trombetas (Ap 8.2).

Na execução do Juízo, 7 anjos derramaram 7 taças da ira (Ap 15.7; 16.1).

- 7 bem-aventuranças se encontram no livro de Apocalipse.

- 7 pessoas foram chamadas por Deus com a repetição dos nomes, quatro no Velho Testamento e três no Novo Testamento, sendo estas últimas por Jesus Cristo: 1) Abraão, Abraão (Gn 22.11); 2) Jacó, Jacó (Gn 46.2); 3) Moisés, Moisés (Êx 3.4); 4) Samuel, Samuel (1 Sm 3.10); 5) Marta, Marta (Lc 10.41); 6) Simão, Simão (Lc 22.31); 7) Saulo, Saulo (At 9.4).

Quando o povo de Deus segue as suas instruções, o inimigo persegue-o por um caminho e foge por outro por 7. Quando desobedece a Deus, persegue o inimigo por um caminho e foge dele por 7 (Dt 28.7b e 25).

A palavra de Deus é purificada como a prata refinada 7 vezes (SI 12.6).

O Novo Testamento é todo escrito com um padrão aritmético baseado no número 7. No início deste século, um incrédulo desafiou qualquer defensor da fé cristã a apresentar "fatos" que provassem a veracidade do Cristianismo. Esse desafio foi lançado pelo jornal diário "Sun" de Nova Iorque. No dia seguinte, uma resposta foi enviada ao mesmo jornal por um servo do Senhor. O desafiante era um cidadão chamado W.R. Laughlin, e o crente que respondeu era Ivan Panin. Posteriormente, Ivan Panin ficou conhecido como colaborador da revista "Things to Come", onde mantinha uma seção intitulada "Bible Numerics". Este incidente foi publicado em português na revista "O Semeador", editada em Coimbra, Portugal, no ano de 1910. Também foi transcrito em um livro intitulado "Inspiração da Bíblia", do Rev. Aureliano Alves de Jesus, pastor presbiteriano independente, em uma edição de 1946.

Aqui vai à resposta de Ivan Panin ao incrédulo:

Os primeiros 17 versículos do Novo Testamento contêm a genealogia de Jesus Cristo. São duas partes. Os versículos 1 a 11, a genealogia desde Abraão até o cativeiro. Os versículos 12 a 17, desde o cativeiro até Cristo. O vocabulário (no original) dos versículos 1 a 11 tem 49 palavras, 7x7. Destas, 42(6x7) são substantivos e 7 não são. Dos 42 substantivos, 35(5x7) são nomes próprios e 7 são nomes comuns. Dos 35 nomes próprios, 28(4x7) são antepassados masculinos de Jesus e 7 não são.

"O grego não tem algarismo, as letras do alfabeto têm valores. A primeira letra vale 1 e a segunda vale 2, etc. Cada palavra grega tem um valor numérico.

“O vocabulário todo da genealogia tem 72 palavras. O valor numérico de todas, estas palavras, soma 42.364 ou 6.052 setes. Estas 72 palavras da genealogia ocorrem em 90 formas.

Somando-se os valores numéricos das 90 formas dá 54.075 ou 7.725 setes.

"O trecho que segue a genealogia conta o nascimento de Jesus, nos versículos 18 a 25. Tem 161 palavras, 23x7. O vocabulário tem 77 palavras, 11x7 e estás 77 palavras ocorrem em 105 formas, 15x7.

No trecho em que o anjo fala com José, o anjo usa 28 palavras, 4x7. Das 105 formas o anjo emprega 35,5x7." O valor aritmético do vocábulo é 52.605, 7.515 sete. O total do valor aritmético das 105 formas é 64.429, 9.347 setes.

No segundo capítulo, é narrada a infância de Jesus. Este capítulo possui 161 palavras, o que corresponde a 23x7, e ocorre em 238 formas, equivalente a 34x7. Além disso, contém 896 letras, que é igual a 128x7. As 238 formas têm um valor numérico de 166.985, ou seja, 23.855x7.

"Este capítulo tem, ao menos, quatro divisões e cada uma apresenta o mesmo fenômeno do capítulo todo. Os primeiros 6 versículos têm 56 palavras, 8x7, etc.

No capítulo há vários discursos: Herodes fala, os magos falam, o anjo fala. Cada discurso é uma parte perfeita, formando um conjunto perfeito, na simetria aritmética do capítulo todo.

Não há um só parágrafo no Evangelho de Mateus que não esteja formado neste plano. Além disto, cada parágrafo tem relação aritmética com o que precede e com o que segue.

Assim, no último capítulo, ele emprega 7 palavras que não tinha empregado antes. No Novo Testamento, o Evangelho contém 140 palavras únicas que não são encontradas em nenhum outro livro. Estas palavras representam um conjunto exclusivo de 20 grupos de 7 palavras, o que destaca a singularidade deste texto sagrado. Mateus emprega 140  palavras que os outros não empregam. Como poderia ele saber que Marcos, Lucas, João, Tiago, Judas e Paulo não haveriam de usar estas palavras?

Alguém poderia pensar que Mateus escreveu depois de todos. Acontece, porém, que Marcos mostra no seu Evangelho o mesmo fenômeno aritmético".

No mesmo jornal "Sun", naquela época, o Sr. S.K. Waters chamou de falsificação o último trecho do Evangelho de Marcos (Cap. 16.9 a 20). E Ivan Panin respondeu:

“Este trecho tem 175 palavras, 25x7. O seu vocabulário tem 98 palavras, 14x7. Destas o Senhor Jesus emprega 42,6x7. Das 175 palavras ou formas das palavras, o Senhor Jesus emprega 56,8x7.

"Das 98 palavras do vocabulário, 84,12x7 foram usadas antes por Marcos e são empregadas só neste trecho 14,2x7. Marcos seria então outro milagre. Marcos também parece ter escrito por último.

"A menos que Mateus e Marcos tenham sido inspirados por uma inteligência infinita (o Espírito Santo de Deus), "É curioso que Lucas também apresente o mesmo padrão do número 7. Além disso, João, Tiago, Pedro, Judas e Paulo escreveram seguindo o mesmo esquema de acordo com esta relação numérica."

“Deste modo se alguém não aceitar a inspiração divina, terá de admitir que são oito escritores matemáticos maravilhosos e que cada um deve ter escrito depois dos outros".

A carta com esta resposta foi publicada pelo mesmo jornal e chamou a atenção de muita gente. Ninguém conseguiu contestar, no entanto, os oponentes da Bíblia continuaram a lançar ataques contra ela. Só o Espírito Santo convence o erro.

Considerações Finais

Na obra da criação, 7 vezes viu Deus que era bom o que estava feito (Gn 1.4,10,12,18,21,25 e 31). A Bíblia começa na base de 7. (MELO, 1989, pp.71,72,73,74).[ii]



[i] OLIVEIRA, Oséias Gomes. Concordância Bíblica Exaustiva Joshua – 3 Volumes. Editora centra gospel. RJ.

[ii] MELO, Joel Leitão de. Sombras, tipos e mistérios da Bíblia. Editora CPAD- RJ. 1989.

ANJO NÃO TEM ASAS

 A origem da representação de anjos com asas remonta a um verso do livro de Daniel, que descreve um anjo voando rapidamente (Daniel 9.21; Apocalipse 14.6). Na arte medieval, os anjos eram frequentemente retratados com asas, possivelmente influenciados pela figura da deusa grega "Nike". A palavra "anjo" tem origem na palavra grega "angelos", que significa simplesmente "mensageiro", sem necessariamente implicar em uma representação visual esplendorosa. No Novo Testamento, a palavra "angelos" aparece 175 vezes (COENEN, vol. 1, parte 1, 2ª edição, 2000, p.147).[i] Em ugarítico, árabe e etiópico, o verbo lr’ak significa "enviar". Apesar de lr’ak não estar presente no Antigo Testamento hebraico, é possível identificar a sua ligação etimológica com "mal ãk". Além disso, o Antigo Testamento utiliza a palavra "mensagem" em (Ag 1.13); esta palavra incorpora o significado da raiz "lr’ak", "enviar" (VINE, 2003, p 41).[ii] Os anjos costumavam aparecer em forma humana. Nunca se manifestaram em forma sub-humana, como animais, pássaros ou objetos materiais. Apesar de o anjo do Senhor ter falado do fogo e da nuvem, e até mesmo ter feito uma mula falar, nunca se identificou com nenhum desses elementos. Além disso, os anjos sempre surgiram como homens, nunca como mulheres ou crianças, e sempre estavam vestidos.

Apareciam como homens

De vez em quando, os anjos apareciam como homens de aparência impressionante, tanto no rosto como na vestimenta. Muitas vezes, os anjos se mostravam tão semelhantes a humanos que, inicialmente, não eram reconhecidos como anjos. (Gn 18.2; 19.1; Hb 13.2). Pouco antes do ataque a Jericó, Josué levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua” (Js 5.13). Gideão não percebeu que o convidado que lhe dava ânimo era um anjo, até que lhe serviu uma suntuosa refeição composta de carne e bolos e o anjo ofereceu-a a Deus como oferta queimada (Jz 6.21,22). Os anjos fizeram várias aparições, com o “um homem” para Manoá e sua esposa (13.21). As mulheres que foram ao túmulo de Jesus relataram terem visto “dois varões com vestes resplandecentes” (Lc 24.4). Quando os Doze testem unhavam a ascensão de Jesus, puseram-se ao lado deles “dois varões vestidos de branco” (At 1.10). Uma descrição mais colorida de um anjo foi dada por Daniel, que o viu quando estava à margem do Rio Tigre (Dn 10.5,6). Em muitas outras ocasiões os anjos foram descritos como “um homem” ou como tendo “aparência de um homem” (Ez 40.3; Dn 10.18; Zc 2.1). Em nenhuma referenca aparecem anjo com asa com se ver nas pinturas (At 10.3-5). Embora que, as, mais antigas evidências arqueológicas de anjos aparecem no monolito de Ur-Nammus, c. 2250 a.C.,(TENEY, 2008, p. 307-314),[iii] onde os anjos são vistos voando sobre a cabeça do rei enquanto este orava. Mas isso não que dizer que anjo tem asa. A Enciclopédia Católica diz que, na verdade o tipo figural do anjo do cristianismo derivou da deusa grega da vitória, que era alada, de nome Nike.(WASHINGTON, 1967).[iv] Os anjos são descritos espíritos e incorpóreos Aparecem e desaparecem, e movimenta-se com uma rapidez imperceptível sem usar meios naturais. têm o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de tornar visível a sua presença aos sentidos do homem (Gn 19.13). Para voar não precisa de asas, assim com Felepe foi transladado (At 8.39-40) – Foi de Gaza para a cidade de Azoto, – Ele não precisou de asas para ser transportado.

Anjos com asas

Anjos com asas vem dos assírios e os gregos deram asas a alguns desses seres semi-divinos. Hermes tinha asas nos calcanhares. Eros, "o espírito voador do amor apaixonado", tinha asas afixadas aos ombros. Num tom bastante divertido, os romanos inventaram Cupido, o deus do amor erótico, retratado como um garoto brincalhão que atirava flechas invisíveis para encorajar romances (HORTON, 1996, p.189, p.189).[v] 

Os anjos são seres incorpóreos

Os anjos são seres incorpóreos, como está claro em Efésios 6.12, e em outras referências como (Sl 104.4; Hb 1.7,14; At 19.12; Lc 7.21; 8.2; 11.26; Mt 8.16; 12.45). Eles não possuem carne nem ossos e são invisíveis (Cl 1.16). Os anjos formam um exército, não uma raça. Segundo as Escrituras, o casamento não faz parte do plano de Deus para os anjos (Mt 22.30; Lc 20.3436). Aqueles que aparecem com asas são os Serafins, mencionados apenas em (Is 6.2,6), e os Querubins, mencionados em Ezequiel 10.16. Serafins, constituem uma classe de anjos [sereis espirituais][1] muito  próxima  dos  querubins.  São  representados  simbolicamente  em  forma humana com seis asas cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para execução das ordens  do  Senhor.  Permanecem  servidores  em  torno  do  trono  do  Deus poderoso, cantam louvores a Ele e são considerados os nobres entre os anjos. (FAETAD, 2011).[vi] Segundo o historiador VALERIO M. M., a referência mais antiga a um "anjo" remonta à civilização de Micenas, na Grécia antiga, há mais de três mil anos. Posteriormente, a palavra passou a significar "mensageiro" tanto na Grécia antiga como na Bíblia.[vii]  A palavra anjo conforma concordância de JOSHUA, ocorrem:[2] AT (107); NT (103); total de referências das palavras relacionadas 300 vezes, por existirem alguns versículos com a palavra anjo mais de uma vez. (OLIVEIRA, v1, pp.202-203).[viii]

AS TAREFAS DOS ANJOS

A respeito das tarefas dos anjos, segundo Geziel Gomes:

1. Os anjos podem demonstrar expressivo poder mental (2 Samuel 14:17,20).

2. Os anjos podem lançar males físicos aos homens (Gênesis 19:11; Atos 12:23).

3. Os anjos podem influenciar pessoas e nações (Daniel 10:13).

4. Os anjos podem exercer força e poder (2 Pedro 2:11).

5. Os anjos têm domínio sobre o fogo (Apocalipse 14:18).

6. Os anjos podem voar e aparecer repentinamente em qualquer lugar (Daniel 9:21; Lucas 2:14; Atos 1:10).

7. Os anjos têm um poder limitado (Mateus 24:36).

SUAS TAREFAS É:

As tarefas dos anjos são as seguintes:

1. Eles executam os juízos de Deus (2 Samuel 24:16; Apocalipse 16).

2. Eles executam os desígnios gerais de Deus (Números 22:22).

3. Eles executam a vontade soberana de Deus (Salmos 103:20).

4. Eles comunicam a vontade de Deus (Daniel 8:15-17; Lucas 1:19,28).

5. Eles ministram a favor dos homens (Hebreus 1:14).

6. Eles louvam a Deus (Salmos 148:2; Isaías 6:3; Lucas 2:13,14).

7. Eles se alegram com a salvação das criaturas humanas (Lucas 15:7,10). ( NÚNES, l995, p 77)[i]

Existem anjos que só são conhecidos através do serviço que realizam. Aqui estão alguns deles:

Anjos de juízo (Gênesis 19:13; 2 Samuel 24:16; 2 Reis 19:35; Salmos 78:49; Ezequiel 9:1,5,7).

Anjo destruidor (1 Crônicas 21:15).

Anjo vigilante (Daniel 4:12,23).

Anjo do Concerto (Malaquias 3:1).

Anjo da cura (?) (João 5:1-4).

Anjo das águas (Apocalipse 16:5).

Anjos do vento (Apocalipse 7:1).

Os sete anjos (Apocalipse 8:2).

Anjo do abismo (Apocalipse 9:11).

Nenhum deles é mencionado como tendo asas.



[i] NUNES. Gomes, Geziel. Pequena enciclopédia temática da Bíblia. CPAD- RJ, 1991. 



[1] Parafáse  do autor

[2] Gn 16.7; Gn 16.9; Gn 16.10; Gn 16.11; Gn 21.17; Gn 22.11;  Gn 22.15; Gn 24.40; Gn 31.11; Gn 48.16; Êx 3.2; Êx 14.19; Êx 23.20 Êx 23.23; Êx 32.34; Êx 33.2; Nm 20.16; Nm 22.22; Nm 22.23; Nm 22.24; Nm 22.25; Nm 22.26; Nm 22.27; Nm 22.31; Nm 22.32; Nm 22.34; Nm 22.35 Jz 2.1; Jz 2.4; Jz 5.23; Jz 6.11; Jz 6.12; Jz 6.20; Jz 6.21; Jz 6.21; Jz 6.22; Jz 6.22; Jz 13.6; Jz 13.9; Jz 13.13; Jz 13.15; Jz 13.16; Jz 13.16; Jz 13.17; Jz 13.18; Jz 13.19; Jz 13.20; Jz 13.21; Jz 13.21; 1Sm 29.9; 2 Sm 14.17;  2Sm 14.20;  2Sm 19.27;  2Sm 24.16; 2 Sm 24.16; 2 Sm 24.17; 1 Rs 13.18; 1Rs 19.5; 1Rs 19.7; 2Rs 1.3; 2Rs 1.15; 2Rs 19.35; 1Cr 21.12; 1Cr 21.15; 1Cr 21.15; 1Cr 21.16; 1Cr 21.18; 1lCr 21.20; 1 Cr 21.27; 1Cr 21.30; 2Cr 32.21; SI 34.7;  SI 35.5; SI 35.6; Ec 5.6; Is 37.36; Is 63.9; Dn 3.28; Dn 6.22; Os 12.4; Zc 1.9; Zc 1.11; Zc 1.12; Zc 1.13; Zc 1.14; Zc 1.19; Zc 2.3; Zc 2.3; Zc 3.1; Zc 3.3; Zc 3.5; Zc 3.6; Zc 4.1 ;Zc 4.4; Zc 4.5; Zc 5.5; Zc 5.10; Zc 6.4; Zc 6.5; Zc 12.8; Ml 2.7; Ml 3.1; Ml 3.1; Mt 1.20; Mt 1.24; Mt 2.13; Mt 2.19; Mt 11.10; Mt 28.2; Mt 28.5; Mc 1.2; Lc 1.11; Lc 1.13; Lc 1.18; Lc 1.19; Lc 1.26; Lc 1.28; Lc 1.30; Lc 1.34; Lc 1.35; Lc 1.38; Lc 2.9; Lc 2.10; Lc 2.13; Lc 2.21; Lc 7.27; Lc 22.43; Jo 5.4 Jo 12.29; At 5.19; At 6.15; At 7.30; At 7.35; At 7.38; At 8.26; At 10.3; At 10.4; At 10.7; At 10.22; At 11.13; At 12.7; At 12.8; At 12.9; At 12.10; At 12.11; At 12.15; At 12.23; At 23.8; At 23.9; At 27.23; 2Co 11.14; Gl 1.8; Gl 4.14; Ap 1.1; Ap 2.1; Ap 2.8; Ap 2.12; Ap 2.18; Ap 3.1; Ap 3.7; Ap 3.14; Ap 5.2; Ap 7.2; Ap 8.3; Ap 8.4; Ap 8.5; Ap 8.7; Ap 8.8; Ap 8.10; Ap 8.12; Ap 8.13;  Ap 9.1; Ap 9.11; Ap 9.13; Ap 9.14; Ap 10.1; Ap 10.5; Ap 10.7; Ap 10.8; Ap 10.9; Ap 10.10; Ap 11.1; Ap 11.15; Ap 14.6; Ap 14.8; Ap 14.9; Ap 14.15; Ap 14.17; Ap 14.18; Ap 14.19; Ap 16.3; Ap 16.4; Ap 16.5; Ap 16.8; Ap 16.10; Ap 16.12; Ap 16.17; Ap 17.7; Ap 18.1; Ap 18.21; Ap 19.17; Ap 20.1; Ap 21.17; Ap 22.6; Ap 22.8; Ap 22.16.

No plural (Anjo).

Gn 19 .1; Gn 19.15; Gn 28.12; Gn 32.1; Jó 4.18; SI 8.5; SI 91.11; SI 103.20; SI 148.2; Mt 4.6; Mt 4.11; Mt 13.39; Mt 13.41; Mt 13.49; Mt 16.27; Mt 18.10; Mt 22.30; Mt 24.31;  Mt 24.36; Mt 25.31; Mt 25.41; Mt 26.53;  Mc 1.13; Mc 8.38; Mc 12.25; Mc 13.27; Mc 13.32 Lc 2.15; Lc 4.10 Lc 9.26; Lc 12.8; Lc 12.9; Lc 15.10; Lc 16.22; Lc 20.36; Lc 24.23; Jo 1.51; Jo 20.12; At 7.53; Rm 8.38; 1Co 4.9; 1ICo 6.3; 1Co 11.10; 1Co 13.1; G1 3.19; Cl 2.18; 2Ts 1.7; 1Tm 3.16; 1T m 5.21; Hb 1.4; Hb 1.5; Hb 1.6; Hb 1.7; Hb 1.7; Hb 1.13; Hb 2.2; Hb 2.5; Hb 2.7; Hb 2.9; Hb 2.16; Hb 12.22; Hb 13.2; 1Pd 1.12; 1Pd 3.22; 2Pd 2.4; 2Pd 2.11;Jd 1.6; Ap 1.20; Ap 3.5; Ap 5.11; Ap 7.1; Ap 7.2; Ap 7.11; Ap 8.2; Ap 8.6; Ap 8.13; Ap 9.14; Ap 9.15; Ap 12.7; Ap 12.7; Ap 12.9; Ap 14.10; Ap 15.1; Ap 15.6; Ap 15.7; Ap 15.8; Ap 16.1; Ap 17.1; Ap 21.9; Ap 21.12. Anjos são encontrados em 35 livros da Bíblia, e em 273 referências.



[i] COENEN, Lothar & Colin Brown. Dicionário Internacional de Teologia do NT - Volume 1e 2, Tradução: Gordon Chown. 2ª Edição.Ed., Vida- SP, 2000.

[ii] VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William.  Dicionário Vine.2. ed. Rio de janeiro: CPAD, 2003.

[iii] TENEY. Merril C. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. 5 volume. Edição, SP 2008.

[iv] WASHINGTON. D.C. Nova Enciclopédia Católica, vol. 1 A Universidade Católica da América, 1967.

[v] HORTON. Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

[vi] FAETADSP. Disponível na Internet <www.teologiaadistancia.com.br> (Apostila). Em: set. 2011.

[vii] Diário de noticia globo. Disponível em: <http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?contentid=3599296&seccao=Europa/> Acessado em: 12 Dez. 2013.

[viii] OLIVEIRA, Oséias Gomes. Concordância Bíblica Exaustiva Joshua – 1 Volumes. Editora centra gospel. RJ.