BONDADE DE DEUS

 

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Salmos 107:8 "Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!"
Salmos 107:15 "Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!"

Salmos 107:21 "Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!"

Salmos 107:31 "Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!"


Bondade, no Hb.: ela é pronunciada separada “dox checed” ela procedente de “bondade, benignidade, fidelidade, misericórdia, clemência”.

Bondade uma raiz primitiva: “ser bom, ser gentil”

No grego: “Bethesda” que sig.: casa de misericórdia" ou "casa da água que flue"


O verbo bondade nas escrituras é mencionado cerca de 60 vezes. Na versão em português.

Só nos salmos ele aparecem na bíblia em português 25 vezes.

Porém no hebraico o verbo dox checed em todo antigo testamento cerca de 240 vezes.
Na nossa tradução para o português, temos a palavra "bondade" associada a outras palavras em hebraico que são:

bwj tuwb”: uma raiz primitiva “bens, coisas boas,”. Salmos 145:7 "Publicarão abundantemente a memória da tua grande bondade e cantarão a tua justiça".

bvy yashab”: uma raiz primitiva “habitar, permanecer, assentar, morar” Salmos 68:10 Nela habitava o teu rebanho; tu, ó Deus, proveste o pobre da tua bondade.

Nur ratson”: prazer, deleite, favor, boa vontade, aceitação, vontade. Salmos 106:4 Lembra-te de mim, Senhor, segundo a tua boa vontade para com o teu povo: visita-me com a tua salvação.


crhstothv chrestotes sign.: “bondade moral, integridade”

dox checed”: ela procedente de “bondade, benignidade, fidelidade, misericórdia, clemência”. Salmos 107:8 Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! (ARA). Só O livro dos Salmos menciona ela cerca de 127 vezes.

Salmos 136, ela vem acomalha de duas palavras "...a sua misericórdia “dox checed” dura para sempre. Em todos os finais dos versículos.

 

 

 

 

O QUE OCORRERÁ QUANDO CRISTO VIER EM GLÓRIA PARA REINAR POR MIL ANOS NA TERRA

 


1. Acontecerá um fenômeno. 

O Grande fenômeno ocorrerá no céu Mateus 24.29. Em meio a escuridão Cristo descerá brilhando, será maravilhoso! Mateus 24. 29-30 “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”

2.      Ela virá montada no cavalo branco, vestida de linho branco. 

Apocalipse 19.7 “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.” v11  E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.” v12 “E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.” v13E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus”.

3.      Exércitos “Anjo” que há no céu em cavalos brancos

 Apocalipse 19.14 “E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.” Judas 1.14: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos,” Zacarias 14.5: “E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azel) e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor.”

4.      Provavelmente a esposa virá também. Apocalipse 21.9:

     “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.”

5.      Todo o olho o verá as mãos. Apocalipse, 1:7 

    Eis que Jesus vem com as nuvens, e todos os olhos o contemplarão, até mesmo os daqueles que o traspassaram. E todas as nações da Terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém”. Isaías 19.1  Peso do Egito. Eis que o SENHOR vem cavalgando em uma nuvem ligeira e virá ao Egito; e os ídolos do Egito serão movidos perante a sua face, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles.”

6.      Pisará no monte das oliveiras, Zacarias 14.4-5.

Naquele dia, ele ficará de pé no monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém. Então um grande vale, que correrá do leste para o oeste, dividirá o monte das Oliveiras em dois. Metade do monte se afastará para o norte, e a outra metade, para o sul. v5 Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele.” Atos 1.9  Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais”. V 12  Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras,...”

7.      Os anjos ajuntarão todas as nações e Israelitas, Mateus 24.31. 

     E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus

Primeiro, Judá depois Israel.

Zacarias 12.7  “E o SENHOR primeiramente salvará as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não sejam exaltadas acima de Judá.” Zacarias 9.16 NTLH“Naquele dia, o SENHOR salvará o seu povo como um pastor salva as suas ovelhas; eles brilharão no seu país como pedras preciosas numa coroa”.

8.      O anti-cristo e seus seguidores lhe darão combate.

A     Apocalipse 19.19. “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército”.

9.      Jesus lutará contra as nações que vão para destruir Israel

Zacarias 14:3  E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha” Zacarias 12.9 “Naquele dia, destruirei qualquer nação que atacar Jerusalém.”

10.   Sairá da boca de Jesus uma espada (que é a palavra) isto é, destruirá as nações só com uma palavra.

 Apocalipse 19.15 “E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso.”

7.  Pela palavra Jesus ordenará grandes pragas.

 “. Zacarias 12:9  E acontecerá, naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.” “E a mesma praga que Deus vai mandar contra as pessoas vai atacar também todos os animais dos inimigos, isto é, os cavalos, as mulas, os camelos e os jumentos.” (Zc 14.12).

+ A carne apodrecerá, estando ainda vivos.

+ Ao lado dos olhos apodrecerá (encherá de bichos) e cairão.

+ Eles lutarão entre si, porque estarão cegos.

+ Até os animais sofreram as mesmas pragas. “E será a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos e dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles exércitos, como foi a praga deles.” (Zc 14.15).

 Pela palavra, Jesus ordenará grandes e haverá um grande terremoto como nunca houve desde que há homens sobre terra

Apocalipses 16.18. “E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto”.

Cairá sobre os homens uma chuva de pedras de peso de um talento que é o equivalente a 30 a 50 quilos

Apocalipses 16.21: “E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva, porque a sua praga era mui grande”.

8.   Jesus lançará, a besta e o falso Profeta vivo no fogo

E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. Apocalipse 19.20; veja ainda (2Ts 2.8). Os derrotará com o sopro da sua bocamas julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso.” (Is 11.4).

15.   Jesus prenderá satanás por mil anos. Enviará um anjo, e o prenderá ainda no ar, e jogará no poço do abismo, onde estava seus companheiros Apocalipse 20:1-3 “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos...” (veja no mapa plano divino da cpad).

9.   Jesus prenderá os demônios.

 “Naquele dia, o SENHOR castigará, no céu, as hostes celestes, e os reis da terra, na terra. v22 Serão ajuntados como presos em masmorra, e encerrados num cárcere, e castigados depois de muitos dias.” (Is 24.21-22 ARA).

E ficarão presos no cárcere, até o juízo final, que será depois de mil anos quando serão lançado fogo eterno. “e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;”(Jd 6); “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo” (2Pd 2.4).

 10. Jesus também lançará os homens que vão lutar contra Jerusalém no fogo eterno.

E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” (Ap 19.21). Levará sete meses para a total purificação da terra. “E a casa de Israel os enterrará por sete meses, para purificar a terra.” (Ez 39.12). veja ainda Jeremias 25.33. “E serão os mortos do SENHOR, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão como estrume sobre a face da terra.”   Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” (Mt 25.41). Esse não passará pelo trono branco. Serão lançados diretamente no fogo eterno. Jesus separará as ovelhas dos bodes, conforme descrito em Mateus 25.31,46, ou seja, os justos dos injustos (1 Coríntios 6.9; Ezequiel 20.38). Ele separará os Israelitas dos gentios (Isaías 60.10-15; Zacarias 8.20-23). Este julgamento não será individual, onde cada pessoa prestará contas separadamente; a destruição ocorrerá de uma só vez.

 Obs.: Esse julgamento não corresponde ao descrito em Apocalipse 20.11-15, que se refere a um julgamento geral de todos os seres humanos diante do Grande Trono de Deus. A comparação entre os dois julgamentos a seguir mostrará que eles não são iguais.

Mt 25.31-46

Ap 20.11-15

1 - Nenhuma ressurreição mencionada

2 - Serão julgadas “as nações".

3 - O julgamento realizado na terra (Joel 3.2).

4 - Há classes de julgados: ovelhas, e bodes

5 - Nenhum livro é mencionado,

6 - Ocorrerá antes do Milénio.

 

1 – É mencionada a ressureição.

2 - Serão Julgados “os mortos”

3 – A terra e o céu já fugiram

4 – Há uma só classe – os mortos.

5 – Os livros serão abertos.

6 – Ocorrerá depois do Milênio.

 

DANÇA NAS IGREJAS, à Luz da Bíblia. Devemos adorar a Deus com dança?, Os cristãos devem dançar?

 

Introdução

É comum as igrejas evangélicas terem um "Ministério de Dança". Aqueles que apoiam esta prática até usam passagens da Bíblia para argumentar que as danças e os tambores eram comuns na adoração do povo de Israel, inclusive entre os reis e profetas fizeram uso dos mesmos. Á é bastante comum as igrejas evangélicas terem um “Ministério de Dança”. Aqueles que defendem esta prática chegam até a citar a Bíblia para afirmar que as danças e os tambores eram comuns na adoração do povo de Israel e que até mesmo reis participavam. e profetas fizeram uso dos mesmos.

DANÇA. Há diferentes palavras hebraicas.

Dança Contrariamente às suposições anteriores, apenas quatro das vinte e oito referenciam a dança se referem sem discussão à dança religiosa, mas nenhuma destas tem a ver com a adoração pública realizada na Casa de Deus. Para evitar sobrecarregar o leitor com a análise técnica do uso extenso de seis palavras hebraicas traduzidas como “dança”, apresentarei apenas uma breve alusão a cada uma delas.

MACHOWL

1 A palavra hebraica: é "MACHOWL," que se refere à dança em roda. Esta palavra hebraica todas as vezes que ela é usada sempre e as mulheres[1] dançado, exceto a passagem em Êxodo 32:19 quando Moises dessem do monte e nos Salmos 149:3 e 150:4 mencionam o termo "machowal" no contexto de uma lista de instrumentos a serem usados no louvor ao Senhor. No Salmo 150, a lista inclui oito instrumentos: trompete, saltério, harpa, adufes, instrumentos de corda, órgãos, címbalos sonoros e címbalos retumbantes (KJV). Dado que o salmista está listando todos os instrumentos a serem usados no louvor do Senhor, é razoável assumir que "machowal" também seja um instrumento musical, independentemente da sua natureza. De facto, na tradução de João Ferreira de Almeida, versão Revista e Corrigida, o texto de Salmos 149:3a é "Louvem-lhe o nome com flauta", enquanto que o texto de Salmos 150:4 diz "Louvai-o com o adufe e a flauta". No entanto o texto de Salmos 150:4 diz “Louvai-o com o adufe e a flauta”. Outras traduções seguem a mesma linha de pensamento, como a Bíblia na Linguagem de Hoje, e a Edição Contemporânea de Almeida, publicada pela Editora Vida. Esta também é a versão de rodapé fornecida pela conhecida versão inglesa King James (KJV). O Salmo 149:3 afirma: “Louvem o seu nome com danças” [ou “com órgão”, no rodapé da KJV]. No Salmo 150:4 está escrito: “Louvai-O com adufes e com danças” [ou “órgão”, rodapé da KJV]. Claramente, o termo "órgão" neste contexto não se refere aos grandes instrumentos de tubos acionados por teclado que conhecemos hoje, mas sim a uma flauta de tubos paralelos, como a flauta que existente nos dias de hoje, usada especialmente na música tradicional da região andina.

E como relator (ALMIR Jr. 2009) “Alguns estudiosos acreditam que machowl deriva de chuwl que significa “fazer uma abertura”  – uma possível alusão a um instrumento de “tubo”, como um órgão.”

CHUWL

2 Uma palavra usada para descrever a dança pagã é "CHUWL," Juízes 21:23. Significa deslocar-se em trajetórias circulares ou espirais, ou seja, (particularmente) dançar, contorcer-se de dor (especialmente durante o parto) ou medo. Segundo o dicionário. Estrong.  Esta palavra é encontrada em 58 versos, mas em outras passagens, é traduzida por “angústia” (Dt 2:25), “ferida” (I Cr 10:3), “aflito” (Et 4:4), “trabalho de parto” (Jo 15:20), “sacode” (Sl 29:8), “dolorida” (Sl 55:4), etc. Assim, nunca é usada para descrever a dança em Israel.

 KARAR

3 outra palavra hebraica traduzida para dançar é KARAR. <Strong Kârar 03769>= Uma raiz primitiva; girar, dançar. Esta é a palavra hebraica traduzida para dançar em 2 Samuel 6:14,16, descrevendo a dança de Davi perante o Senhor e não é usada em qualquer outra passagem. Já em 1 Crônicas 15.29, é escrita " râqad" referindo o mesmo atos de Davi. Segundo Strong esta palavra aparece nove vezes. A bíblia LTT Anotada. Comentada sobre este texto o seguinte: “note que "râqad" não pode ser dança sensual, pois é a mesma palavra usada para os pulos dos bodes barbudos, Isaías 13:21! E os saltos dos bodes são muito distintos das danças de John Travolta e Madonna, que tentam subtilmente introduzir-se nas nossas igrejas.” Quando observamos os textos que usa esta palavra “râqad” está sempre se referindo a saltar,[2]Deixam correr suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos saltam de alegria” (Jó 21:11ARA) saltando ARC, Salmos 29:6 ARA “Ele os faz saltar como a um bezerro...” veja ainda Salmos 29:6; 114:4,5; Eclesiastes 3:4; Isaías 13:21; Joel 2:5; Naum 3:2.  "Elimina a hipótese de Davi ter dançado de forma sensual: ele simplesmente deu saltos enormes, girou (e talvez até tenha feito cambalhotas) de alegria sem igual! Além disso, não há evidências de que Davi tenha exposto partes eróticas do corpo, como alguns sugerem." (bíblia LTT, comentário 2Sm 6:16). Davi estava simplesmente saltando de alegria, como uma criança que acaba de ganhar um presente esperado há muito tempo. Como relatou (TAVARES, 2015)[3]Davi, que é considerado por muitos como o exemplo principal para a dança religiosa na Bíblia, nunca deu instruções aos levitas com respeito a quando e como dançariam no Templo”.

CHAGAG

4 Outra palavra hebraica para dançar é CHAGAG. Significa: "celebrar em festa". Usado em 14 versos.[4] Só traduzido como “dançar” uma vez em (1Sm 30:16 ARC, TB, DO), (dançando com os amalequitas). Já ARA é “fazendo festa”. As demais em referência em nossa bíblia são sempre falando em festa. Conforme dicionário Strong <02287 chagag> = realizar uma festa de peregrinação. (podendo esta ser sem nenhuma dança). Valem salientar que crentes e igrejas do N.T imitem tais terríveis idólatras amalequitas, nenhuma identificação tenhamos com eles.

Deus deu uma rigorosa ordem a Israel para que eles não seguissem o caminho dos pagãos. Eles deveriam ser diferentes dos povos pagãos em torno deles, os quais adoravam ídolos. (Lv 20:23-26).

No novo testamento exorta os cristãos para serem separados do mundo (Rm 12:1-2). Se assistires a um concerto de "rock cristão", verás que o tipo de dança é exatamente igual ao que se vê no mundo. Muitos cristãos têm dançado na igreja a mesma dança do centro terreio. As danças do candombe. Não há justificativa para isso na Bíblia. Não há exemplo de dança no Novo Testamento. Jesus não dançou. Os apóstolos não dançaram. Não havia danças nas primeiras Igrejas. Em todas as vezes que os cristãos foram cheio do Espírito não falam que dançaram.

Conclusão

COMO DISSE David Cloud. A razão porque nenhuma dança é mencionada no Novo Testamento é porque este é o período da rejeição e exílio de Cristo. O Noivo não está presente [na terra], ele está em uma terra distante (Mt 9:14-15). (CLOUD, D.)[5]

Vamos analisar alguns destes textos já mencionados e que é muito citado por aqueles que apoiam a dança nas igrejas.

1 – Miriã, a profetisa, dançou com pandeiros e liderou o povo de Israel ao mesmo tempo. (Êxodo 15:20,21).

Já tem que diga que Moisés também dançou. Após uma leitura cuidadosa do texto em questão, é possível observar que o relato bíblico não dá respaldo a essa conclusão. Na verdade, o argumento é capcioso ao insinuar que todo o povo tenha dançado, uma vez que, de acordo com o relato bíblico, somente as mulheres dançaram. Se Moisés não dançou, porque não dançou? É importante observar que a dança de Miriã e das outras mulheres reflete uma prática comum naquela época. Pode-se argumentar, inclusive, que esta era uma prática oriunda do Egito, de onde haviam acabado de sair. Caso surjam dúvidas sobre as origens desta prática, podemos questionar: Como é que as mulheres trouxeram os tambores e adufes? Os tambores e adufes não foram trazidos de outro lugar a não ser do Egito. No final das contas, não é possível que tenham sido construídos em apenas alguns dias desde que saíram do Egito. “em muitos túmulos dos antigos egípcios encontramos representações de moças dançando em festas particulares ao som de vários instrumentos, de maneira semelhante às modernas dançarinas”. Carl Engel, na sua obra intitulada "Música das Nações Mais Antigas", faz referência às páginas 258 e 259, citado no livro "Música em Minha Bíblia" na página 111.

Para além disso, a dança realizada por Miriã e pelas outras mulheres não teve caráter ritualístico.



 



[1] Êx 15:20; 32:19; Jz 11:34; 21:21 1Sm 18:6; 21:11; 29:5 Ct 6:13.

[2] Strong <07540 râqad> = saltitar, saltitar, dançar, pular.

[3] TAVARES,  Levi de Paula. A Dança na Adoração à Luz da Bíblia. Disponível em 2015 < https://musicaeadoracao.com.br/20159/a-danca-na-adoracao-a-luz-da-biblia/>  em Mar 2022

[4] Êx 5:1; 12:14; 32:14; Lv 23:39, 41; Nm 29:12; Dt 16:15; 1Sm 30:16; Sl 42:4; 107:27; Nuam 1:15; Zc 14:16,18,19

[5] CLOUD, D. DANÇA NAS IGREJAS. Disponível em: <http://solascriptura-tt.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/DancaNasIgrejas-DCloud.htm> em 11 Mar 2022.

O QUE DEUS UNIU, NÃO SEPARE O HOMEM

 



Quero compartilhar uma mensagem com o tema: "O que Deus uniu, não separe o homem", mas se Deus não ajuntou? Muito bem. Estava pregando em uma igreja sobre o divórcio, e no meio da pregação, citei o texto de Marcos 10:9, que diz: "O que Deus uniu, não separe o homem". Um homem na igreja questionou: "Mas se Deus não uniu, então o homem pode se separar?" Eu disse a ele: "Então, se não foi Deus que ajuntou, foi o homem, certo?" Ele respondeu: "Sim". Então lhe perguntei: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados." (Lamentações 3:39).

"Ninguém põe a mão no arado e pode voltar atrás", não é assim que está escrito na palavra de Deus no livro de Lucas, capítulo 9:25-26. "Aquilo que o homem planta, ele colhe", pois é o que diz a Bíblia no livro de Gálatas, capítulo 6, verso sete. Aquele homem ficou sem resposta.


Mas é exatamente sobre isso que eu quero falar hoje.

O homem sempre tem procurado interpretar os textos da palavra para o seu próprio prazer, e assim foge da responsabilidade. Foi exatamente isso que os fariseus argumentaram, também usando a Bíblia para escapar da responsabilidade de viver com a esposa.

Citando para Jesus, mas Moisés permitiu o divórcio por meio de uma carta. Você encontrará essa passagem no livro de Mateus, no capítulo 5, versículo 32 em diante, assim como no capítulo 19, versículo um em diante. Quando ouviu isso, Jesus respondeu logo de cara: "Não têm lido que desde o princípio Deus fez homem e mulher? (Mateus 19.4). Mateus 19.5,6 diz: o que Deus ordenou? “Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? 6 Assim não são mais dois, mas uma só carne.”



Os fariseus replicaram mais uma vez a Jesus, dizendo: Mateus 19, versículo 7: "Então, por que Moisés ordenou dar carta de divórcio e despedir?" Jesus respondeu de forma maravilhosa, dizendo no verso 8: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio, isto é, não é a vontade de Deus.
Por isso Salomão diz: "faça tudo que os olhos veem, mas saiba que prestará contas diante de Deus." (Eclesiastes 11:9)

Pois é, isso é válido para fazer tudo o que quiser, mas saiba que prestará contas. Sim, o mundo está aí para fazer tudo o que quiser. Mas saiba de uma coisa, todos prestarão contas.

Infelizmente, hoje não é diferente. Os homens têm interpretado a Bíblia como os fariseus daquela época. No livro de Mateus 5:32, capítulo 19 e verso 9, eles têm usado esta passagem bíblica para permitir que suas esposas se casem com outras pessoas, caso não queiram mais viver com elas. Muitos procuram, direta ou indiretamente, fazer com que elas cometam adultério para, mais tarde, dizerem: "Não posso mais viver com ela, pois adulterou, então posso casar com outra pessoa". Amparados nessa interpretação distorcida do texto, deixam a mulher e se casam com outra."


Assim, eles dizem a Deus a mesma coisa que os fariseus diziam naquela época. Na época, 400 anos antes de Cristo, como Malaquias escreveu nos capítulos 2.1,3,5 ao 7. Preste atenção, pois eles se desviavam de Deus, o verso 8 diz que eles se desviavam de Deus e Deus se desviava deles. O verso 9 de Malaquias capítulo 2 diz isso. Eles perguntam no versículo 10, e Deus responde: confira o verso 11, 13 e 14.

Ainda diz mais para eles: "Porque vocês têm sido desleais para com a mulher da tua mocidade". É exatamente isso, os homens estão sendo desleais para com a mulher da mocidade. Os homens estão interpretando da forma deles e têm deixado suas esposas, trocando de mulher como se troca de roupa. Isso acontece até no meio dos cristãos, não estou falando das pessoas que não conhecem a palavra, mas sim no meio dos cristãos. Infelizmente.


A taxa de divórcio é alta. Em uma pesquisa feita alguns anos atrás, foi constatado que 60% dos casamentos que terminam em divórcio têm duração de apenas 2 a 3 anos, segundo o IBGE. A situação está complicada, mas vamos interpretar o texto corretamente. Eu sei que muitos homens não vão gostar dessa palavra, mas na verdade precisa ser esclarecida para este povo, não fazendo a vontade do homem, mas sim a vontade de Deus. Eu vou trazer.


Como seguidores de Jesus, devemos buscar compreender e seguir os ensinamentos bíblicos, mesmo que isso signifique desconforto para nossas próprias vontades.



Irmãos. Desde que aceitei Jesus, a primeira barreira que enfrentei na minha vida foi a respeito disso, e estudei. Até hoje, com mais de 23 anos de estudo, ainda não vi em nenhuma parte da Bíblia escrita da forma como é interpretada até hoje por muitos.


Então, o que significa divórcio? Significa dar uma carta ou conta paga do divórcio, que dava assim a liberdade de voltar à casa dos seus pais e ficar livre.


Já a palavra repudiar significa deixar de lado. No latim, repudiar significa rejeitar, recusar separar.


No português, "repudiar" significa rejeitar, não aceitar, romper, divorciar-se, separar-se. As Escrituras, meus irmãos, interpretam as escrituras sem sombra de dúvida. Elas devem ser explicadas à luz da passagem mais clara, e é exatamente isso que vamos estudar. Citei o significado dessas duas palavras.


Agora vamos analisar esta passagem e fazer uma pergunta: se o homem deixa a esposa em casa e vai dormir com outra, o que ele está fazendo? Ele está rejeitando! Nós mencionamos anteriormente que a palavra "repudiar" significa rejeitar. Então, se o homem deixa a esposa em casa e vai dormir com outra, ele estará rejeitando-a. Certo! Portanto, casar-se com a repudiada também é cometer adultério.


Vamos analisar as explicações de um homem que estudou a palavra de Deus e deseja compartilhá-la. Ele interpreta o texto de Mateus da seguinte maneira: na segunda parte, é mencionado o caso de casamento com a mulher repudiada. A mulher repudiada é aquela mencionada na primeira parte do texto, cujo marido se divorciou injustamente dela e se casou com outra pessoa. Dessa forma, ele comete adultério, mesmo que não se case com a outra mulher, mas viva com ela, estará cometendo adultério, enquanto a mulher repudiada é a parte inocente. No entanto, quem desejar se casar com ela estará cometendo adultério. Certamente, ela também cometerá adultério se casar novamente. Muitas pessoas imaginam que estarão livres porque o parceiro ou parceira cometeu adultério. No entanto, está escrito que aquele que se casar com a mulher repudiada estará cometendo adultério. Além disso, aquele que se casar com uma mulher que recebeu carta de divórcio também estará cometendo adultério. Tá entendendo? 


Vamos em frente, você vai entender melhor. O texto de Mateus não contradiz nada, só falta a explicação e a orientação do Espírito Santo para que se possa entender por que esse texto de Mateus condena um novo casamento como sendo adultério. Porque a esposa ou marido está ligado ao seu cônjuge enquanto viver. Somente a morte pode dar fim ao casamento, enfaticamente o adultério não tem o poder para desfazer o laço do casamento.


Em Mateus 19, no verso nove, ele está em perfeita harmonia com todas as estruturas, pois quer dizer que todo aquele que troca o seu cônjuge por outro, mesmo sem dar a carta de divórcio, já repudiou com suas ações, pois não necessitamos de um documento para declarar que desistimos do casamento.


Como por exemplo: quando um homem se deita com uma prostituta, ele já se contamina com ela. Da mesma forma, quando uma mulher se deita com um homem, ela já se contamina. Vejamos o livro de 1 Coríntios, capítulo 6, versículo 16: "Ou não sabeis que o homem que se une a uma prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como está escrito, serão os dois uma só carne". Ou seja, no momento em que você se une a alguém, é como se fosse um casamento. No casamento, quando você se casa, torna-se uma só pessoa. A Bíblia diz isso, na continuidade da história em que Jesus fala para os fariseus e discípulos no capítulo 19. Portanto, quando o homem se deita, já se contamina e torna-se uma só. É como misturar um copo de água com outra substância e tentar separar depois. Já tentou separar novamente? Consegue? Assim é o casamento, quando o homem tem uma relação com a mulher, acontece exatamente isso.


Então, como posso dizer que estou livre para casar novamente, se quem vive comigo está em adultério?


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 porque o texto diz que, quem casar com a repudiada comete adultério e Paulo ainda escreve aos Coríntios, dizendo que a mulher e o marido, “aos casados, é ordenado não por mim, mas pelo Senhor, que a mulher não se separe do marido” (1 Coríntios 7:10). “Se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido. E que o marido não se separe de sua mulher” (1 Coríntios 7:11). No versículo 39, Paulo diz que a mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que seu marido viver, mas se o marido falecer, ela ficará livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.


Além disso, Paulo fala sobre o homem em Romanos 7:2-3, explicando que a mulher está sujeita ao marido enquanto ele viver, estando ligada pela lei. Mas se o marido morrer, ela estará livre da lei do marido, de modo que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido. Mas se o marido morrer, estará livre da lei e não será adúltera se for de outro marido.


Assim, a morte de um cônjuge é a única base para um novo casamento. Portanto, se um divórcio encerrou o casamento aos olhos de Deus, a pessoa ainda está ligada ao outro enquanto este estiver vivo, traindo assim a união vitalícia selada por Deus.


 Agora, vejamos por outro lado a palavra "repudiar". Para alguns pesquisadores, esta palavra "repudiá-la" refere-se somente ao indivíduo que já recebeu a carta de divórcio, ou seja, a pessoa só é repudiada após a carta de divórcio. Deixe-me deixar claro para todos que essas pessoas estão equivocadas. Quem pensa desta forma, inclusive, teve uma certa vez que eu estava conversando com uma pessoa e ela batendo na tecla de que "não, mas é só quem já recebeu a carta". Passou-se uns dias e ele veio até mim e disse: "rapaz, você  está certo mesmo? Não é só quem recebe a carta?". Eu disse: "pois é, então presta atenção. Esta frase não sendo por causa de relação sexual ilícita, como disse David em chamas. Ele disse as palavras não sendo por causa de prostituição. O único fundamento bíblico para se divorciar da esposa ou do marido. Ela não dá um fundamento bíblico para um novo casamento após o divórcio. Ou seja, ele não está dizendo que podemos casar de novo, apenas se divorciar.


Se você ler o texto direitinho, vai ver que é exatamente isso que ele disse: qualquer um que deixar sua mulher casar com outro comete adultério. Leia esse texto com bastante atenção, você vai entender porque as pessoas estão tão cheias, só se for por causa de adultério que leem e passam por cima, nem percebem. Mas eu tenho certeza que a partir de hoje você vai perceber porque não podemos colocar palavras onde não tem, não podemos colocar a palavra na boca de Deus. Essa passagem bíblica é a única que fala essa frase, é Mateus, porque Mateus estava escrevendo exatamente para os judeus, e os judeus sabiam o que Mateus estava falando. Então, não sendo por causa de relação sexual ilícita, os demais evangelhos não escrevem. Só Mateus escreve, por duas vezes, existem duas linhas de pensamento a respeito disso. Infelizmente, não são só duas, mas várias. Só tem uma que é correta, é exatamente essa que estou falando para você. Não quero ser mais do que ninguém aqui, mas até hoje ninguém me provou, só a Bíblia me prova. E segundo essas pessoas, diz o seguinte: não sendo por causa de relação sexual ilícita.


Mateus estava falando isso porque o Israelita conhecia exatamente o que ele estava dizendo, exatamente o que ocorria com eles no passado. Quando Moisés deu aos Israelitas a permissão para o divórcio, era quando uma jovem, antes de se casar, perdia sua virgindade e ao se casar com aquele homem, ela não dizia a ele que tinha perdido a virgindade com outro. Então, ele encontrava defeito nela e a entregava aos seus pais, dando a carta do divórcio, porque ele pagava um dote. Por isso, a palavra divórcio significa dar uma carta, pagar a conta e mandá-la para a casa dos seus pais, dizendo: "Está livre de mim, não devo mais nada a essa jovem, porque ela me enganou, ela não era virgem." Por esse motivo é que Jesus citou essa passagem e somente Mateus escreveu, porque Mateus estava falando exatamente para os judeus e os judeus entendiam do que Mateus estava falando.


Mas, tudo bem, caso não tenha sido isso. Como eu já expliquei para você no texto anterior, após ele diz que todo aquele que casar tanto com a livre como a que traiu comete adultério, porque o adultério é apenas para uma separação, não se encontra a frase "casasse outra vez". Você vai ver que a palavra deixa bem claro que o adultério se torna apenas para separação. Na continuidade, não aparece espaço para um novo casamento. E quero dizer para vocês uma coisa: todo novo casamento após o divórcio é proibido como sendo adultério, incluindo um novo casamento por parte do inocente. A razão é que a ordenança honorável do casamento na parte de Deus é um laço para a vida toda. Como eu já disse, vou repetir: é insolúvel. Então, a igreja de Deus que é santa o pratica, que a igreja proclama e defende com disciplina a respeito disso.



Eu acredito que, após este estudo, você terá mais cuidado com o seu casamento. Já deu para notar que em nenhum lugar da Bíblia há qualquer afirmação ensinando que a esposa pode se divorciar do marido ou que o marido possa se divorciar da esposa. Todas as exortações bíblicas giram em torno do casamento. Observe que o primeiro milagre de Jesus foi em um casamento, como está escrito em João, capítulo dois, versículos de um a doze. Que Deus te abençoe!


TEMPO DA IGNORÂCIA



  1. Deus já estabeleceu em sua lei, por meio de Moisés, o mandamento "não cometerás adultério" (Êxodo 20.14; Levítico 20.10).

  2. E no Novo Testamento está escrito: "Filhinhos, não pequeis" (1 João 2.1); "Todos os adúlteros não herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6.9-10); "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas" (Apocalipse 22.15). "Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira".

  3. Observe que os últimos textos mencionam aqueles que vivem na prática do mal. Para aqueles que vivem na ignorância, a Bíblia diz: "Meus filhinhos, escrevo-vos estas coisas para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 João 2.1). "Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1.7).
    "Se andarmos na luz, assim como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1Jo 1.7 ARF). "Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8.36 ARF). "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (2Coríntios 5.17). "Assim, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo" (Romanos 8.1). "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Atos 17.30). "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, agora anuncia a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam".

  4. Deus é contra o divórcio, exceto em tempos de ignorância, quando não tínhamos conhecimento da palavra de Deus, "A Lei". Ao conhecer a lei, não temos mais desculpas pelos pecados cometidos (Jo 15.22). "Se eu não tivesse vindo e falado com eles, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa pelo seu pecado" (Romanos 7.7).

  5. O que diremos então? A lei é pecado? De jeito nenhum. Mas eu só conheci o pecado através da lei; porque eu não saberia o que é cobiça se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Se alguém deixa o cônjuge por não conhecer a lei de Deus e se casa com outro, ele não está em pecado. Porém, se é cristão e já conhece a lei, como diz em Hebreus: "Porque é impossível que aqueles que foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do mundo vindouro, e ainda assim caíram, sejam renovados para o arrependimento; pois ao fazer isso, estão crucificando novamente o Filho de Deus e expondo-o ao desprezo" (Hb 6.4-7).

  6. Agora vamos ver na versão da Bíblia Viva:
    "Não adianta tentar trazer de volta ao Senhor aqueles que, uma vez, compreenderam a Boa Nova, experimentaram as bênçãos do céu e participaram do Espírito Santo. Conhecem a Palavra de Deus, sentiram o poder do mundo que está por vir e, ainda assim, se voltaram contra Ele. Não há como se arrepender novamente se rejeitarem o Filho de Deus, expondo-O à zombaria e à vergonha pública" (Hebreus 6.4-7).

  7. Hebreus 10.26 na versão "ARC" diz: "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, apenas uma terrível expectativa de juízo e fogo que consumirá os adversários. Aquele que desobedecer à lei de Moisés morre sem misericórdia, apenas pela palavra de duas ou três testemunhas" (Romanos 10.4) "Pois o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê".
    Caso alguém que já tenha conhecimento se case, estará cometendo adultério aos olhos de Deus.

  8. Veja à continuação destes versículos: “27 - Não restará mais nada para aguardar, a não ser um terrível castigo e a tremenda ira de Deus, que consumirá todos os seus inimigos. 28 - O homem que se recusasse a obedecer às leis dadas por Moisés era morto sem misericórdia se houvesse duas ou três testemunhas do seu pecado. 29 - Imaginem como será muito mais terrível o castigo daqueles que espezinharam o Filho de Deus e trataram seu sangue purificador como se fosse comum e profano, e insultaram e ultrajaram o Espírito Santo, que traz a misericórdia de Deus ao seu povo. 30 - Porque conhecemos aquele que disse: "A justiça me pertence; eles receberão a minha retribuição"; e aquele que disse também: "O Senhor mesmo cuidará desses casos". 31 - É uma coisa horrenda cair nas mãos do Deus vivo”, (Hb 10.27-31 BV).

  9. Atenção, já testemunhei e ouvi muitos homens que foram usados por Deus, abandonaram suas esposas e nunca mais foram os mesmos. Porque toda ação tem uma reação, podemos ver o exemplo de Davi, que foi perdoado por Deus, mas as consequências surgiram. Sabemos que Deus não se interessa pelo nosso passado, mas sim pelo nosso futuro. No entanto, não devemos usar a liberdade da graça para pecar: "Isso significa que podemos continuar pecando sem nos importarmos com o pecado? (Porque a nossa salvação não depende da obediência à lei, mas sim da graça divina!)" Claro que não. Vocês não entendem que podem escolher quem vão servir? Podem escolher o pecado (e a morte) ou a obediência (e o perdão). Aquele a quem vocês se entregarem será o seu senhor, e vocês serão escravos dele" (Rm 6.1-4). Se possível, leia o contexto (Rm 6.15-16 BV).

  10. Gostaria de destacar ainda mais: se uma jovem perder a virgindade e depois se casar com outra pessoa, ela é considerada repudiada, e a bíblia afirma: "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério" (Mateus 5.32). Para Deus, ter relações sexuais é considerado como estar casado, como Paulo disse aos coríntios: "Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne" (1 Coríntios 6.16); "Assim não são mais dois, mas uma só carne..." (Mateus 19.6).

  11. Aquele que se casa com uma mulher nessas condições está cometendo adultério. Pois quem tira a virgindade dela e não assume o compromisso está, de certa forma, concedendo a ela um divórcio direto ou indireto. Segundo a lei judaica, uma pessoa prometida em casamento já era considerada como casada. Veja: "...sendo Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem..." (Mateus 1.18-20 ARA), "desposada", 'mnesteuo', um derivado de ser prometida em casamento, "estar noiva".V. 18 relata:

  12. No Antigo Testamento, a virgem, antes do noivado, era considerada propriedade do pai. A desfloração de uma virgem era considerada um crime contra a lei e contra o direito de propriedade (Ex 22.16-17; Dt 22.28-29).

  13. Agora, as jovens que perderam sua virgindade antes de se tornarem crentes, quem se casa com elas não estará cometendo adultério? Mais uma vez, aqui se encaixa o que a bíblia diz: “Mas Deus, ignorando os tempos da ignorância, agora ordena que todos os homens em todo lugar se arrependam” (At 17.30).

  14. Com arrependimento, tornam-se novas criaturas: “Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criação; as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Co 5.17); “... agora nenhuma condenação há” (Rm 8.1).

  15. Como mencionado anteriormente, o perdão é para aqueles que não conhecem os mandamentos, mas para aqueles que os conhecem, o jugo é maior. O Pr. Antônio Gilberto disse:

  16. O namoro é a fase do conhecimento, o noivado é a fase da direção, o casamento é a fase da união”.

    O período de namoro é um momento de conhecimento mútuo, por isso é importante não se entregar por completo. Imagine se o seu parceiro fosse como Amnom, filho de Davi (2Samuel 13.1-20). Em 2Samuel 13.4, Amnom diz a Tamar: "Por que você emagrece tanto dia após dia, sendo filha do rei? Não me dirá a verdade?" E então ele confessa seu amor por Tamar, irmã de Absalão, seu próprio irmão.

    Como mencionado anteriormente, o perdão é para aqueles que não conhecem a Cristo, pois para aqueles que o conhecem, o jugo é maior (2Pedro 2.2 ARC). Paulo falava aos sábios pagãos em Roma, que mesmo conhecendo a existência de um Deus Supremo, ainda se conformavam com a idolatria.

  17. Hoje em dia, muitas pessoas também se conformam com este mundo e não glorificam a Deus como deveriam. Paulo disse: "E que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Ts 5.23 ARC). Ele também alertou sobre seguir o curso deste mundo, dominado pelo príncipe das potestades do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência (Ef 2.2 ARF).

  18. Aceitei a Cristo e passei cerca de dezoito meses sem namorar. Foi somente após uma oração feita pelo anjo da igreja que dei meu primeiro beijo em minha esposa, que ainda é a pessoa com quem vivo até hoje. Por respeito e para evitar escândalos, decidi esperar para demonstrar afeto em público, como a palavra de Deus nos ensina.

  19. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza que eu não me abrase?” (2Co 11.29 ARC); “Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós” (Rm 2.24 ARC).

  20. O textos abordão vários pontos relacionados a questões morais, casamento, adultério e o entendimento da lei de Deus. Aqui estão alguns pontos-chave do texto:

  1. Advertência Contra o Arrependimento Difícil:

    • O autor adverte contra a impossibilidade de se arrepender para aqueles que já conheceram a verdade e experimentaram as bênçãos de Deus, mas voltaram atrás em sua fé. Isso é ilustrado em Hebreus 6.4-7.
  2. A Responsabilidade Diante da Lei:

    • Destaca-se a responsabilidade de quem conhece a lei de Deus, enfatizando que o conhecimento traz consigo a responsabilidade de obedecer. O texto menciona que aqueles que desobedecem podem enfrentar um terrível castigo e a ira de Deus.
  3. A Consequência do Desprezo pelo Sangue de Cristo:

    • O autor destaca a gravidade de menosprezar o sacrifício de Cristo e trata-lo como comum e profano. Isso é apresentado como uma afronta ao Espírito Santo e resultará em um terrível castigo.
  4. A Escolha Entre Servir ao Pecado ou à Obediência:

    • O texto menciona a liberdade que as pessoas têm para escolher seu senhor: o pecado (com a morte) ou a obediência (com a absolvição). Isso é relacionado à ideia de que aqueles a quem você se oferece tornam-se seus senhores.
  5. A Questão da Virgindade e do Casamento:

    • Aborda a questão da virgindade e do casamento, destacando que, segundo a lei judaica, uma pessoa noiva já era considerada casada. O texto sugere que relações sexuais antes do casamento são consideradas como se as pessoas estivessem casadas.
  6. O Perdão para Quem Não Conhece os Mandamentos:

    • Enfatiza que o perdão é para aqueles que não conhecem os mandamentos, mas para quem os conhece, o jugo é maior. O arrependimento e a transformação são apresentados como cruciais para aqueles que conhecem a lei de Deus.
  7. A Fase do Conhecimento, Direção e União no Relacionamento:

    • Introduz a ideia de que o namoro é a fase do conhecimento, o noivado é a fase da direção, e o casamento é a fase da união.
  8. Exemplo Bíblico de Consequências por Desobediência:

    • O exemplo bíblico de Amnom, filho de Davi, é mencionado como um aviso sobre os perigos de se entregar completamente sem discernimento.
  1. Santificação em Todos os Aspectos:

    • A referência a 1 Tessalonicenses 5.23 destaca a santificação integral, abrangendo o espírito, a alma e o corpo. Isso sugere a necessidade de uma consagração completa ao serviço de Deus.
  2. Conformidade com o Mundo:

    • O texto menciona que muitos se conformam com este mundo, um comportamento que vai contra os princípios cristãos. Essa conformidade pode envolver a aceitação passiva das práticas e valores mundanos, resultando em um afastamento da verdadeira adoração a Deus.
  3. Andar Segundo o Curso Deste Mundo:

    • Efésios 2.2 destaca a condição anterior dos crentes, quando eles andavam segundo o curso deste mundo, sob a influência do príncipe das potestades do ar. A transformação através de Cristo é evidenciada nesse versículo.
  4. Testemunho Cristão e Evitar Escândalos:

    • A narrativa pessoal do autor sobre seu relacionamento e a decisão de não beijar tarde da noite reflete a preocupação com o testemunho cristão. O cuidado para evitar escândalos e situações que possam levar outros a tropeçar é enfatizado.
  5. Citação de Versículos Bíblicos:

    • A inclusão de passagens como 2 Coríntios 11.29 e Romanos 2.24 reforça a ideia de que as ações dos cristãos têm um impacto direto no testemunho de Deus diante do mundo. A citação destaca a responsabilidade de não enfraquecer outros crentes e evitar que o nome de Deus seja blasfemado.
  6. A Importância do Testemunho Pessoal:

    • A narrativa pessoal do autor é utilizada como exemplo de como a fé pode moldar as decisões diárias, incluindo a conduta em relacionamentos e a preocupação com o impacto testemunhal.

Conclusão:

a importância de viver uma vida cristã engajada, que se difira da conformidade com os valores mundanos, buscando sempre manter um testemunho íntegro perante os demais.