A Doutrina da Igreja

 A eclesiologia, o estudo da Igreja na perspectiva bíblica e teológica, desempenha um papel central na compreensão do propósito e da missão divina para o povo de Deus. Este artigo explora os fundamentos do conceito de "igreja", destacando o significado, os usos da palavra e sua relação com outros temas teológicos.

1. O Significado do Conceito de Igreja

A. Considerações Negativas

A Igreja não é uma extensão do Judaísmo

Embora exista uma continuidade na história da redenção que liga os santos de todas as eras, a Igreja não pode ser confundida com o Judaísmo ampliado. O apóstolo Paulo descreveu a Igreja como “um novo homem” (Efésios 2:15), algo totalmente inovador, formada por judeus e gentios unidos em Cristo.

A Igreja não é o Reino de Deus, apesar de frequentemente associado, o conceito de Igreja e Reino são diferentes. O Reino de Deus representa Seu domínio soberano sobre toda a criação, enquanto a Igreja é descrita na Bíblia como a "Noiva de Cristo", uma comunidade especial com identidade e propósito exclusivo no plano divino.

B. Significado e Usos da Palavra Igreja

Definição Literal

A palavra "igreja" deriva do termo grego ekklesia , que significa literalmente "assembleia" ou "grupo chamado para fora".

Usos na Escritura

Na Bíblia, o termo "igreja" é empregado em diferentes contextos:

A assembleia de Israel: Em Atos 7:38, refere-se ao povo de Israel reunido no deserto.

Reuniões pagas: Por exemplo, em Atos 19:32, 39, 41, descrevendo ajuntamentos cívicos.

O Corpo de Cristo: Em Colossenses 1:18, aplica-se à Igreja universal formada por todos aqueles que creram em Cristo.

Igrejas locais: Como em 1 Coríntios 1:2, refere-se a congregações específicas de crentes organizados localmente.

C. O Corpo de Cristo

No sentido espiritual, a Igreja é o "Corpo de Cristo", um organismo vivo em que Jesus é a cabeça (Colossenses 1:18). Esse Corpo inclui todos os regenerados desde o evento de Pentecostes, que marcou o início da Igreja, até o futuro arrebatamento. Este conceito destaca a unidade espiritual dos crentes, independentemente de diferenças culturais ou geográficas.

D. O Sentido Local da Igreja

A Igreja também é entendida em seu aspecto local como uma comunidade de crentes em Jesus Cristo. Essas congregações locais são formadas por pessoas que professam fé em Cristo, são batizadas em Seu nome e organizam-se com a missão de cumprir a vontade de Deus. A Igreja local desempenha um papel essencial na inspiração, discipulado e evangelização.

A Igreja Local: Organização e Estrutura

A Igreja local, como extensão prática do Corpo de Cristo, possui uma organização específica descrita nas Escrituras. Esta estrutura garante a ordem, promove o crescimento espiritual e facilita a missão divina por meio de líderes capacitados e servos dedicados. Abaixo, exploraremos os aspectos principais dessa organização.

E. Liderança: Os Presbíteros

Significado e distinções

O termo "presbítero" refere-se à posição de liderança na igreja. É usado de maneira intercambiável com "bispo" e "pastor" no Novo Testamento, mas cada termo enfatiza um aspecto diferente do papel:

Presbítero: Enfatiza a carga e a experiência.

Bispo: Destaca a função como supervisor das atividades e da doutrina.

Pastor: Foca no dom de cuidar e nutrir o rebanho, conforme Atos 20:28.

Número de presbíteros

O Novo Testamento indica que cada cidade possuía uma pluralidade de presbíteros (Atos 14:23). No entanto, as igrejas menores, como as que se reuniam em casas, poderiam ter apenas um ou mais líderes conforme as necessidades locais (1 Timóteo 3:1-7).

Deveres dos presbíteros

Os presbíteros possuem diversas responsabilidades, incluindo:

 Supervisionar a igreja e guiar espiritualmente o rebanho (1 Timóteo 3:1).

Presidir com zelo, liderando com sabedoria e cuidado (1 Timóteo 5:17).

Defenda a sã doutrina e refute falsos ensinamentos (Tito 1:9).

Qualificações dos presbíteros

As Escrituras estabelecem qualificações rigorosas para os presbíteros, como irrepreensibilidade, atualização espiritual e habilidades para ensinar (1 Timóteo 3:1-6; Tito 1:7-9).

Ordenação

O reconhecimento formal de presbíteros ocorre por meio da ordenação, que envolve a oração e a imposição de mãos, conforme descrito em 1 Timóteo 4:14 e Tito 1:5.

F. Servos da Igreja: Os Diáconos

Significado do termo

O termo "diácono" vem do grego diakonos , que significa "servo". Eles são auxiliares fundamentais na vida prática da igreja.

Qualificações dos diáconos

Os diáconos devem ser pessoas de caráter persistente, tementes a Deus e exemplares em conduta (1 Timóteo 3:8-10, 12-13).

Deveres dos diáconos

Os diáconos auxiliam os presbíteros em tarefas práticas e administrativas, permitindo que os líderes se concentrem no ensino e na oração (Atos 6:1-6). Além disso, são reconhecidos como um grupo oficial na igreja, conforme observado em Filipenses 1:1.

G. A Existência de Diaconisas

O Novo Testamento sugere a presença de mulheres ocasionais na igreja. Algumas passagens justificam a existência de diaconisas:

Romanos 16:1: Refere-se a Febe como "serva" ou "diaconisa" da igreja em Cencreia.

1 Timóteo 3:11: Menciona mulheres com qualificações semelhantes aos diáconos, ou que algumas interpretam como uma referência a diaconisas.

Embora existam debates teológicos sobre o alcance do ofício, essas mulheres desempenham claramente papéis importantes na assistência e no cuidado dentro da igreja local.

2. Igreja Local: Suas Ordenanças

As ordenanças são práticas simbólicas e fundamentais determinantes por Jesus Cristo para serem observadas por Sua Igreja. Elas servem como testemunha visível da graça de Deus, unindo os crentes na fé comum e fortalecendo seu compromisso com o Senhor. As Escrituras descrevem duas ordenanças principais: a Ceia do Senhor e o Batismo.

1. Definição de Ordenanças

Ordenanças são ritos externos que Cristo instituiu para a edificação da Igreja. Embora sejam frequentemente chamadas de “sacramentos” em algumas tradições, o termo sacramento implica uma comunicação direta de graça ao participante, uma noção que varia de acordo com as interpretações teológicas.

2. A Ceia do Senhor

a. A Ordem da Ceia

Jesus Cristo tentou a celebração da Ceia do Senhor na última refeição com Seus discípulos. Este evento foi detalhado por Paulo em 1 Coríntios 11:23-26, onde o apóstolo reafirma a prática como memorial da morte de Cristo até Sua volta.

b. Significado da Ceia

A Ceia do Senhor tem sido interpretada de diferentes maneiras ao longo da história do cristianismo:

Memorial: Representa a recordação do sacrifício de Cristo na cruz, enfatizando que os elementos são símbolos.

Consubstanciação (perspectiva luterana): Os elementos do pão e do vinho coexistem com o corpo e o sangue de Cristo de forma misteriosa.

Transubstanciação (perspectiva católica romana): O pão e o vinho transformam-se literalmente no corpo e no sangue de Cristo.

Presença espiritual (perspectiva calvinista): Cristo está presente espiritualmente na Ceia, sendo os elementos pão e vinho símbolos que apontam para essa presença.

c. Frequência da Celebração

A frase "todas as vezes que o fazerem" (1 Coríntios 11:26) indica uma prática repetida. Na Igreja primitiva, a Ceia parece ter sido celebrada semanalmente, como sugere Atos 20:7. Porém, a periodicidade varia entre as compras modernas, sem prescrições nas Escrituras.

3. O Batismo

a. O Significado do Batismo

O batismo simboliza a identificação do crente com Cristo e com a comunidade da fé. Ele representa uma associação pública com a mensagem do Evangelho e a submissão ao senhorio de Cristo.

b. Formas de Batismo e Argumentos contra a Imersão

Embora a interpretação seja a prática mais comum e consistente com o significado do termo grego baptizo ("mergulhar" ou "submergir"), algumas tradições adotam a aspersão ou derramamento. Os argumentos apresentados por essas tradições incluem:

Sentido secundário de batismo: O termo pode ser usado para significar "colocar sob a influência de", justificando práticas como aspersão ou derramamento.

Símbolo da vinda do Espírito Santo: A aspersão é vista por alguns como uma representação mais adequada do Espírito Santo descendo sobre o crente, como em Atos 2.

Contexto prático: Situações como o batismo de 3.000 pessoas em Atos 2:41 ou de indivíduos em locais isolados (Atos 8:38) podem ser vistas como mais viáveis ​​por aspersão do que por imersão.

As ordenanças da Ceia do Senhor e do Batismo são marcas inconfundíveis da Igreja local. Eles não apenas apontam para a obra redentora de Cristo, mas também fortalecem a identidade comunitária e espiritual dos crentes. Compreender o significado e as diferentes interpretações dessas práticas nos ajuda a respeitar a rica diversidade de tradições cristãs, mantendo o foco no essencial: a glorificação de Cristo e a edificação de Seu corpo, a Igreja.

Conclusão

O estudo da eclesiologia nos proporciona uma compreensão mais profunda do propósito, da natureza e da organização da Igreja. Como Corpo e Noiva de Cristo, a Igreja desempenha um papel singular na realização do plano redentor de Deus na história. Seja por meio da liderança fiel dos presbíteros e diáconos, ou pela prática das ordenanças que celebram nossa união com Cristo, a Igreja reflete a glória de Deus e proclama o Evangelho ao mundo. 

Com uma estrutura cuidadosamente delineada nas Escrituras, a Igreja local destaca-se como um meio ordenado por Deus para a adoração, discipulado e missão. Assim, ao reconhecermos a centralidade da Igreja no plano divino, somos desafiados a viver como testemunhas fiéis e ativos participantes desta comunidade que pertence ao Senhor Jesus. 

Que esta reflexão nos inspire a valorizar e investir em nossas igrejas locais, contribuindo para que continuem sendo faróis da graça divina e instrumentos do Reino de Deus na Terra. 

 

Igreja Adventista do Sétimo Dia


Introdução

 A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação cristã protestante, restauracionista e sabatista, reconhecida por sua ênfase na iminente segunda vinda de Jesus Cristo e pela observância do sábado como dia sagrado.

Fundação

A igreja surgiu após o Grande Desapontamento de 22 de outubro de 1844, evento decorrente do Movimento Millerita nos Estados Unidos, durante a primeira metade do século XIX. Foi formalmente estabelecido em 21 de maio de 1863. Entre seus pioneiros destacam-se Ellen White, Joseph Bates, John Andrews, Tiago White e Urias Smith. Wikipédia

Pontos Doutrinários

As reflexões fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia estão organizadas em seis categorias principais:

  1. Deus: Crença na Trindade — Pai, Filho e Espírito Santo — como um único Deus.
  2. O Ser Humano: A humanidade foi criada à imagem de Deus, mas caiu em pecado, necessitando de redenção.
  3. Salvação: A salvação é oferecida por meio da graça de Jesus Cristo, acessível pela fé.
  4. A Igreja: A comunidade dos crentes que aceitam Jesus como Senhor e Salvador, unida para adorar, proclamar o evangelho e servir à humanidade.
  5. Vida Cristã: Um chamado à vida de integridade, compaixão e serviço, seguindo os ensinamentos bíblicos.
  6. Eventos Finais: Expectativa da segunda vinda de Cristo, que culminará na restauração de todas as coisas. Igreja Adventista

Números Atuais

Em 2022, a Igreja Adventista do Sétimo Dia relatou aproximadamente 22.234.406 membros e 97.811 congregações em todo o mundo, operando em 235 dos 237 países reconhecidos pela ONU. Wikipédia

Liturgia

A liturgia adventista é caracterizada por:

  • Observância do Sábado: O sábado, do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de sábado, é dedicado ao descanso e à inspiração.
  • Cultos: Inclui pregação, cânticos, orações e estudo da Bíblia.
  • Ceia do Senhor: Praticada trimestralmente, precedida pela cerimônia do lava-pés, simbolizando humildade e serviço.

Questão de Gênero

A ordenação de mulheres ao ministério pastoral é um tema debatido na igreja. Embora algumas regiões tenham permitido a ordenação feminina, a Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em assembleia realizada em 2015, votou contra a autorização universal para a ordenação de mulheres, mantendo uma prática predominantemente masculina. Portadores da Luz

Política

A Igreja Adventista do Sétimo Dia adota uma postura de separação entre igreja e Estado, incentivando seus membros a serem cidadãos responsáveis, mas evitando o envolvimento direto em atividades políticas partidárias. A igreja promove a liberdade religiosa e defende a consciência individual em questões políticas, sem endossar candidatos ou partidos específicos.

Em resumo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação cristã global com uma estrutura organizacional bem definida, pensando doutrinárias específicas e práticas litúrgicas que refletem seu compromisso com os ensinamentos bíblicos e a expectativa da segunda vinda de Cristo.

Congregação Cristã no Brasil


Introdução

A Congregação Cristã no Brasil (CCB) é uma das denominações evangélicas mais significativas do país, reconhecida por suas práticas de adoração e doutrinas específicas. A seguir, exploraremos sua fundação, pontos doutrinários, número de membros e congregações.

Fundação

·         Ano de Fundação: A Congregação Cristã no Brasil foi fundada em 1910.

·         Fundador: O fundador da CCB foi o missionário italiano Luigi Francescon, que chegou ao Brasil em 1908 e começou a realizar cultos em São Paulo.

·         Contexto: A fundação da CCB ocorreu em um período de crescente imigração italiana e de busca por novas expressões de fé entre os imigrantes.

Pontos Doutrinários

A CCB possui uma série de crenças e práticas que a distinguem de outras denominações cristãs:

  1. Bíblia: A CCB considera a Bíblia como a única regra de fé e prática. crê na Trindade, ou seja, no Pai, Filho e Espírito Santo¹.

1.   Batismo: O batismo é realizado por imersão e é visto como um ato de obediência a Cristo. Congregação Cristã no Brasil, a evidência do batismo com o Espírito Santo é considerada como o dom de falar em línguas desconhecidas (glossolalia). Essa crença baseia-se em:

Passagens bíblicas:

1. Atos 2:4-11 (Pentecostes)

2. Atos 10:44-46 (Casas de Cornélio)

3. Atos 19:1-6 (Discípulos de Efeso)

4. 1 Coríntios 12:10 (dom de línguas)

 Doutrina da Congregação:

1. O batismo com o Espírito Santo é um evento distinto da salvação.

2. Falar em línguas é a evidência inicial do batismo com o Espírito Santo.

3. O dom de línguas é um sinal da presença e do poder do Espírito Santo.

Outras denominações:

Embora outras denominações cristãs também creiam no batismo com o Espírito Santo, nem todas consideram falar em línguas como evidência necessária:

1. Assembleias de Deus

2. Igreja Universal do Reino de Deus

3. Igreja do Evangelho Quadrangular

2.  Culto: Os cultos são caracterizados por um formato simples, sem a participação de instrumentos musicais, enfatizando a congregação e a oração.

3.  Crença na Trindade: A CCB acredita na Trindade, ou seja, no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

4.  Relação com o Espírito Santo: A denominação enfatiza a experiência pessoal com o Espírito Santo e a importância dos dons espirituais.

  1. A Santa Ceia: A Congregação crê na Santa Ceia como um ato de adoração e lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
  2. A Ressurreição: A Congregação crê na ressurreição dos mortos, tanto dos justos quanto dos injustos.
  3. O Juízo Final: A Congregação crê no juízo final, onde todos serão julgados de acordo com suas obras.

Número de Membros

·         Estimativa de Membros: Atualmente, a Congregação Cristã no Brasil conta com aproximadamente 1,5 milhão de membros. Este número pode variar, mas a CCB é considerada uma das maiores denominações evangélicas do país.

Congregações

·         Número de Congregações: A CCB possui mais de 7.000 congregações espalhadas por todo o Brasil, com uma presença significativa em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

·         Organização: As congregações são organizadas em regiões e são autônomas, mas seguem a mesma doutrina e práticas estabelecidas pela liderança da CCB.

Usos e costumes

Possuem vários usos e costumes, baseados em suas crenças e doutrinas. Aqui estão alguns:

Culto e Adoração

1. Reuniões dominicais: cultos de adoração e pregação.

2. Oração e louvor.

3. Celebração da Santa Ceia.

4. Batismo em água e Espírito Santo.

5. Ministério de cura e libertação.

Práticas Religiosas

1. Jejum e oração.

2. Estudo bíblico em grupos.

3. Evangelismo e missões.

4. Ministério de ajuda social.

5. Celebração de casamentos e batismos.

Ritos e Cerimônias

1. Batismo em água (imersão).

2. Crisma (ungição com óleo).

3. Consagração de crianças.

4. Celebração do Dia de Pentecostes.

5. Comemoração da Páscoa.

Normas de Conduta

1. Vestimenta modesta.

2. Abstinência de álcool e tabaco.

3. Respeito à autoridade eclesiástica.

4. Participação ativa nos cultos.

5. Evangelismo pessoal.

Organização

1. Pastores e líderes locais.

2. Conselho de Presbíteros.

3. Convenções regionais e nacionais.

4. Departamentos de missões e evangelismo.

5. Ministérios de música e arte.

Outros Costumes

1. Saudação fraternal (abraço ou aperto de mão).

2. Uso de símbolos cristãos (cruzes, ícones).

3. Celebração de aniversários de salvação.

4. Reuniões de oração em casas.

5. Participação em eventos ecumênicos.[i]

Liturgia

A liturgia da CCB é caracterizada por:

·         Simplicidade: Cultos simples, sem ritualismos elaborados.

·         Cantos: Uso de hinos e cânticos congregacionais, muitas vezes acompanhados por instrumentos de corda.

·         Pregação: A pregação é central nos cultos, com ênfase na exposição bíblica.

·         Reuniões: Realização de reuniões de oração e estudos bíblicos durante a semana.

Questão de Gênero

A CCB é tradicionalmente conservadora em relação a questões de gênero:

·         Papel da Mulher: As mulheres têm participação ativa nas congregações, mas geralmente não ocupam cargos de liderança pastoral.

·         Cultura: A denominação reflete uma cultura patriarcal, onde os homens são vistos como líderes espirituais da família e da igreja.

Política

A CCB mantém uma postura neutra em relação à política:

·         Neutralidade: A denominação não se envolve oficialmente em questões políticas ou partidárias.

·         Princípios: Os membros são incentivados a viver de acordo com princípios cristãos, mas a CCB não endossa candidatos ou partidos.

Conclusão

A Congregação Cristã no Brasil é uma denominação que, desde sua fundação em 1910, tem crescido e se consolidado como uma das principais expressões do cristianismo evangélico no país. Com uma forte ênfase na Bíblia, na oração e na experiência espiritual, a CCB continua a atrair novos membros e a expandir suas congregações.

 



Fontes

 

[i]1. Site oficial da Congregação Cristã no Brasil. 2. Doutrina da Congregação Cristã. 3. "História da Congregação Cristã no Brasil" (livro). 4. Entrevistas com líderes e membros. 5. Observação participante.

História da Assembleia de Deus A CGADB

 

Introdução

A Assembleia de Deus é uma das maiores e mais influentes denominações evangélicas no Brasil. Com uma forte presença em todo o país, a igreja é conhecida por sua ênfase no batismo no Espírito Santo, evangelismo e práticas carismáticas.

Fundação

·         Ano de Fundação: A Assembleia de Deus foi fundada em 19 de junho de 1911.

·         Fundadores: O movimento teve origem com os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que chegaram ao Brasil e iniciaram a evangelização em Belém do Pará.

Pontos Doutrinários

A Assembleia de Deus possui uma doutrina que se baseia nos princípios do cristianismo evangélico, com ênfase em:

1.    Batismo no Espírito Santo: A experiência do batismo no Espírito Santo é central, frequentemente acompanhada pela manifestação dos dons espirituais, como a glossolalia (falar em línguas).

2.    Trindade: Crença em um Deus triuno: Pai, Filho e Espírito Santo.

3.    Salvação: A salvação é pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo.

4.    Restauração: A ênfase na restauração da igreja primitiva e na prática dos dons espirituais.

Números de Membros e Congregações

·         Membros: A Assembleia de Deus conta com aproximadamente 10 milhões de membros no Brasil, tornando-se uma das maiores denominações evangélicas do país.

·         Congregações: Existem mais de 20 mil congregações espalhadas em todo o território nacional, com uma presença significativa em diversas regiões.

Usos e costumes

·         1. Vestimenta

·         Modéstia: Os membros são orientados a se vestir de maneira modesta, evitando roupas que possam ser consideradas provocativas ou inadequadas para o ambiente da igreja.

·         Trajes Especiais: Durante cultos e eventos especiais, há recomendações sobre trajes, especialmente para líderes e obreiros.

·         2. Cultos e Reuniões

·         Cultos Regulares: Realização de cultos aos domingos e em dias da semana, com ênfase em adoração, pregação e oração.

·         Reuniões de Oração: Cultos de oração são comuns, onde a intercessão e a busca pela presença de Deus são priorizadas.

·         3. Celebrações e Festividades

·         Ceia do Senhor: A Ceia do Senhor é celebrada regularmente, geralmente uma vez por mês, sendo considerada um momento sagrado e de comunhão.

·         Batismos: Batismos em águas são realizados de forma pública, geralmente após um período de preparação e ensino.

·         4. Dons Espirituais

·         Manifestação dos Dons: A prática e manifestação dos dons do Espírito Santo, como o falar em línguas, profecia e cura, são encorajadas durante os cultos.

·         Culto de Louvor: Os cultos são caracterizados por momentos de louvor intenso, com a participação ativa da congregação.

·         5. Atividades Comunitárias

·         Ministérios: Existem ministérios voltados para diferentes faixas etárias (crianças, jovens, adultos e idosos), promovendo atividades específicas para cada grupo.

·         Apoio Social: Muitas congregações desenvolvem projetos sociais, como distribuição de alimentos e assistência a famílias carentes.

·         6. Educação Cristã

·         Escola Bíblica Dominical (EBD): A EBD é um componente essencial, onde os membros são ensinados sobre a Bíblia e a doutrina cristã.

·         Treinamento de Líderes: Há um foco em preparar líderes e obreiros através de cursos e treinamentos bíblicos.

·         7. Postura Moral e Ética

·         Conduta Cristã: Os membros são incentivados a manter uma conduta moral e ética que reflita os ensinamentos bíblicos.

·         Evitar Práticas Mundanas: Há uma orientação para evitar práticas consideradas mundanas ou contrárias aos princípios cristãos, como festas com bebidas alcoólicas e comportamentos imorais.

·         8. Relação com a Sociedade

·         Engajamento Social: A CGADB incentiva o envolvimento em questões sociais e políticas, defendendo valores cristãos na sociedade.

·         Testemunho Público: Os membros são encorajados a viver sua fé de maneira visível, sendo testemunhas do evangelho em suas comunidades.

Liturgia

A liturgia da Assembleia de Deus é caracterizada por:

·         Cultos Dinâmicos: Os cultos são vibrantes e envolventes, com a participação ativa dos membros.

·         Música: Uso de hinos e música contemporânea, muitas vezes com instrumentos variados, promovendo um ambiente de adoração.

·         Pregação: A pregação é um elemento central, com foco na Bíblia e na aplicação prática da Palavra de Deus.

·         Oração: A oração é um componente fundamental, com momentos de intercessão e busca pela presença de Deus.

Questão de Gênero

A Assembleia de Deus possui uma abordagem tradicional em relação à questão de gênero:

·         Papel da Mulher: As mulheres desempenham papéis significativos nas congregações, incluindo liderança em ministérios, mas a liderança pastoral é predominantemente masculina.

·         Ministérios Femininos: Existem ministérios específicos para mulheres, que promovem atividades e eventos voltados para o público feminino.

Política

A Assembleia de Deus adota uma postura ativa em questões políticas:

·         Envolvimento Político: Muitos líderes e membros da Assembleia de Deus se envolvem ativamente na política, defendendo valores cristãos.

·         Representação: A denominação tem representantes em diversas esferas políticas, e muitos pastores se tornam figuras públicas e influentes.

Conclusão

A Assembleia de Deus é uma força significativa no cenário religioso brasileiro, com uma rica história, uma doutrina vibrante e uma presença ativa na sociedade. Com sua ênfase no batismo no Espírito Santo e na evangelização, a denominação continua a crescer e a impactar a vida de milhões de brasileiros.